O 13º Japan Cuts [2019] está de volta com a sua mostra anual dos últimos filmes japoneses e irá decorrer em Nova Iorque de 19 a 28 de julho.
Para criar entusiasmo em todos os interessados em cinema japonês, o evento lançou um trailer sobre o que se poderá encontrar no mesmo.
Conheçam o programa completo e os filmes, abaixo!
Japan Cuts 2019 – Festival anuncia Lista Completa de Filmes
- Sexta-feira, 19 de julho
“Dansu Uizu Mi-” / “Dance With Me”
Filme: “Dance With Me” ou “Dansu Uizu Mi-“
Sinopse: Shizuka é uma mulher “assalariada” que se prepara para uma grande reunião, mas depois de visitar um hipnotizador obscuro e ter sido deixada sob um feitiço que a faz dançar sempre que ouve música, mesmo que seja apenas um toque de telemóvel. Shizuka precisa de “arranjar” a cabeça para a reunião e vai então à procura do hipnotizador que desapareceu e então começa um musical de road-trip!
Data de lançamento: 7 de junho de 2019
Duração: 103 minutos
Diretor: Yuichi Hibi
Escritor: Yuichi Hibi
Atores: Ayaka Miyoshi, Yuu Yashiro, Chay, Takahiro Miura, Tsuyoshi Muro, Akira Takarada
- Sábado, 20 de julho
“Neko to Jiichan” / “The Island of Cats”
Filme: “The Island of Cats” ou “Neko to Jiichan”
Sinopse: Daikichi (Shinosuke Tatekawa) é um viúvo de 70 anos que vive numa pequena ilha com o seu gato Tama. A ilha é invadida por gatos e é habitada principalmente por idosos, por isso é um lugar descontraído. O filho de Daikichi, Tsuyoshi (Takashi Yamanaka), que mora em Tóquio, está preocupado com o fato do seu pai viver sozinho, especialmente pela sua condição física que piora com a idade. O quotidiano de Daikichi e Tama começa a mudar quando uma mulher chamada Michiko (Kou Shibasaki) abre um café para os moradores mais velhos da ilha…
Data de lançamento: 22 de junho de 2019
Duração: 103 minutos
Diretor: Mitsuaki Iwago
Escritor: Fumi Tsubota (guião) e Nekomaki (manga)
Atores: Shinosuke Tatekawa, Kou Shibasaki, Kaoru Kobayashi, Tasuku Emoto, Yuki Katayama, Toshie Kobayashi
“Whole”
Filme: “Whole”
Sinopse: Existem dois protagonistas que vivem na bela cidade cosmopolita de Kobe, que compõem todo o filme. O primeiro é Haruki, um estudante birracial dos subúrbios que deixou o seu curso universitário no exterior e regressou ao Japão para encontrar a sua identidade. Infelizmente, isto tem sido algo que ele tem lutado há muito tempo e ter pais que, a julgar pelo diálogo, estão ausentes na maioria das vezes, mesmo que estejam presentes, não dediquem tempo a apoiá-lo, ele engarrafa as coisas como pode ser visto pela cara desanimada. Haruki então conhece Makoto, um trabalhador da construção civil criado nos projetos de Kansai, que também é birracial. Ostensivamente mais confiante, ele tem dois rapazes com quem sai e mostra menos medo quando viaja em público, rindo das acusações de que é estrangeiro e juntando-se às brincadeiras. Embora Haruki e Makoto sejam completamente opostos em termos de personalidade e classe, eles rapidamente formam uma amizade cheia de compreensão e simpatia que os ajuda a preencher a lacuna através do vazio de ser uma pessoa de fora, para que eles passem de meia pessoa para um todo.
Data de lançamento: 2019
Duração: 45 minutos
Diretor: Bilal Kawazoe
Escritor: Usman Kawazoe (guião)
Atores: Usman Kawazoe, Aoi Ibuki, Kai Hoshino Sandy
“Bokemasukara, yoroshiku onegaishimasu” / “I Go Gaga, My Dear”
Filme: “I Go Gaga, My Dear” ou “Bokemasukara, yoroshiku onegaishimasu”
Sinopse: A primeira peça do veterano diretor de televisão, Naoko Nobutomo, é um documentário pessoal que narra o amor duradouro, a resiliência e as lutas dos seus pais nonagenários em Kure, Hiroshima, à medida que a demência relacionada à doença de Alzheimer da mãe piora gradualmente. Com uma grande abundância de imagens tiradas ao longo de vários anos, Nobutomo entrelaça a documentação direta com filmes caseiros íntimos dos pais, incluindo o seu apoio durante a batalha contra o cancro da mama. Um pequeno filme que foi um sucesso de bilheteira surpresa através do boca-a-boca, “I Go Gaga, My Dear” estreou num pequeno cinema de Sapporo e eventualmente expandiu para 70 cinemas em todo o país por mais de três meses.
