Os OtakusPT trata-se de um canal divertido que além da boa disposição contagiante, ainda nos presenteia com conteúdo informativo e interessante.
Composto por dois elementos, Tsuna e Law, o canal de youtube OtakusPT oferece uma panóplia de interessantes rubricas, desde Reviews, Sugestões, Primeiras Impressões, Otakus no Sense, Vamos Falar, Amvs, Tops, Análise de Capítulos de One Piece e Fairy Tail.
Já conheces os OtakusPT? | Entrevista ptAnime
Porquê criar os OtakusPT? Os nossos caros youtubers responderam prontamente a essa questão:
Os OtakusPT começaram porque sentimos que faltava algo deste género e decidimos arriscar!
Algo que nos incentivou a tomar esta iniciativa, foi a discriminação ainda bastante presente neste nicho. Quisemos acima de tudo unir o pessoal e criar uma ligação saudável com a malta, onde pudessem discutir saudavelmente os assuntos que quisessem ligados a esta temática.
Sentimos que de certa forma ao darmos a cara e ao nos expormos desta maneira estaríamos a transmitir que não há motivo para terem vergonha de gostarem de anime ou manga.
Querem saber mais sobre as caras por detrás do projeto OtakusPT? O ptAnime elaborou uma série de questões que foram prontamente respondidas pelos nossos youtubers, divirtam-se e saibam mais sobre os OtakusPT!
1. Há quanto tempo surgiu o projeto? E de quem partiu a ideia?
Este projeto surgiu há cerca de 2 anos atrás, como que uma brincadeira num fórum.
Inicialmente várias pessoas estavam envolvidas, contudo acabámos por ficar só três: O Grimmjow (que, infelizmente, já não faz parte do canal), o Tsuna e o Law.
2. Felizmente, este novo meio de partilha e exposição de informação está cada vez mais popular, e muitos são os youtubers sobretudo a nível internacional. Qual foi a vossa fonte de inspiração?
Seguimos vários canais de Youtube, relacionados, ou não, com Anime e Manga. No entanto, não consideramos, regra geral, nenhum deles um ponto de referência, inspiração ou criação dos nossos vídeos.
Estamos por exemplo a falar de canais como: Forneverworld, Vlog do Ace, Glass Reflection, Anime United e Anime Whatever.
3. Como referiram, quando iniciaram o projeto já tinham algo em concreto em mente, sentem que o objetivo foi/está a ser concretizado com sucesso?
Law – Acho que para qualquer youtuber é complicado ter a certeza logo de início do que vai produzir. Podemos ter uma ideia, mas até ela ficar algo do nosso agrado ainda demora um bocadinho.
Atribuo o primeiro ano de canal como uma grande aprendizagem.
Tanto a nível de postura e à vontade nos vídeos como também a um melhor conteúdo e edição. Até lá tínhamos muitas ideias e acabou por ficar confuso… Conseguimos então decidir o que realmente queríamos produzir como por exemplo as “primeiras” impressões e o quadro “vamos falar” e agora sim acho que o objetivo está a ser comprido aos bocadinhos.
Tsuna – Na altura, como falamos no início, queríamos dar mais a cara e falar sobre temas deste género, pois o preconceito e vergonha deste tipo de interesses ainda são bastante grandes. Para além disso, como é óbvio, temos também um grande interesse em Animes, Manga e cultura japonesa, então queríamos lançar vídeos relacionados com este tema. Quanto aos objetivos, eu acho que à medida que o tempo vai passando e que vamos evoluindo, que se tornam diferentes. No início delineamos como seria a estrutura do nosso canal, que tipo de vídeos e dias iriam sair. Mais tarde mudámos os dias, a quantidade, o tipo de vídeos… Ou seja, temos vindo a mudar devido a várias razões. Temos sempre em conta o que os nossos subscritores escrevem nos comentários, pois essa é a nossa melhor forma de obter feedback e de melhorarmos o canal. Para concluir, em certa forma acho que um dos objetivos já foi cumprido que é termos um canal de youtube, contudo novos irão sempre surgir. Já passámos também a meta dos 1000, se bem que queremos sempre mais de forma a continuarmos a trazer conteúdo cada vez com mais qualidade.
4. O vosso número de seguidores continua com um crescimento significativo, como lidam com a responsabilidade que vem agregada com esta evolução do canal?
Tsuna – Eu acho que posso falar pelos dois quando digo que estamos bastante contentes com o número de subscritores que temos vindo a alcançar. Contudo, ambos somos muito ambiciosos e queremos sempre mais, mas sabemos que para isto temos de continuar este trabalho que temos vindo a ter e trazer mais e melhor conteúdo.
Estamos bastante gratos tanto às pessoas que nos seguem desde o início como que às que se juntaram a esta família recentemente. Atualmente estamos com 1400 subscritores, algo que no início não nos parecia ser assim tão alcançável. Queremos vir a ser um ponto de referência quando se fala em Anime e Manga. Queremos que quando alguém se questione sobre o que ver ou ler, ou simplesmente se está à procura de algo novo, que se dirija ao nosso canal.
De certa forma, estamos pouco a pouco a chegar a esse nível, mas sem querer menosprezar os atuais subscritores que temos, ainda precisamos de mais para vir a ser um ponto de referência para muitos.
Law – É sempre muito bom ver algo que constróis a crescer. O carinho do nosso público é fundamental para que cada vez nos dê mais vontade de produzir conteúdo para eles.
Em relação a responsabilidades eu acredito que independentemente do número de subscritores tens sempre de ter respeito e compromisso para com quem te segue.
