Durante a State of Play de março de 2022, os fãs da franquia JoJo receberam uma grande notícia! O jogo de luta Jojo’s Bizarre Adventure All-Star Battle, exclusivo da PlayStation 3, iria ser relançado no verão para todas as consolas atuais com várias melhorias significativas na jogabilidade de modo a oferecer uma melhor experiência ao jogador.
JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle R é assim um jogo de luta tradicional que mistura os géneros 2D e 3D, com uma enorme quantidade de personagens populares da franquia. O jogo inclui ainda vários modos de jogo, desde single-player como All Star Battle e Arcade, a modos multijogador tanto local como online. O jogador poderá assim experienciar lutar com as suas personagens preferidas da franquia JoJo neste aguardado remaster…
JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle R | |
---|---|
Plataformas | PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S |
Publicadora | Bandai Namco Entertainment |
Desenvolvedora | CyberConnect2 Co. |
Género | Jogo de Luta |
Data de Lançamento | 2 de setembro de 2022 |
Graças à Bandai Namco vamos assim poder analisar e dar-vos a conhecer o mais recente jogo de luta da franquia JoJo, Jojo’s Bizarre Adventure All-Star Battle R.
JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle R – Análise
Se recuarmos alguns anos, JoJo nunca foi uma franquia muito popular no ocidente, embora tenha sido lançada nos anos 80, nunca recebeu a atenção devida pelo público ocidental, provavelmente devido à falta de uma adaptação anime e problemas com direitos de autor nas famosas referências ocidentais que a franquia apresenta.
Vários foram os jogos que a franquia teve, incluindo jogos de luta, porém estes sempre passaram despercebidos pelos fãs de anime, incluindo também o JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle lançado em 2013 para a PlayStation 3. Porém, na última década, devido ao lançamento da adaptação anime pelo estúdio David Production, JoJo passou de uma franquia niche cá no ocidente para um fenómeno tão popular que ninguém na comunidade anime conseguia evitar ouvir falar sobre a franquia.
Com o crescimento tão rápido da franquia no ocidente, rapidamente começou a ser criado especulações e “vazamentos” sobre um futuro jogo de luta com personagens da franquia JoJo. Foi então em março de 2022 que recebemos o primeiro trailer do aguardado fighting game baseado na franquia JoJo, porém não era bem o que os fãs esperavam…
Ao invés de um novo jogo na franquia JoJo, a Bandai revelou que iria relançar para todas as plataformas atuais o jogo lançado em 2013, JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle. De modo a tornar o jogo fresco, o sistema de batalha foi revisto e novos modos de jogo como o modo All Star Battle foram adicionados. Infelizmente, embora tenham adicionado novos modos de jogos, certo conteúdo foi removido do relançamento do jogo como, por exemplo, o modo história…
Numa primeira análise, os combates do jogo são bastante experimentais comparados aos fighters tradicionais, com ataques bastante representativos das respetivas personagens. O balanceamento do jogo pode não ser o melhor, porém as bizarras batalhas, proporcionadas pelos excêntricos personagens da franquia com as suas bizarras habilidades, conseguem oferecer aos fãs de Jojo tardes e tardes de diversão no sofá a lutar contra os seus amigos. Contra os seus amigos, pois o jogo infelizmente oferece pouco conteúdo single-player…
Batalhas
Num jogo de luta vários são os aspetos e conteúdos que podem melhorar a experiência dos jogadores, porém um bom sistema de batalha é necessário para cativar o interesse do jogador. Pelo que é importante dar algum foco no sistema de batalha que JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle R oferece.
As batalhas do Jogo tentam misturar os géneros 2D e 3D, um pouco como Tekken onde o jogador pode desviar-se para o lado, pelo que o campo de batalha, representativo dos vários locais icónicos das várias partes da franquia JoJo, é construído em 3D com várias armadilhas. O jogo segue ainda um formato 1vs1 com assists, ou seja, o jogador tem a opção de escolher dois personagens para utilizar durante o combate, uma personagem principal e outra que ajudará apenas em assistências quando chamada pelo botão especial. O jogo apresenta ainda um esquema de botões simples de entender com várias mecânicas que adicionam complexidade ao jogo.