Data de lançamento: 3 de novembro de 2018
Duração: 102 minutos
Diretor: Naoko Nobutomo
Escritor: —
Atores: —
“Tennen Seikatsu” / “Being Natural”
Filme: “Being Natural” ou “Tennen Seikatsu”
Sinopse: Taka é um homem simples que vive uma vida tranquila numa cidade rural, na casa do seu tio enquanto cuida de um velho homem com demência. Ele passa os seus dias a jogar jogos quando não está a cuidar dos outros, mas a sua vida pacífica muda quando um casal de Tóquio chega à área com planos de abrir uma cafetaria.
Data de lançamento: 23 de março de 2019
Duração: 96 minutos
Diretor: Tadashi Nagayama
Escritor: Tadashi Nagayama, Yuriko Suzuki (guião)
Atores: Yota Kawase, Kanji Tsuda, Natsuki Mieda, Tadahiro Tsuru, Shoichiro Tanigawa
“Juunen Ten Years Japan” / “10 Years Japan”
Filme: “10 Years Japan” ou “Juunen Ten Years Japan”
Sinopse: Há três anos, tivemos o premiado filme indie omnibus 10 Years Hong Kong, que ofereceu alguma ficção especulativa sobre o futuro do território da ilha daqui a 10 anos. Foi feito na época de protestos estudantis sobre o poder invasor da China continental, de modo que as histórias têm um cenário predominantemente distópico. Outros países asiáticos entraram em ação com a Tailândia e o Japão, onde os cineastas se entregaram a uma ficção especulativa, quieta e contemplativa. Aqui, Hirokazu Kore-eda ajuda a produzir as histórias de cinco jovens diretores que reúnem diferentes episódios num único filme.
Data de lançamento: 3 de novembro de 2018
Duração: 99 minutos
Produtor: Hirokazu Kore-eda
Escritor: —
Atores: —
- Domingo, 21 de julho
“Hikkoshi Daimyo!” / “Samurai Shifters”
Filme: “Samurai Shifters” ou “Hikkoshi Daimyo!”
Sinopse: No Japão do século XVII, o xogunato Tokugawa garante o domínio político ao forçar os senhores a mover os seus clãs de domínio para domínio. Quando o clã Echizen Matsudaira é chamado a fazer uma mudança particularmente difícil, o papel indesejado do oficial de recolocação recai sobre Harunosuke Katagiri (Gen Hoshino), um bibliotecário Samurai socialmente inepto. Sob a ameaça de harakiri forçado, Harunosuke leva para a tarefa quase impossível, a ajuda de um espadachim (Issey Takahashi) e a filha do antigo oficial de mudança (Mitsuki Takahata).
Data de lançamento: 30 de agosto de 2019
Duração: 120 minutos
Diretor: Isshin Inudo
Escritor: Akihiro Dobashi (guião)
Atores: Gen Hoshino, Gaku Hamada, Yutaka Matsushige, Issey Takahashi, Mitsuki Takahata, Yukiyoshi Ozawa, Masahiko Nishimura, Mitsuhiro Oikawa, Yasuko Tomita
“Kyoukaishi” / “The Chaplain”
Filme: “The Chaplain” ou “Kyoukaishi”
Sinopse: Saeki (Ren Osugi) é um capelão da prisão que trabalha com internos condenados à morte. Ele é bom em comunicar-se com eles e utiliza essa habilidade para tentar reformá-los, mas fica preocupado se faz a diferença nas suas vidas e se está a fazer a coisa certa. Ele também tenta evitar enfrentar um incidente do seu passado…
Data de lançamento: 6 de outubro de 2018
Duração: 114 minutos
Diretor: Dai Sako
Escritor: Dai Sako (guião)
Atores: Ren Osugi, Reo Tamaoki, Setsuko Karasuma, Takeo Gozu, Noboru Ogawa, Kenji Furutachi, Ken Mitsuishi
“Tsukiyo kama gassen” / “The Kamagasaki Cauldron War”
Filme: “The Kamagasaki Cauldron War” ou “Tsukiyo kama gassen”
Sinopse: Retrato autêntico, démodé e bem-humorado da sociedade nipónica, com todas as suas singularidades. Uma ficção do real, com os habitantes a tornarem-se actores de uma narrativa satírico-cómica sobre a sua própria luta contra a opressão. O realizador capta algumas das tradições artísticas nipónicas, como a própria fotografia do filme, rodado em 16 mm, e que evoca constantemente o elogio da sombra, tal como o teatro nô.
