Jiro Taniguchi – Obras Finais do Falecido Mestre Publicadas

por Pedro Costa
Jiro Taniguchi - Obras Finais do Falecido Mestre Publicadas

Esta semana, a Shogakukan lançou Kōnen no Mori Izanau Mono, obras não publicadas do falecido mestre manga Jiro Taniguchi. A editora realizou uma conferência de imprensa para o lançamento das obras, esta quinta-feira.

Taniguchi-sensei trabalhou em ambos os projetos, simultaneamente, durante cerca de dois anos enquanto estava doente. O mestre faleceu em fevereiro. Tinha 69 anos.

 

Jiro Taniguchi – Obras Finais do Falecido Mestre Publicadas:

Faleceu Jiro Taniguchi - Aclamado Criador Manga | Jiro Taniguchi - Obras Finais do Falecido Mestre Publicadas

 

Kōnen no Mori é a história de um rapaz que cresce até à idade adulta, enquanto interage com uma floresta. A obra é diferente do manga típico porque Taniguchi-sensei a criou completamente a cores, com orientação paisagística, em genkō yōshi (manuscrito com quadrados). Era intenção de Taniguchi-sensei que o manga tivesse cinco capítulos. Contudo, na altura do seu falecimento, ele apenas tinha produzido um manuscrito completo para o primeiro capítulo, e um rascunho para o segundo.

O final do livro apresenta mensagens de companheiros de profissão: Natsuo Sekikawa (The Times of Botchan, Hotel Harbour View), Masayuki Kusumi (Kodoku no Gourmet, Sanpo mono), e Baku Yumemakura (The Summit of the Gods, Onmyōji). Os três mestres providenciaram histórias para mangas que Taniguchi-sensei ilustrou.

 

Jiro Taniguchi - Obras Finais do Falecido Mestre Publicadas

La Forêt Millénaire

 

Izanau Mono publica a obra de Taniguchi-sensei baseada em “Hanabi” (Fireworks), do livro compilação Meido (Realm of the Dead) de Hyakken Uchida. A obra foi feita usando tinta diluída, fluido de correcção, e lápis. O grande mestre desenhou, inicialmente, as ilustrações a lápis, depois um assistente traçou por cima das linhas principais, no manuscrito, e Taniguchi-sensei adicionou os toques finais.

Taniguchi-sensei foi capaz de continuar a trabalhar no projeto, até aos primeiros dias de Janeiro. O mestre disse que apenas 20 das 30 páginas estavam completas, mas os editores incluíram, ainda, as 10 páginas incompletas, com o consentimento da sua família. Adicionalmente, o mesmo livro tem curtas, ensaios, e ilustrações de blocos de notas. O final do livro tem uma entrada de um bloco de notas datado de  October 2016, no qual Taniguchi-sensei partilhou os seus pensamentos sobre escrever manga.

 

Jiro Taniguchi - Obras Finais do Falecido Mestre Publicadas

Izanau Mono

 

Outros lançamentos póstumos de obras de Jiro Taniguchi incluem, o livro de viagem manga de Veneza por Fanfare e Ponent Mon, e a publicação da Rue de Sèvres do projeto La Forêt Millénaire (The Millennium Forest).

 


Artigos Relacionados:

Devir publica The Walking Man – Manga de Jiro Taniguchi

Faleceu Jiro Taniguchi – Aclamado Criador Manga


 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.