Existem aproximadamente 50 personagens incluídas no jogo da franquia JoJo, excluindo uma originada de um mangá escrito anteriormente a JoJo pelo próprio Araki. Existem vários arquétipos de personagens no jogo, porém os mesmos podem ser divididos em 2 grupos principais, Utilizadores de Stands e Não Utilizadores de Stands. Os Utilizadores de Stand apresentam todos como habilidade chamar o Stand para a batalha que altera até certo ponto o artesanal do personagem, enquanto os Não Utilizadores de Stand apresentam uma habilidade extra da personagem ao ser pressionado o botão de ativação do Stand.
Depois de algumas horas a combater e experimentar as mecânicas do jogo, talvez este não seja um bom candidato a um jogo extremamente competitivo. Porém, o jogo brilha bastante a representar a bizarrice da franquia, pelo que é bastante divertido experimentar as várias personagens que são tão diferentes entre si. Nenhum fã de JoJo quereria perder a oportunidade de experienciar uma batalha tão bizarra como uma batalha entre um minúsculo cão que controla areia e um vampiro que dispara raios lazer dos olhos e para o tempo durante 5 segundos…
Conteúdo Disponível
Quanto a conteúdo disponível, o jogo apresenta novos modo de jogo, porém, em simultâneo, teve conteúdo removido do jogo original. O clássico modo história do jogo que conta a história da franquia desde a primeira parte à oitava foi removida, sendo introduzido um novo modo de jogo chamado All Star Battle.
Neste modo o jogador encontra várias páginas preenchidas com painéis representativos de uma parte específica de JoJo. Cada página tem um número variado de painéis, e por sua vez estes painéis incluem um desafio que terá que ser concluído, de modo a desafiar o Boss da página no painel central.
A dificuldade dos painéis é bastante variável, com desafios bastante fáceis, a inimigos com Buffs que aumentam o seu dano ou regeneram a sua vida quando não são atacados. De modo a aumentar a diversidade, as batalhas não são canónicas no universo de JoJo, pelo que existem desafios onde, por exemplo, lutamos com o Giorno contra o Jonathan, ou o Josuke da parte 8 contra a Jolyne. Este é um modo de jogo interessante, porém tornasse repetitivo rapidamente após algumas páginas, pelo que preferia o modo história clássico do jogo original.
Para além do modo All Star Battle o jogo inclui ainda, um modo arcade, três modos batalha local com 1vs1, batalhas de equipa e modo torneio, e um modo de treino bastante simples. Existe ainda um modo online com várias opções onde foi fácil encontrar outros jogadores para combater contra. O jogo oferece ainda alguma customização e uma galeria onde é possível verificar artwork obtida durante o jogo.
Embora o conteúdo single-player não seja o melhor, o conteúdo multijogador é surpreendente com vários modos disponíveis e variedade que consegue proporcionar horas de diversão a combater contra amigos que também sejam fãs da franquia.
Juízo Final | JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle R – Análise
Faz alguns anos que os fãs da franquia pediam um jogo de JoJo nas plataformas atuais, e foi uma excelente surpresa recebermos o jogo JoJo’s Bizarre Adventure All-Star Battle, melhorado para as consolas de nova geração e PC pela primeira vez. Vários modos foram removidos do jogo original neste remaster, porém outro conteúdo foi adicionado de modo a compensar a falta do modo história.
Os combates também foram bastante melhorados perante o jogo original, e embora o jogo não apresente o potencial para ser um jogo competitivo na comunidade de jogos de luta, é complexo o suficiente para fornecer horas e horas de diversão aos fãs da franquia.
Assim sendo, embora não recomende este jogo a fãs de jogos de luta que não tenham interesse na franquia JoJo, recomendo que todos os fãs de JoJo a experimentem, pois os combates do mesmo conseguem captar a atmosfera bizarra do anime.
Análises
Jojo's Bizarre Adventure All-Star Battle R
Um jogo de luta 1v1 baseado na franquia de JoJo que consegue captar a atmosfera bizarra do anime e proporcionar tardes e tardes de diversão no sofá aos fãs das bizarras aventuras de JoJo.
Os Pros
- Capta atmosfera da Franquia Jojo;
- Variedade de Personagens;
- Gráficos Melhorados;
- Novas mecânicas de combate.
Os Contras
- Conteúdo Removido;
- Online não tem rollback netcode;
- Modo All Star Battle deixa a desejar.