A contínua (e infeliz) situação financeira da indústria anime, tem vindo a levantar certas questões relativamente a soluções para melhorar todo o panorama. Entre estas, uma das que mais se fala é a inteligência artificial, sendo que o objetivo é utilizá-la para que possam substituir os animadores in-between que recebem salários precários.
Yuichi Yagi encontra-se a desenvolver um programa que tem a capacidade de criar animação in-between com recurso à inteligência artificial. O programa utiliza a “deep learning neural network” da Dwango, para preencher os espaços entre cada keyframe do anime Idol Jihen (Idol Incidents) dos estúdios Mages. Este programa conseguiu quadruplicar o número de frames na animação que podem ver no vídeo abaixo. Do lado direito podem ver o resultado com recurso ao programa, e do lado esquerdo a animação sem a utilização deste novo software.
Inteligência Artificial – Programa cria Animação In-Between
Claramente ainda existem falhas no processo, mas o programa mostra um potencial imenso em optimizar o processo de animação.
A equipa de inteligência artificial da Dwango é a mesma equipa que há uns meses foi “insultada” por Hayao Miyazaki quando ele e Toshio Suzuki foram convidados a assistir a uma apresentação deste mesmo produto.
Também há uns meses, Keisuke Iwata, presidente da cadeia televisiva japonesa AT-X, comunicou sobre a possibilidade da transição para o uso de inteligência artificial.
É muito provável que muitos dos processos presentes na linha de produção de anime, venham a ser completamente substituídos pela inteligência artificial.
Conhece aqui estas duas histórias:
- Produção de Anime – Inteligência Artificial poderá Substituir Humanos?!
- Hayao Miyazaki afirma que Animação CGI AI é ‘Insulto à Vida’
Fonte: Anime News Network