Data de lançamento: 9 de março de 2019
Duração: 115 minutos
Diretor: Leo Sato
Escritor: Leo Sato (guião)
Atores: Naomichi Ota, Yota Kawase, Kiyohiko Shibukawa, Kazu, Makoto Nishiyama, Shoji Omiya
- Segunda-feira, 22 de julho
Shorts Showcase: New Directions in Japanese Cinema (ndjc), vol. 1
Entrada Gratuita – “primeiro a chegar, primeiro a ser servido”
Desde 2007, o esquema Novas Direções no Cinema Japonês (New Directions in Japanese Cinema) vem treinando novos talentos, dando-lhes a chance de fazer filmes em 35mm.
#1 – “Saigo no Shinpan” / “Last Judgement”
Filme: “Last Judgement” ou “Saigo no Shinpan”
Sinopse: Um jovem que fracassou cinco vezes no exame da Universidade de Artes de Tóquio está com inveja de um talentoso artista do ensino médio que, eventualmente, o ajuda a destravar o seu potencial oculto.
Data de lançamento: 2 de março de 2019
Duração: 29 minutos
Diretor: Shinya Kawakami
Escritor: Shinya Kawakami (guião)
Atores: Ren Sudo, Hitome Nagase, Asuka Kurosawa, Kiyomi Aratani
#2 – Hazure Kazoku no Sa-ya
Filme: “Hazure Kazoku no Sa-ya”
Sinopse: Uma rapariga chamada Mitsuki morava com a mãe, mas agora fica com o pai e a avó enquanto a mãe mora com o novo parceiro e filho. Mitsuki fica com ciúmes então quando ela compra uma velha madeira de um homem que vende brinquedos, descobre uma força misteriosa e deseja que o seu irmão mais novo desapareça…
Data de lançamento: 2 de março de 2019
Duração: 30 minutos
Diretor: Mikiko Okamoto
Escritor: Mikiko Okamoto (guião)
Atores: Naho Yokomizu, Mei Kurokawa, Sue Masukoshi, Taijirou Tamura, Yurito Mori
#3 – Kumori tokidoki hare
Filme: “Kumori tokidoki hare”
Sinopse: Uma mulher chamada Haruko, que mora com a mãe, descobre que o pai, um homem horrível que havia saído de casa há muitos anos, está num hospital. Ela decide visitá-lo, mas pergunta-se se é a coisa certa a fazer.
Data de lançamento: 2 de março de 2019
Duração: 30 minutos
Diretor: Motoyuki Itabashi
Escritor: Motoyuki Itabashi (guião)
Atores: Megumi, Miyoko Asada, Kenji Mizuhashi, Masashi Arifuku
“JK Ereji-” / “Demolition Girl”
Filme: “Demolition Girl” ou “JK Ereji”
Sinopse: Cocoa Umeda mora numa pequena cidade rural. Parece um lugar lento e tranquilo, onde os maiores eventos são os festivais sazonais, mas para Cocoa e os seus amigos as coisas estão a ficar mais intensas à medida que se aproximam dos exames finais e da formatura do ensino secundário. A Cocoa pode ir para o ensino superior, porque tem potencial, mas as suas opções são limitadas pela situação financeira. Com um jogador viciado como pai e um irmão preguiçoso, Cocoa resigna-se a passar o resto da sua existência na cidade natal, mas quando descobre que a sua mãe deixou dinheiro para ir para a universidade, ela começa a sonhar com uma fuga.
