Esta quinta-feira (18 de julho 2019), a NHK reportou que irrompeu um incêndio no 1º edifício do estúdio anime Kyoto Animation, devido a fogo posto, pouco depois das 10h00 JST.
A Kyoto Prefectural Police apreendeu o suspeito que supostamente usou “um líquido tipo-gasolina”, o qual entretanto já confessou ter iniciado o fogo.
A NHK afirmou que 30 carros dos bombeiros responderam ao fogo e foram capazes de extinguir completamente as chamas por volta as 15h19 JST, cerca de cinco horas após o início do incêndio.
Incêndio na Kyoto Animation!
De acordo com um relatório pelo jornal The Kyoto Shimbun, residentes da zona ouviram uma explosão no primeiro andar do edifício. A NHK tem também a citação de um homem que supostamente ouviu uma explosão no edifício por volta das 10h30 JST, após a qual um fogo irrompeu no segundo e terceiro andar do edifício.
A NHK afirmou que, de acordo com a polícia, cerca de 70 empregados estariam no edifício quando o incêndio começou.
ATUALIZAÇÃO!
- Às 21h21 JST, a NHK reportou que, de acordo com o Departamento de Bombeiros de Kyoto, confirmou-se a morte de 33 pessoas no incêndio.
Dessas 33 pessoas, a NHK reporta que 12 eram homens, 20 mulheres e um cujo género é ainda desconhecido. A NHK ainda reporta que 36 pessoas ficaram feridas. O Departamento de Bombeiros de Kyoto terminou os seus esforços de resgate de dentro do edifício e pode confirmar que não há mais ninguém lá dentro.
- A 19 de julho, sexta-feira, foi confirmada a morte de mais uma pessoa, elevando a contagem para 34 vítimas mortais. A vítima, um homem, estava a ser tratado no hospital devido a ferimentos sofridos no incêndio de quinta feira.
- Este sábado, 27 de julho 2019, a Kyoto Prefectural Police anunciou que mais um vítima masculina do incêndio, faleceu esta tarde. O funcionário do estúdio, nos seus vintes, havia conseguido evacuar sozinho o primeiro andar do edifício, mas recebeu queimaduras por todo o seu corpo. Ele foi então transportado para um hospital onde estava a ser tratado pelos seus ferimentos, até que faleceu às 18h00 deste sábado.
O número de vítimas mortais passa então para 35 pessoas. Outras 33 pessoas ficaram seriamente feridas, das quais 10 estão ainda hospitalizadas, à data deste sábado.
O presidente da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, afirmou, esta quinta-feira, que a empresa havia “frequentemente recebido avisos tais como ameaças de morte, desde há uns anos atrás”. A NHK reportou que a polícia está a investigar um incidente no qual um homem comprou 40 litros de gasolina, perto do edifício, por volta das 10h00 JST, 30 minutos antes do fogo começar.
Shinzou Abe, o Primeiro Ministro do Japão, postou no Twitter uma declaração, rezando por aqueles que faleceram e pela rápida recuperação daqueles que ficaram feridos.
Fãs por todo o mundo têm tweetado apoio para o estúdio usando as hashtags #PrayForKyoAni e #PrayForKyotoAnimation.
No Japão, a polícia não confirma uma morte em cena; em vez disso, a vítima tem que ser transportada para um hospital e um médico qualificado tem que confirmar a morte antes da polícia o poder fazer oficialmente.
O 1ª edifício de Estúdio da Kyoto Animation localiza-se perto da Rokujizō Station, em Uji City (Kyoto). A maioria da produção principal do estúdio acontece dentro deste edifício. A empresa tem ainda um edifício principal, um 2º edifício de estúdio, um escritório em Tokyo e o edifício Animation DO, em outros locais.
Yoko Hatta fundou a empresa enquanto Kyoto Anime Studio em 1981, com o seu marido Hideaki Hatta como presidente. Desde então, a empresa trabalhou em numerosos notáveis anime, entre os quais se incluem:
- The Melancholy of Haruhi Suzumiya
- K-ON!
- Lucky Star
- Clannad
- Free!
- Hibike! Euphonium
- Koe no Katachi
- Violet Evergarden
- Liz to Aoi Tori
Trata-se sem dúvida de uma tragédia de enormes proporções e um duro golpe para a indústria e para a comunidade anime. A KyoAni é uma luz única que ilumina o mundo anime e que enche o mundo em geral de magia. Se de alguma forma pudermos ajudar a Kyoto Animation, acho que devemos fazê-lo e a Sentai Filmworks já concebeu uma campanha GoFundMe para esse efeito:
Help KyoAni Heal
Fontes: Anime News Network #1 / #2 / #3 / #4