Outubro chegou e com ele uma nova temporada de anime abre-se para nós! Existem alguns títulos nesta temporada que me chamaram à atenção, mas nenhum deles chega perto de Jujutsu Kaisen (Sorcery Fight, na versão inglesa)!
A pergunta que faço quanto a Jujutsu é: será que o novo anime da Jump superará Kimetsu no Yaiba?
Jujutsu Kaisen – Primeiras Impressões
Quero começar por explicar como funcionam os poderes em Jujutsu Kaisen. Enquanto que em Naruto há chakra, em Dragon Ball há ki e em Saint Seiya há cosmo, em Jujustu Kaisen há “energia amaldiçoada”, em inglês Cursed Energy e em japonês Juryoku. A energia amaldiçoada é algo natural de todos os humanos e surge das emoções negativas das pessoas.
Partindo da energia amaldiçoada há três derivações:
- Espíritos amaldiçoados, ou Jurei, são seres criados por uma alta concentração de energia amaldiçoada.
- Utensílios amaldiçoados, objetos com energia amaldiçoada implantada neles.
- Feiticeiros Jujutsu, ou Shamans, pessoas que têm a capacidade de utilizar a energia amaldiçoada.
Jujutsu Kaisen – Primeiras Impressões – As peças no tabuleiro
Por agora há a apresentação de dois personagens principais: Itadori Yuuji e Fushiguro Megumi. Itadori é um estudante do 1ª ano que leva a sua vida de forma despreocupada. Apesar de ter uma boa estrutura muscular ele faz parte do clube de ocultismo de sua escola. Fushiguro é um aluno da Jujutsu High, uma escola de Feiticeiros Jujutsu, e usa a energia amaldiçoada para invocar criaturas das sombras.
Além de Itadori e Fushiguro, também temos um pequeno vislumbre de Sukuna. Ryōmen Sukuna, conhecido como O Rei das Maldições foi o mais poderoso e cruel espírito amaldiçoado. No passado os seus dedos, um total de 20 pois ele tinha quatro braços, foram cortados e transformaram-se em utensílios amaldiçoados de alto nível. O espírito de Sukuna possui Itadori, quando ele come um dos dedos de Sukuna.
Sorcery Fight – Expectativas
Eu quero “bancar o cool” e falar que não espero muito do anime, que se ele for fixe já será ótimo. Mas sou incapaz disso! Estou extremamente hypado para esta série! Como leitor assíduo do manga – e após um primeiro episódio tão bem feito – não posso deixar de esperar muita coisa dele! Deixo um destaque para como os Espíritos Amaldiçoados foram feitos, a meu ver uma belíssima animação!
Quanto à minha pergunta no início: será que Jujutsu Kaisen irá superar Kimetsu? Acredito que há sim esse potencial, mas a MAPPA vai ter que caprichar muito em toda a sua produção! O conteúdo original, criado por Gege Akutami, é excelente e tem mais do que o necessário para ser uma ótima adaptação! O que vocês acharam do primeiro episódio de Jujutsu Kaisen?
4 comentários
Adorei.
A animação está mesmo a meu gosto. A banda sonora cumpriu bem, e as cenas de acção foram muitos bem feitas.
Mas gostei ainda mais do balanço entre a pouca comédia, a introdução da história, a mitologia e o ainda pouco desenvolvimento de personagem.. Gostei de todo este balanço.
Claro que o episódio podia conter menos informação, mas mesmo aí acho que fez um melhor trabalho do que muitos animes.
O itadori é que tem muito mais para descobrir e que me deixou cheio de curiosidade.. O que é ele na verdade e que ele ainda não sabe?
Quero ver mais objectos e espiritos amaldiçoados 😀
Observando o manga vejo que o autor se preocupa muito em explicar as coisas. Há diversos capítulos focados unicamente em explicar certo movimento ou técnica.
Como tudo que acontece em Jujutso é muito fora da realidade, acho justo as explicações, mas as vezes incomoda, entende?
Espero que este problema não ocorra no anime!
entendo sim, por vezes queremos que algo seja explicado, mas não é necessário que nos entreguem tudo, não deixando assim a nossa imaginação funcionar.
entendo sim, muitas vezes precisamos que nos seja explicado vários asuntos de forma a compreendermos, mas quando é demais cansa, muita exposição não deixa nada à imaginação