Esta quarta-feira (29 de abril de 2020), a Nikkei reportou que o Governo Japonês está a planear prolongar o estado de emergência nacional, declarado por causa da doença do novo coronavírus (COVID-19). O governo terá uma reunião com peritos na sexta-feira para discutir uma proposta para instar o público a ficar em casa durante mais um mês. Atualmente, o estado de emergência está agendado para terminar a 6 de maio.
A proposta pode estender o estado de emergência até ao final de maio ou 7 de junho. O Primeiro-Ministro japonês Shinzō Abe planeia finalizar os detalhes já na segunda-feira. Os transportes públicos e lojas essenciais, como supermercados, continuariam abertos. Os residentes ainda seriam capazes de ir ao hospital, comprar produtos essenciais e caminhar.
Japão vai prolongar Estado de Emergência | COVID-19:
A reunião de sexta-feira discutirá como o novo coronavírus se está a espalhar, se o público reduziu contacto e mudou o seu comportamento, e o estado o sistema de saúde do Japão.
Um oficial governamental disse à Nikkei:
Teremos dificuldade em levantar o estado de emergência, a menos que consigamos reduzir os novos casos de infecção a 20 ou 30 pessoas.
O relatório observou que a COVID-19 ainda não “acalmou” no Japão, e áreas como Tokyo estão a ter dificuldade em diminuir a propagação da doença. A Nikkei afirmou que o Japão tinha 13,944 casos confirmados e 435 mortes, à data de quarta-feira (10h00).
No passado domingo, a NHK havia reportado que o governo nipónico podia não levantar completamente o estado de emergência a 6 de maio. Médicos especialistas observaram que a taxa de novas infecções não diminuiu tanto quanto eles esperavam. O Ministro da Revitalização Económica Nishimura Yasutoshi acrescentou que o governo deve decidir se levanta ou não o estado de emergência bem antes de 6 de maio, a fim de permitir que as escolas e empresas de preparem.
A Governadora de Tokyo Yuriko Koike solicitou que as escolas permaneçam fechadas até pelo menos 8 de maio. O dia 6 do próximo mês marca o final da Golden Week, mas 7 e 8 de maio são uma quinta e sexta este ano. As prefeituras de Aichi e Ibaraki planeiam manter as escolas secundárias fechadas (e requerer que as escolhas primárias e básicas sigam o exemplo) até ao final de maio.
COVID-19 – Estado de Emergência alargado a todo o Japão
Japão entra em Estado de Emergência | COVID-19
Lista de Anime e Manga afectados pela COVID-19
Fonte: Anime News Network
Imagem de destaque: Reuters