Data de lançamento: 2019
Duração: 88 minutos
Diretor: Genta Matsugami
Escritor: Yoshitaka Kasui, Genta Matsugami (guião)
Atores: Aya Kitai, Hiroki Ino, Yota Kawase, Haruka Imo, Yura Komuro
“Kimi no tori wa utaeru” / “And Your Bird Can Sing”
Filme: “And Your Bird Can Sing” ou “Kimi no tori wa utaeru”
Sinopse: O protagonista não identificado (Tasuku Emoto), simplesmente referido nos créditos como “Boku” é um preguiçoso que trabalha numa livraria enquanto partilha um apartamento com o seu amigo desempregado, Shizuo (Shota Sometani). “Boku” começa a namorar a colega de trabalho Sachiko (Shizuka Ishibashi) e ela fica “amarrada” no seu estilo de vida, mas Shizuo envolve-se e triângulo amoroso vai desenvolvendo-se…
Data de lançamento: 1 de setembro de 2018
Duração: 119 minutos
Diretor: Sho Miyake
Escritor: Sho Miyake (guião), Yasushi Sato (novel)
Atores: Shota Sometani, Tasuku Emoto, Shizuka Ishibashi, Makiko Watanabe, Ai Yamamoto
“Bokushi to inochi no gake” / “A Step Forward”
Filme: “A Step Forward” ou “Bokushi to inochi no gake”
Sinopse: Yoichi Fujiyabu é um pastor da igreja batista de Shirahama em Shirahama Kaigan, prefeitura de Wakayama e trabalha com a sua igreja para evitar suicídios num penhasco que é um local admirado pela vista. Ele salva vidas e leva as pessoas de volta à sociedade oferecendo uma comunidade para apoiá-las. Ele fala sobre as suas experiências e as razões pelas quais as pessoas cometem suicídio, como colapsos de relacionamento, pressões sentidas pelos jovens e uma miríade de outras coisas. Através disso, questiona o sentido da vida.
Data de lançamento: 19 de janeiro de 2018
Duração: 100 minutos
Diretor: Atsushi Kasezawa
Escritor: —
Atores: Yoichi Fujiyabu
- Terça-feira, 23 de julho
“Yoake” / “His Lost Name”
Filme: “His Lost Name” ou “Yoake”
Sinopse: Tetsuro (Kaoru Kobayashi) é um viúvo que dirige uma loja de marcenaria. Um dia, enquanto caminhava ao longo da margem do rio, ele encontra um jovem deitado caído no chão. Apesar de não saber nada do homem, Tetsuro leva-o para casa e cuida dele. Quando o jovem acorda, ele que o seu nome é Shinichi (Yuya Yagira). Tetsuro permite que Shinichi fique com ele e lhe ensina habilidades, mas quando um certo incidente acontece, a comunidade local fica desconfiada. Acontece que Shinichi não é o seu nome verdadeiro e ele possui um segredo. Tetsuro tem um segredo também.
Data de lançamento: 18 de janeiro de 2019
Duração: 113 minutos
Diretor: Nanako Hirose
Escritor: Nanako Hirose (guião)
Atores: Kaoru Kobayashi, Yuya Yagira, Young Dais, Tsunekichi Suzuki, Keiko Horiuchi
“Akai Yuki” / “Red Snow”
Filme: “Red Snow” ou “Akai Yuki”
Sinopse: O irmão de um jovem rapaz desaparece e a memória do evento leva a uma investigação confusa. Apesar disso, a polícia prendeu um pária local com um histórico criminal muito mau, então parece que a justiça foi feita. Não é bem assim. O homem é considerado inocente. 30 anos depois, um repórter de investigação (Arata Iura) encontra anomalias e o menino, agora um homem (Masatoshi Nagase), tem as suas próprias dúvidas. Os dois encontraram-se e são colocados em contato com a filha do suspeito (Nahana) e algo inesperado acontece.
Data de lançamento: 1 de fevereiro de 2019
Duração: 106 minutos
Diretor: Sayaka Kai
Escritor: Sayaka Kai (guião)
Atores: Masatoshi Nagase, Nahana, Arata Iura, Yui Natsukawa, Koichi Sato, Ken Yoshizawa
- Quarta-feira, 24 de julho
“Zan” / “Killing”
Filme: “Killing” ou “Zan”
Sinopse: O ronin Mokunoshin Tsuzuki (Sosuke Ikematsu) está vivo durante o final do período Edo, onde muitos samurais como ele estão a descobrir que o seu estilo de vida está a perder vantagem, já que o país está em estado de paz. Ele mora nos subúrbios de Tóquio, onde ajuda fazendeiros e conhece um filho de um chamado Ichisuke (Ryusei Maeda) que sonha em ser um samurai. Tsuzuki passa os dias a cultivar e lutar com o Ichisuke mas, apesar da tranquilidade, o coração de Tsuzuki está num tumulto porque ele está preocupado com as questões de saber se poderia seguir as ordens de um lorde e matar um homem e, mais importante, paixões que estão a formar-se, apaixonando-se pela irmã de Ichisuke, Yu (Yu Aoi). Paixões de outros lugares também estão a crescer, à medida que o país está à beira de uma guerra civil, quando um ronin Jirozaemon Sawamura (Shinya Tsukamoto) chega na cidade à procura de guerreiros para levar para Edo.
