Esta semana, a Shogakukan lançou Kōnen no Mori e Izanau Mono, obras não publicadas do falecido mestre manga Jiro Taniguchi. A editora realizou uma conferência de imprensa para o lançamento das obras, esta quinta-feira.
Taniguchi-sensei trabalhou em ambos os projetos, simultaneamente, durante cerca de dois anos enquanto estava doente. O mestre faleceu em fevereiro. Tinha 69 anos.
Jiro Taniguchi – Obras Finais do Falecido Mestre Publicadas:
Kōnen no Mori é a história de um rapaz que cresce até à idade adulta, enquanto interage com uma floresta. A obra é diferente do manga típico porque Taniguchi-sensei a criou completamente a cores, com orientação paisagística, em genkō yōshi (manuscrito com quadrados). Era intenção de Taniguchi-sensei que o manga tivesse cinco capítulos. Contudo, na altura do seu falecimento, ele apenas tinha produzido um manuscrito completo para o primeiro capítulo, e um rascunho para o segundo.
O final do livro apresenta mensagens de companheiros de profissão: Natsuo Sekikawa (The Times of Botchan, Hotel Harbour View), Masayuki Kusumi (Kodoku no Gourmet, Sanpo mono), e Baku Yumemakura (The Summit of the Gods, Onmyōji). Os três mestres providenciaram histórias para mangas que Taniguchi-sensei ilustrou.
Izanau Mono publica a obra de Taniguchi-sensei baseada em “Hanabi” (Fireworks), do livro compilação Meido (Realm of the Dead) de Hyakken Uchida. A obra foi feita usando tinta diluída, fluido de correcção, e lápis. O grande mestre desenhou, inicialmente, as ilustrações a lápis, depois um assistente traçou por cima das linhas principais, no manuscrito, e Taniguchi-sensei adicionou os toques finais.
Taniguchi-sensei foi capaz de continuar a trabalhar no projeto, até aos primeiros dias de Janeiro. O mestre disse que apenas 20 das 30 páginas estavam completas, mas os editores incluíram, ainda, as 10 páginas incompletas, com o consentimento da sua família. Adicionalmente, o mesmo livro tem curtas, ensaios, e ilustrações de blocos de notas. O final do livro tem uma entrada de um bloco de notas datado de October 2016, no qual Taniguchi-sensei partilhou os seus pensamentos sobre escrever manga.
Outros lançamentos póstumos de obras de Jiro Taniguchi incluem, o livro de viagem manga de Veneza por Fanfare e Ponent Mon, e a publicação da Rue de Sèvres do projeto La Forêt Millénaire (The Millennium Forest).
Artigos Relacionados:
Devir publica The Walking Man – Manga de Jiro Taniguchi
Faleceu Jiro Taniguchi – Aclamado Criador Manga
Fonte: Anime News Network