Iberanime OPO 2019 – Reportagem

por Xpop

Com a chegada de outubro muita gente associa logo ao Halloween e a todo o clima de terror, mas para muitos outros, significa a chegada do Iberanime ao Porto! E como este ano não podia ser diferente, o maior evento de anime, manga e cultura japonesa regressou, pelo segundo ano consecutivo, na Exponor em Matosinhos, no fim de semana de 12 e 13 de outubro.

Repleto de gente, animação foi o que não faltou no Iberanime OPO 2019, com uma lista bem recheada de atividades aliciantes e convidados de topo vindos de diversos cantos do mundo, o sucesso do evento estava garantido!

 

Iberanime OPO 2019 – Reportagem

 

Espaço

O espaço deste ano foi igual em termos de área, mas comparando com o ano anterior foi mais bem aproveitado apesar de algumas falhas em termos de colocação de certos stands.

O Artist Alley teve um maior destaque este ano a nível visual sendo que os artistas estavam espalhados em vários grupos com uma espécie de outdoor por detrás dos artistas o que levou a que essas estivem cheias inúmeras vezes.

 

Iberanime OPO 2019 - Reportagem

 

A Zona Gaming pareceu bastante reduzida este ano o que foi positivo porque cada entidade teve direito ao mesmo espaço e acabou por usufruir bem do que lhe foi dado, mas ao mesmo tempo levou a que algumas atrações estivessem escondidas para os visitantes.

Com a presença de grandes marcas como a Nintendo e a Playstation, o certame foi recheado de consolas e pequenos espaços de interactividade. Separada em duas alas principais, a Zona Gaming representada por estas marcas permitia ao público, de forma gratuita, ter acesso a alguns dos melhores jogos lançados pelas respetivas companhias.

 

Iberanime OPO 2019 - Reportagem espaço Nintendo

 

O Esports também fez parte do Iberanime este ano sob a forma das finais da Liga Portuguesa de League of Legends e CS:GO a decorrer durante o sábado e domingo respetivamente.

 

Iberanime OPO 2019 - LOL

 

Um dos problemas que este evento teve foi a colocação do palco Maggi no mesmo pavilhão em que ocorriam os torneios de CS:GO e League of Legends o que causavam um problema de som para aqueles que estavam a tentar assistir aos torneios.

Outro problema também foi a insensibilidade e arrogância por parte da segurança salientando, em especial, o segundo dia do evento em que começaram a expulsar os visitantes do evento 1 hora antes do fecho. Tal levou a que muitos visitantes que estavam a assistir aos torneios e a fazer as suas compras fossem removidos sem qualquer tipo de explicação.

Como é normal existem sempre falhas em eventos, mas se compararmos com o ano passado conseguimos ver que houve uma melhoria no espaço utilizado.

 

Iberanime OPO 2019 - Reportagem Experiencia VR

 

Iberanime OPO 2019 – Reportagem | Cosplay

Como sempre, também o cosplay não poderia estar de fora! Para qualquer sítio que se olhasse era impossível não haver algum cosplayer e é de louvar ver isso, já que a cada ano parece que o número de gente a participar nesta arte só tem vindo a aumentar! E não só em quantidade de praticantes, mas também na qualidade de cada fato. Era notável o trabalho dedicado nos vários cosplays, desde os detalhes mais minuciosos nas roupas, props e maquilhagem até às próprias poses e representação dos comportamentos das personagens. Realmente é fantástico ver o amor na representação a este universo da cultura pop em cada vez mais quantidade e com cada vez mais presença no evento.

Infelizmente, mesmo que fosse possível ver muita gente em cosplay não houve muita gente a participar nos concursos. Ainda assim, os que participaram não deixaram de arrasar, com os seus skits elaborados e cosplays bem trabalhados.

 

Iberanime OPO 2019 - Reportagem Cosplay

 

Gaming

O gaming tornou-se uma parte fundamental da cultura pop japonesa e muitas das entidades presentes trouxeram alguns dos seus melhores jogos para mostrar a todos os visitantes.

No espaço Exogaming tivemos a oportunidade de experimentar alguns dos melhores jogos retro numa autêntica máquina de arcade e uma experiência VR com o jogo Beat Saber. Todavia, fez saber a pouco por só haverem máquinas de arcade e não um espaço dedicado às várias consolas que foram criadas ao longo dos anos na indústria dos videojogos

 

 

A Nintendo colocou ao dispor do público alguns dos seus melhores jogos que foram lançados pela companhia para a Nintendo Switch como Super Smash Bros. Ultimate, Mario Kart 8 e Mario Aces enquanto que a PlayStation não só permitiu aos visitantes experimentar dois dos candidatos a Jogo do Ano em 2018, em God of War e Spider-Man, mas também os novos lançamentos para a PlayStation 4 como Concrete Genie e MediEvil.

Infelizmente muitos dos jogos mostrados ao público foram jogos já lançados para as consolas e não haviam muitas novidades para experimentar especialmente da parte da Nintendo que vai ter bastantes lançamentos guardados para o final deste ano.

 

 

 

Atividades e Workshops

E como habitual, Iber não poderia ser Iber sem as clássicas atividades de Origami, Artes Marciais, Karaoke, Concursos de Noodles, Para Para Dance e muito mais! Mas mesmo tendo esses clássicos, que até hoje continuam a ter sucesso, os convidados continuam sempre o verdadeiro destaque e a cada ano surpreendem cada vez mais tornando o Iberanime um evento sempre memorável.

Este ano não foi diferente, com a presença de nomes grandes como Captain Ghostly e a dupla Narga e Aoki, que para além de serem júris dos concursos de cosplay tiveram os seus próprios painéis para partilhar o seu conhecimento nesta arte.

 

 

Não ficamos só por aqui, tivemos ainda a presença de Robert Regonati e a especialista em cultura Otaku, Kyoko Kato, na apresentação de dois painéis, um a falar sobre a indústria da música no Japão, tanto na produção musical como no marketing, e outro sobre as principais tendências da cultura pop japonesa dentro e fora do Japão.

Mas a cereja no topo do bolo vai, definitivamente, para os concertos! Normalmente este costuma ser um dos melhores momentos do Iberanime, mas acho que ninguém nos preparou para o que seria o concerto arrasador de Joe Inoue. Não só as músicas tocadas, que aquecem o coração de qualquer amante de anime, fizeram o pavilhão inteiro vibrar, mas, sem qualquer sombra de dúvida, a sua interação com o público foi o auge do concerto, um verdadeiro show de gargalhadas que marcou esta edição como uma das mais memoráveis!

Para quem quer ter uma pequena amostra do que aconteceu, o próprio artista gravou partes do concerto e publicou no seu canal do YouTube!

 

Iberanime OPO 2019 - Reportagem concerto Joe

 

Veredito Final

Assim foi mais uma edição do Iberanime OPO! Infelizmente, com uma enorme carga de água na hora de sair, mas não havia nada que se pudesse ter feito. Como dito no início, foi o segundo ano consecutivo na Exponor e já tivemos bastantes melhorias em relação ao ano anterior, contudo, ainda há outros aspetos a tratar, especialmente na organização. Mesmo assim, no geral, podemos assumir que o evento foi um sucesso e continuou a ser esta grande festa para celebrar a cultura pop japonesa e um ótimo fim de semana para passar com os amigos!

E agora, só nos adianta esperar do que o futuro do evento nos irá trazer e assim sendo, até para o ano Iberanime OPO!

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.