Data de lançamento: 24 de novembro de 2018
Duração: 80 minutos
Diretor: Shinya Tsukamoto
Escritor: Shinya Tsukamoto (guião)
Atores: Sosuke Ikematsu, Yu Aoi, Shinya Tsukamoto, Tatsuya Nakamura, Ryusei Maeda
- Quinta-feira, 25 de julho
“Barutto Baree” / “Bullet Ballet”
Filme: “Bullet Ballet“ ou “Barutto Baree”
Sinopse: Goda (Shinya Tsukamoto) é um cineasta de trinta e poucos anos. Embora o seu trabalho possa parecer intrigante para alguns, a sua vida é absolutamente comum – longas horas no escritório, bebidas depois do trabalho, uma namorada igualmente ocupada, Kiriko, com quem ele está há uma década. Sem surpresas. Sem desvios. Sem choques. Isso é até ele voltar para casa uma noite para encontrar carros da polícia e ambulâncias em volta da entrada do seu prédio. Quando ele chega no andar de cima, ele vê que Kiriko se suicidou. Se isso não foi devastador o suficiente, Goda também descobre que ela se matou com uma arma. Com o Japão tendo algumas das leis mais rígisas de controlo de armas, Goda não só fica com o buraco negro do “porquê” por trás do suicídio de Kiriko, mas também todo um outro conjunto de misteriosos “como” e “onde”. Como Kiriko conseguiu uma arma? De onde? E o mais importante, de quem? Goda vai numa procura no submundo do crime de Tóquio, a fim de responder a estas perguntas, e talvez habitar os últimos dias da vida de Kiriko.
Data de lançamento: 11 de março de 2000
Duração: 87 minutos
Diretor: Shinya Tsukamoto
Escritor: Shinya Tsukamoto (guião)
Atores: Shinya Tsukamoto, Kirina Mano, Tomorowo Taguchi, Tatsuya Nakamura, Kyoka Suzuki, Hisashi Igawa, Takahiro Murase, Keisuke Yoshida, Hiromi Kuronuma
“Erika 38”
Filme: “Bullet Ballet“ ou “Barutto Baree”
Sinopse: Satoko Watabe (Miyoko Asada), uma vigarista de 60 anos, e o seu novo amante Ikuo Hirasawa (Takehiro Hira) defraudam as pessoas num esquema de investimento e ganham muito dinheiro, mas o “enganador é enganado” quando descobre que o seu parceiro tem outras namoradas. Satoko Watabe foge com o dinheiro e vai para a Tailândia onde se faz passar por uma mulher de 38 anos chamada Erica antes de regressar ao Japão, onde contrata um idoso de uma casa grande e liga para a sua mãe (Kirin Kiki) que está num lar de idosos para viver com ela, mas Erica não pode continuar com os seus caminhos tortuosos.
Data de lançamento: 7 de junho de 2019
Duração: 103 minutos
Diretor: Yuichi Hibi
Escritor: Yuichi Hibi (guião)
Atores: Miyoko Asada, Miu Suzuki, Kirin Kiki, Nahana, Juri Manase, Hajime Yamazaki, Shizuo Yamazaki, Hinako Saeki, Takehiro Hira
- Sexta-feira, 26 de julho
“Boku ha Iesu sama ga kirai” / “Jesus”
Filme: “Jesus“ ou “Boku ha Iesu sama ga kirai”
Sinopse: Quando Yura, de nove anos de idade, se muda da cidade para uma cidade pequena, ele imediatamente fica a sentir-se solitário e isolado no novo ambiente. Tudo isto muda durante uma sessão de oração escolar. Yura abre os olhos e vê um pequeno e silencioso Jesus Cristo a dançar no altar. A miniatura de Jesus, que ninguém mais consegue ver, rapidamente se torna uma presença regular na vida do rapaz. Ele também começa a responder as orações de Yura – incluindo uma para um novo amigo. No entanto, as mudanças milagrosas na fortuna de Yura não duram para sempre. Depois que os acontecimentos tomam um rumo inesperado para o pior, ele vê-se questionando o quão efetivas são as suas orações.
