O realizador de anime, nomeado para os Oscars e co-fundador do lendário Studio Ghibli, Isao Takahata vai receber Prémio Ihatov, presenteado pela Associação Miyazawa Kenji. O Prémio Ihatov reconhece pessoas cujas ações incorporam o espírito do falecido poeta e autor, Miyazawa Kenji.
Takahata-sensei irá receber o 25º Prémio Ihatov na Nahan Plaza, em Hanamaki, a 22 de setembro. O primeiro Prémio Ihatov anual, celebrou o finalização do Centro Ihatov da Associação Miyazawa Kenji, em 1990.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas convidou Takahata-sensei para as suas “fileiras” em junho. O animador recebeu a decoração de Oficial na Ordre des Arts et des Lettres (Ordem das Artes e Letras) em abril.
Takahata-sensei recebeu uma nomeação para Oscar pelo seu mais recente trabalho, The Tale of the Princess Kaguya (Kaguya-hime no Monogatari), do qual a imagem acima foi retirada. Ele apresentou o filme no Festival Internacional de Filme de Animação Annecy, em França, e lá recebeu um Prémio Honorário.
Fonte: Anime News Network