Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls – Primeiras Impressões

por Raquel Cupertino
Iwa-Kakeru! Climbing Girls - Anime recebe Vídeo Teaser

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls é um daqueles títulos que facilmente passa ao lado numa temporada recheada de grandes franquias – sequelas e estreias. Mas não comigo! Tal como aconteceu com Tsurune, também Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls/Hang On! Climbing Girls cativou-me pela ligação pessoal que tenho com os temas tratados.

 

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls – Primeiras Impressões

Iwa-Kakeru! Climbing Girls - Anime revela Estreia

Iwa-Kakeru! Climbing Girls – Anime Poster

 

A par do tiro ao alvo com arco recurvo, praticava mais dois desportos durante a minha adolescência: Futsal e… escalada! Tive o previlégio de ter um professor ex-paraquedista que conseguiu convencer a direção escolar a instalar uma parede de escalada no novo pavilhão desportivo e…  criar um clube de multi-atividades radicais onde pude praticar escalada. Infelizmente, por problemas de saúde relacionados exatamente com a atividade, fui proibida de a praticar anos mais tarde.

E vejo-me agora perante um anime que aborda exatamente este desporto por mim tão querido e do qual guardo tão boas recordações. Mas sem mais demora, bora falar sobre as minhas primeiras impressões da série.

 

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls – Primeiras Impressões

Sinopse

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls gira em torno de raparigas que competem em escalada desportiva, particularmente escalada em paredes artificialmente construídas, enquanto fazem uso total do seu corpo e mente. A estudante do primeiro ano do secundário Konomi Kasahara descobriu este desporto no Liceu Hanamiya para raparigas. Após treinar a sua mente com jogos de puzzle durante o seu tempo livre no ensino básico, Konomi está decidida em enveredar por um outro desporto no secundário. A sua vida mudou no momento em que ela “tropeçou” na parede de escalada da sua nova escola, levando-a assim à equipa de escalada.

 

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls - Primeiras Impressões

 

Escalada é um desporto que envolve o escalar/trepar paredes artificiais (ou não) cujos “apoios” servem simultanemente de obstáculo e auxílio (dependendo da parede). As paredes são de várias formas e feitios e, sobretudo, com diferentes inclinações, dificuldades e finalidades consoante o tipo de escalada e nível de dificuldade dos atletas.

Nas paredes podemos encontrar “grampos” presos a cordas – usados para determinado tipo de escalada – onde o atleta prende o seu mosquetão nele, mosquetão esse preso no arnês, umas espécies de calções que seguram o atleta em caso de queda.
Pois é, tal como acontece no tiro com arco, também em escalada temos vários tipos de “escalada”. No anime descrevem as três principais escaladas de competição: bloudering (bloco), lead (dificuldade) e speed (velocidade).

 

Sport Climbing Girls - Tipos de escalada

 

Não tenho grande experiência em escalada de competição, só “competi” uma vez (num formato completamente amador), no tipo corrida, contudo, farei os possíveis para analisar esta série de um ponto de vista mais crítico.

 

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls – Um anime de desporto?

Esta foi a primeira questão com que me deparei. Não é a primeira vez que séries anime usam apenas o “nome” do desporto mas que de “desporto” o anime tem muito pouco. E esta obra não é que tenha começado da melhor forma…

Mal olhei para os posters promocionais e vi as protagonistas de cabelo solto dei um facepalm a mim mesma. Regra nº1 de escalada: prende SEMPRE o cabelo. Acreditem, não querem ter os vossos cabelos presos no mosquetão xD

 

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls - Opinião

 

Depois, durante a série um ou outro pormenor saltou-me à vista como o “à vontade” em cair de uma altura substâncial com o arnês – e não é por causa de vertigens. Regra nº2 de escalada: quando cais as primeiras vezes presa pelo arnês assusta um pouco o “ricochete” da queda.

Claro que justificaram muito bem toda a agilidade da protagonista: o facto de ter feito ballet é só perfeito para quem quer praticar escalada. É preciso muita agilidade, força de pernas e, neste caso, uma boa destreza nos dedos/extremidade do pé. Por outro lado, não explica a “força de braços” que ela precisa de ter para conseguir chegar àquele patamar. Regra nº3 de escalada: precisas de uma força de braços absurda!!! (trust me, eu não a tinha xD)

 

Hang on!: Sport Climbing Girls - anime de escalada desportiva

 

Um episódio que me surpreendeu pela… positiva!

Parece-vos muitas falhas? Não são! Estamos a falar de 3 pormenores no meio de uma imensidão de muitos outros super complexos. O material de origem aparenta ser bom. Nota-se o cuidado do autor em pesquisar e desenhar o material e algumas particularidades do desporto. Desde o colocar o mosquetão, o contra-peso que as colegas fazem em baixo para elas não caírem, o “dar a corda”. Acreditem, está fiel o suficiente para eu ficar colada ao ecrã, com um brilhozinho nos olhos, e terminar a desejar o próximo episódio.

Por isso, e respondendo à questão: sim, é um anime de desporto!

 

 

Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls – Potencial

Se em Tsurune e Free temos aquela relação do tipo bromance, aqui sentimos a “probabilidade” de sismance. Honestamente, não me incomodou nada e, se continuar nestes termos, não será por momentos mais de fanservice que o espetáculo desportivo será menos intenso.

 

 

A animação poderia ser melhor isso sim, mas é competente o suficiente para não interferir com a experiência. Sabem onde usar as cartas todas, apostando nos momentos decisivos onde o design torna-se mais polido e a animação é fluida.

Os temas de abertura e encerramento estão agradáveis e bonitinhos, apesar de um pouco genéricos para o meu gosto (mas acredito que se estranha e depois se entranha).

A história começa com o “fim” pelo que sabemos desde logo qual a meta do anime. Uma jornada do herói versão desportiva com uma gamer como protagonista e muito candy crush de pano de fundo, que mais podemos desejar?

 

 

Em suma, o primeiro episódio de Iwa Kakeru!: Sport Climbing Girls apresenta muito bem o que podemos esperar do anime: uma boa aposta para relaxar, entreter e, como extra, conhecer um desporto não muito conhecido.

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.