Data de lançamento: 31 de maio de 2019
Duração: 76 minutos
Diretor: Hiroshi Okuyama
Escritor: Hiroshi Okuyama (guião)
Atores: Yura Sato, Kenichi Akiyama, Mari Hatsumi, Yuko Kibiki, Masayasu Kitayama, Chad Mullane, Kouichi Nihei, Hinako Saeki
“Merankorikku” / “Melancholic”
Filme: “Melancholic“ ou “Merankorikku”
Sinopse: Kazuhiko (Yoji Minagawa) formou-se na prestigiada Universidade de Tóquio e nós esperaríamos que ele estivesse num trabalho de alto nível, mas desde que deixou o mundo académico, que voltou para casa com os seus pais e viveu a vida de um preguiçoso. Um encontro casual com uma rapariga que ele conhecia na escola, numa casa-de-banho leva-o a trabalhar como atendente e ele gosta bastante, até porque pode conversar com ela. No entanto, o que parece ser um onsen normal acaba por ser um espaço de matança ordenado pela yakuza e quando Kazuhiko se depara com isso, ele acaba sendo arrastado para o submundo do crime.
Data de lançamento: —
Duração: 113 minutos
Diretor: Seiji Tanaka
Escritor: Seiji Tanaka (guião)
Atores: Yoji Minagawa, Yoshitomo Isozaki, Mebuki Yoshida, Makoto Hada, Hiroko Shinkai, Keiji Yamashita, Takanori Minagawa
- Sábado, 27 de julho
Experimental Spotlight: Palm of the Hand Cinema
Esta secção junta uma coleção de curtas-metragens presente em diferentes medias, tais como: “Mountain” de
Isamu Hirabayashi, “FLUFFICTION” de Yoshiki Imazu, “A Snowflake into the Night” de Yoko Yuki, “Living in the Story” de Lynn Estomin, “100percentElectrical” de Yoko Yuki, “The Dawn of Ape” de Mirai Mizue e “A Japanese Boy Who Draws” de Masanao Kawajiri.
“Nakimushi Shottan no Kiseki” / “The Miracle of Crybaby Shottan”
Filme: “The Miracle of Crybaby Shottan” ou “Nakimushi Shottan no Kiseki”
Sinopse: Shoji Segawa (Ryuhei Matsuda) estava no caminho de ser um menino abandonado até chegar a campeão Shogi, mas quando atinge a idade de 26 anos, ele acha que o seu tempo pode ter acabado e uma nova geração de jogadores de shogi está prestes a assumir. No entanto, com o apoio dos seus pares, ele faz um regresso e um milagre acontece.
Data de lançamento: 7 de setembro de 2018
Duração: 127 minutos
Diretor: Toshiaki Toyoda
Escritor: Ayako Kato (guião), Shoji Segawa (novel autobiográfica)
Atores: Ryuhei Matsuda, Yojiro Noda, Shota Sometani, Satoshi Tsumabuki, Takako Matsu, Hirofumi Arai, Kiyohio Shibukawa, Kento Nagayama, Kaoru Kobayashi, Jun Miho, Jun Kunimura, Tatsuya Fujiwara, Itsuji Itao, Shizuka Ishibashi, Yuya Endo, Chihiro Okamoto
“Hamabe no Ge-mu” / “Jeux de Plage”
Filme: “Jeux de plage” ou “Hamabe no Ge-mu”
Sinopse: Três estudantes universitários, Sayaka (Haruna Hori), Yui (Juri Fukushima) e a melhor amiga de Yui, Momoko (Nanaho Otsuka), dirigem-se à cidade de Shonan (na prefeitura de Natsuto em Kanagawa) e ficam numa grande pousada que é onde muitos waifs românticos e strays se envolvem, incluindo um louco guitarrista chamado Akihiro (Shinsuke Kato), um professor de cinema e os estudantes coreanos Min Jun e a rapariga com quem ele está a apaixonar-se, Yona. As coisas ficam bastante confusas quando várias pessoas se sentem atraídas umas pelas outras.