No entanto não me considero um formador de opinião. Apesar de saber que muitas pessoas podem seguir alguns exemplos meus e que podem se basear em algo que eu afirmo, acredito também que essas mesmas pessoas têm capacidade para pensar por elas próprias e discordar comigo quando acham pertinente.
Não é por eu fazer algo que vocês também devem fazer. Cada um é responsável por si mesmo.
5. Com certeza já vivenciaram algum episódio caricato enquanto youtubers, têm algum momento que queiram/possam partilhar?
Tsuna – Como vivo em Inglaterra, infelizmente, ainda não tive oportunidade de conhecer muitos dos nossos subscritores, ao contrário do Law. Mesmo assim, algo que me vai marcar sempre e nos faz rir constantemente foi um episódio muito peculiar no Porto, quando fui visitar o Law. 5 minutos depois de ter chegado ao Porto e de me ter encontrado com o Law, a primeira pessoa que me aborda é um homem de meia idade que abre o seu casaco de cabedal (em pleno verão) e me pergunta se eu quero droga. Lembro-me de dizer “muita por favor!”. Ahah, estou a brincar. Disse que não, fui-me embora e rimo-nos bastante sobre isso. Contudo, o pensamento que me veio à cabeça é que se calhar tenho cara de drogado e preciso de fazer uma plástica.
Outros momentos que tivemos, foram passados durante o verão mas isso terá de ficar para outra altura pois foram 5 dias bem preenchidos.
Law – Algo que nunca me vai sair da memória, foram os maravilhosos 5 dias de férias passados com o grande retardado do Tsuna…
Queríamos gravar algum conteúdo interessante mas ao mesmo tempo aproveitar o bom tempo, se é que me entendem! Quando questionava o Tsuna sobre os vídeos que deveríamos gravar, a resposta dele era sempre esta: “um gajo orienta-se ;)”…
Resumindo passei uma semana a ouvir esta frase mas realmente ele tinha razão.
Um gajo orientou-se!
Ao contrário do Tsuna tenho a sorte de poder interagir com os subscritores nos eventos.
Um momento que também me ficou marcado foi quando um jovem me abordou perguntando se podia tirar uma foto comigo.
Eu obviamente recusei porque ele não quis pagar!
ok… não foi bem assim… óbvio que aceitei, mas tal foi o meu espanto que quando reparei o jovem estava a pegar-me ao colo para tirar a foto. Tiramos a belíssima foto e nunca mais o vi… 🙁
6. Com várias rubricas, certamente devem existir certos vídeos que vocês gostam mais de produzir. Quais são eles?
Tsuna – Desde que surgiram as Rapidinhas, que tenho criado um gosto maior pela rubrica e que tenho tentado a vir arranjar tempo para trazer mais e melhores mangas.
Gosto igualmente de quando estou a fazer uma Primeira Impressão de um Anime e por alguma razão ou na PV, ou nos primeiros episódios algo bastante caricato acontece. Isso dá-me logo vontade de gozar com a situação no vídeo, de forma a deixar lá algo cómico e não só um vídeo que diz respeito ao anime. Algo que me lembro bem, ainda hoje, foi um vídeo de Análise de temporada em que mandei uma piada sobre o Anime “Aoharu x Kikanjuu”, que foi: “Aoharu x Kinkajuu, vai levar mas é no cú”; ou então um anime em que a protagonista usava umas cuecas para tapar a cara, por isso no início do vídeo também meti uns boxers na cara (de mencionar, que estavam lavados).
O último tipo, são quando fazemos vídeos que não têm grande sentido ou que já fogem à temática do nosso canal, diretamente. Apesar deste grande gosto por Anime e Manga, ambos temos uma personalidade divertida e sempre que temos a oportunidade, tentamos gravar vídeos que sejam engraçados para o pessoal se poder rir connosco.
Law – Quem já me conhece do canal sabe perfeitamente que tenho tendência para avacalhar na maior parte dos vídeos, por isso mesmo gosto muito de produzir vídeos para a rubrica “otakus no sense” onde tenho mais liberdade para ser “autista”.
Recentemente foi criada a rubrica “vamos falar” que é a minha preferida do canal, pois podemos abordar temas um bocadinho mais sérios mas num tom de brincadeira… como por exemplo “Vergonha de ver animes?” e “Censura nos animes”.
Para terminar também estou bastante ansioso para ver a evolução dos vídeos de “análise dos capítulos de One Piece” porque é a manga que mais gosto de ler neste momento e adoro criar teorias sobre a mesma.
https://www.youtube.com/watch?v=RAErAnx5ZJ0
7. Para finalizar, alguma mensagem que desejem partilhar com os vossos seguidores?
Para finalizar, queremos agradecer tanto aos que estão connosco desde o início como aos que recentemente nos seguem. Bem como convidar qualquer um a juntar-se a esta família de autistas. De mencionar, que caso queiram saber mais sobre nós ou simplesmente divertirem-se têm o grupo de Facebook Otakus PT Nakama.
Queremos deixar um agradecimento especial também à loja Aniplay, no Porto, que foram os primeiros a apoiar-nos.
Muito obrigado pela oportunidade de nos apresentarmos no ptAnime. Esperamos que esta entrevista tenha sido divertida para todos. Beijinhos fofinhos
Espero que tenham gostado e não se esqueçam de subscrevem ao canal! Os OtakusPT são os nossos novos parceiros e com eles iremos presentear-vos com muitas surpresas e novos vídeos tão divertidos quanto surreais, fiquem atentos!
Comentários sobre post