Itaewon Class já acabou há algumas semanas e só agora estou a escrever este artigo. Normalmente tento trazer-vos estas reviews no auge do sucesso do K-drama, mas tendo em conta que este ainda está em primeiro lugar nas trends do MyDramaList, talvez não esteja muito atrasada.
Não tenho por hábito acompanhar séries semanalmente, uma vez que gosto de ver tudo de seguida. No entanto, li tantas coisas incríveis sobre esta série coreana que acabei por vê-la quando ainda não tinham saído todos os episódios – e sofri imenso por causa desta decisão.
Vou então explicar-vos o porquê, na minha perspetiva, deste dorama ter alcançado tanto sucesso e uma imensa repercussão na Internet.
Itaewon Class – Porque é que a série se tornou um sucesso?
1. Personagens diferentes e únicos
Em Itaewon Class temos Park Seo Joon na pele de Park Sae Ro Yi. Na série, Sae Ro Yi perdeu o pai e pouco tempo depois foi preso. Depois de três anos a planear a sua vingança na prisão, ele volta com objetivos muito bem delineados.
Um dos pontos mais amplamente elogiados no K-drama foi sem dúvida o tipo de personagens que dão vida à trama. Temos um ex-presidiário a querer tornar-se um empresário, uma transexual, um negro coreano e ainda uma personagem sociopata.
A diversidade nos personagens enriquece muito a narrativa, uma vez que todos têm de enfrentar preconceitos. Sabemos que a sociedade coreana é muito conservadora e que trazer assuntos como a transexualidade para o pequeno ecrã pode revelar-se um desafio.
2. Uma jornada de esperança e de segundas oportunidades
A série relembra-nos, vezes sem conta, que é possível recomeçar – mesmo do zero e cercados de pessoas que nos querem ver falhar. Cada pessoa tem motivos diferentes para ir atrás dos seus objetivos e perseverança é a palavra-chave. Não me vou alongar muito neste ponto para não estragar a experiência de quem ainda não assistiu.
3. O dorama é uma reflexão sobre vingança e o preço a pagar por ela
Park Sae Ro Yi tem um plano e sabe exatamente de quem se quer vingar. O mesmo acontece com Yi Seo, que ao estar apaixonada pelo protagonista incorpora as suas dores e escolhe quem são os seus inimigos. Mas vale a pena esta busca desenfreada pela vingança? Terão de ver Itaewon Class para descobrirem a resposta. Mas posso contar-vos que a conclusão não é tão fechada assim.
4. A complexidade do triângulo amoroso
Eu sei que grande parte das pessoas não tem paciência para triângulos amorosos. No geral, eu também não me sinto muito atraída por séries que tenham tal como foco. Porém em Itaewon Class é impossível prever o desfecho deste triângulo. As duas protagonistas são completamente diferentes e os seus sentimentos por Park Sae Ro Yi têm origens apostas.
As relações são construídas, mas também podem ser destruídas muito facilmente. Nada em neste dorama é linear e isso é incrível.
5. A luta entre um “underdog” e um homem poderoso
A jornada de Park Sae Ro Yi conseguiu uma audiência incrível na Coreia do Sul. Por se tratar de uma série onde as personagens principais são jovens é fácil perceber que o público mais novo tenha interesse na história.
Contudo, o antagonista Jang Dae Hee é um senhor mais velho, com motivações e um background diferente do protagonista. É interessante ver o embate de duas pessoas com histórias opostas que se cruzaram num determinado ponto.
Provavelmente existem muitas mais razões para adorar está série! Apesar da minha lista de doramas não ser tão extensa, este tornou-se sem dúvida o meu favorito e tenho a certeza que o vou rever eventualmente.
Aproveitem este período de quarentena para assistirem. Itaewon Class está disponível na Netflix!
Lê mais artigos sobre K-dramas disponíveis na Netflix:
- My Country: The New Age – Assisti o meu primeiro K-drama
- Romance is a Bonus Book – 5 motivos para assistires este K-drama
- My Holo Love – Uma Inteligência Artificial pode apaixonar-se?
- Crash Landing on You – 5 motivos para assistires este K-drama