Data de lançamento: 4 de maio de 2019
Duração: 77 minutos
Diretor: Aimi Natsuto
Escritor: Aimi Natsuto (guião)
Atores: Haruna Hori, Shinsuke Kato, Juri Fukushima, Otsuka Nanaho, Donsaron Kovitanitcha
“Shimbun Kisha” / “The Journalist”
Filme: “The Journalist” ou “Shimbun Kisha”
Sinopse: Yoshioka (Eun-kyung Shim) é uma repórter de Tóquio com zelo pela procura da verdade, assombrada pela carreira de jornalista destruída do pai e pelo subsequente suicídio. Enquanto isso, Sugihara (Tori Matsuzaka) é um burocrata no caminho da promoção que vem de uma escola financiada pelo governo que pode indicar um encobrimento histórico. Juntos, eles devem decidir o que fazer quando a coisa certa parece ser uma auto-sabotagem. Baseado no livro do jornalista Isoko Mochizuki, o thriller de Michihito Fujii relembra All the President’s Men na sua representação do dever cívico do jornalismo, repleto de redações movimentadas, vazamentos noturnos interceptados e zumbidos de impressoras.
Data de lançamento: 28 de junho de 2019
Duração: 113 minutos
Diretor: Michihito Fujii
Escritor: Akihiko Takaishi (guião), Kosuke Kawamura, Isoko Mochizuki (livro original de não-ficção)
Atores: Shim Eun-Kyung, Tori Matsuzaka, Tsubasa Honda, Amane Okayama, Tomohiro Kaku, Seiya Osada, Hina Miyano
“Hoshikuzu kyodai no densetsu” / “Legend of Stardust Brothers”
Filme: “Legend of Stardust Brothers” ou “Hoshikuzu kyodai no densetsu”
Sinopse: Em 1985, Macoto Tezuka conheceu o músico e personalidade de televisão Haruo Chicada que fez uma trilha sonora para um filme que na verdade não existia: The Legend of the Stardust Brothers. Na época, Macoto tinha apenas 22 anos, era um estudante de cinema com muitos filmes experimentais curtos, mas, com Chicada como produtor, Tezuka faria a sua estreia no cinema adaptando essa “trilha sonora falsa” à história real do filme. de “The Stardust Brothers”.
Data de lançamento: 5 de junho de 1985
Duração: 100 minutos
Diretor: Macoto Tezuka
Escritor: Macoto Tezuka (guião), Haruo Chikada (história original)
Atores: Ryosuke Miura, Kohei Takeda, Tadanobu Aasano,, Shingo Kubota, Kan Takagi, Kyoko Togawa, Issay, Kiyohiko Ozaki, Miwako Fukushima, Mie Akatsuka, Motoko Arai
- Domingo, 28 de julho
“Naito Kuru-jingu” / “Night Cruising”
Filme: “Night Cruising” ou “Naito Kuru-jingu”
Sinopse: “NIGHT CRUISING” segue o congenitamente músico cego, Hideyuki Kato enquanto ele procura a realização de um extenso filme de ficção científica chamado Ghost Vision, um filme dentro do próprio documentário de making-of. Trabalhando com uma equipa de produção de media e uma ampla gama de colaboradores – incluindo especialistas em cores, roboticistas faciais, cabeleireiros, dobradores, coreógrafos de luta e engenheiros de VFX – Kato dirige a execução da história sobre um lutador sem visão e um telepata à procura de um fantasma misterioso num mundo futuro. A procura torna-se uma interrogação profunda de como os ambientes sensoriais são percebidos e processados, oferecendo novas maneiras para os espetadores pensarem através daspróprias suposições sobre cinema e imaginação.
Data de lançamento: 30 de março de 2019
Duração: 144 minutos
Diretor: Yuichi Hibi
Escritor: Yuichi Hibi (guião)
Atores: Hideyuki Kato, Koichi Yamadera, Nobutoshi Canna, Mamiko Noto, Hiroya Ishimaru, Arno LeGall, Toshimitsu Kokido
“Randen” / “RANDEN: The Comings and Goings on a Kyoto Tram”
Filme: “RANDEN: The Comings and Goings on a Kyoto Tram” ou “Randen”
Sinopse: Um escritor de Kamakura chamado Eisei Hiraoka (Arata Iura) está a pesquisar histórias sobrenaturais, mas encontra-se a revisitar memórias de uma visita anterior à cidade natal da sua esposa. Kako Ogura (Ayaka Onishi), uma tímida mulher local, é convidada a ajudar um ator de Tóquio a falar com a entonação de Kyoto e depois da aula, ele pediu-lhe para lhe mostrar sobre Arashiyama. Nanten Kitakado (Tamaki Kubose), uma rapariga do ensino secundário de Aomori, mostra uma “mente de uma só via” quando ela se apaixona por um nerd que não vê nada além de elétricos. O amor de três casais é acompanhado pelos famosos elétricos e um pouco da magia e folclore especiais de Kyoto. O curso do amor verdadeiro raramente corre bem, mas se o destino vos colocar num elétrico Randen, então terão pelo menos um passeio panorâmico no meio da história e a maravilhosas paisagens da cidade neste filme de conto de fadas encantador que respira a cultura e atmosfera da cidade.
