Esta sexta-feira (30 de agosto 2019), Jorge Fonseca sagrou-se campeão do mundo em judo na categoria de -100kg, ao vencer o judoca russo, Niyaz Ilyasov, na final dos Mundiais de Tóquio.
O atleta de 26 anos alcançou uma marca histórica ao tornar-se o primeiro judoca português a conquistar a medalha de ouro em Mundiais. Feito ainda mais delicioso visto que a vitória ocorreu sobre o terceiro classificado do Mundial de 2018.
Judo – Jorge Fonseca vence Ouro nos Mundiais de Tóquio:
Jorge Fonseca vence a medalha de ouro no campeonato mundial de judo, em Tóquio, em -100 kg. Um momento histórico para o desporto nacional. Obrigado, Jorge! pic.twitter.com/aeuT9BcIaE
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) August 30, 2019
O judoca vinculado ao Sporting, nascido em São Tomé e Príncipe, atingiu a final após derrotar nas meias-finais Elmar Gasimov, vice-campeão olímpico nos Jogos Olímpico do Rio de Janeiro em 2016, por waza-ari.
A sua medalha é a segunda para Portugal nos presentes Mundiais, isto após a medalha de prata conquistada por Bárbara Timo na categoria -70kg, na quinta-feira.
Também na sexta-feira, e na categoria de -73kg, Patrícia Sampaio terminou no quinto lugar, a par da eslovena Klara Apotekar, ao perder o combate pela medalha de bronze frente à brasileira Mayra Aguiar, campeã do mundo em 2017.
Já este sábado (31 de agosto 2019), Rochele Nunes, na categoria +78kg, foi eliminada no segundo combate pela atual campeã mundial, a japonesa Sarah Asahina.
Comentários sobre post