Data de lançamento: 17 de maio de 2019
Duração: 114 minutos
Diretor: Takuji Suzuki
Escritor: Takuji Suzuki, Hiroshi Asari, (guião)
Atores: Arata Iura, Ayaka Onishi, Tamaki Kubose, Satoko Abe, Kenta Ishida, Hiroto Kanai
Shorts Showcase: New Directions in Japanese Cinema (ndjc), vol. 2
#1 – “Uchi uchi no men-tachi (tsura-tachi) wa.” / “Quiet Hide-and-Seek”
Curta-metragem: “Quiet Hide-and-Seek “ ou “Uchi uchi no men-tachi (tsura-tachi) wa.”
Sinopse: Mari Hamada tem potencial cómico que raramente é aproveitado. Um rosto elástico com um grande sorriso é a primeira coisa que chama a atenção e o diretor Kan Yamamoto faz o seu melhor com este título, uma comédia curta e simples sobre uma mãe que desaparece da sua família para uma pausa depois de uma discussão entre um pai dominador e um mãe cansada.
Data de lançamento: 2 de março de 2019
Duração: 28 minutos
Diretor: Kan Yamamoto
Escritor: Kan Yamamoto (guião)
Atores: Kanau Tanaka, Hiromasa Taguchi, Mari Hamada, Mayu Ogawa, Shun Yamamoto
#2 – “Sayonara Kazoku” / “Farewell Family”
Curta-metragem: “Farewell Family “ ou “Sayonara Kazoku“
Sinopse: Yohei (Hoshi Ishida) é atormentado por visões ameaçadoras de duplas de pessoas, algo que está ligado com a morte do seu pai morrer há um ano, na casa da família em alguma cidade rural. Como tempo para comemorar as abordagens passageiras do pai, as visões de Yohei intensificam-se e ele deve confrontar as suas visões e a morte do pai.
Data de lançamento: 2 de março de 2019
Duração: 30 minutos
Diretor: Kohei Sanada
Escritor: Kohei Sanada (guião)
Atores: Hoshi Ishida, Toshie Negishi, Yui Murata, Shiori Doi, Kazuhiro Sano, Yosuke Saito
“O-fanzu Buru-su” / “Orphan’s Blues”
Filme: “Orphan’s Blues” ou “O-fanzu Buru-su“
Sinopse: Uma jovem chamada Emma mora sozinha e trabalha como livreira. Recentemente ela tornou-se esquecida. À medida que a sua perda de memória progride, ela toma notas para registar cada pequena coisa e também fica desesperada. Um dia, ela recebe uma pintura da amiga de infância Jang, que há muito está desaparecida. Elas cresceram juntas num orfanato e ela era a sua melhor amiga e possivelmente mais… Emma decide procurá-la e encontra várias pessoas ligadas a ela enquanto a sua memória continua a desaparecer.
Data de lançamento: 31 de maio de 2019
Duração: 89 minutos
Diretor: Riho Kudo
Escritor: Riho Kudo (guião)
Atores:Yukino Murakami, Takura Kamikawa, Nagiko Tsuji, Sion Sasaki, Tamaki Kubose, Yu Yoshii
“Buru- Awa- ni Buttobasu” / “Blue Hour”
Filme: “Blue Hour “ ou “Buru- Awa- ni Buttobasu“
Sinopse: Sunada (Kaho) é uma diretora de 30 anos que mora em Tóquio. Ela está descontente com a direção da sua vida e decide voltar para a cidade natal, Ibaraki, onde a sua avó está no hospital. A acompanhá-la está a melhor amiga Kiyoura (Shim Eun-Kyung).
Data de lançamento: 11 de outubro de 2019
Duração: 92 minutos
Diretor: Yuko Hakota
Escritor: Yuko Hakota (guião)
Atores: Kaho, Shim Eun-Kyung, Daichi Watanabe, Denden, Kaho Minami, Kyusaku Shimada, Daisuke Kuroda, Yusuke Santamaria
E vocês, interessados em algumas destas obras?
– Artigo Relacionado –
Fonte: Genkinahito e Japan Cuts 2019