Jujutsu Kaisen – Primeiras Impressões

por Roberto Filho

Outubro chegou e com ele uma nova temporada de anime abre-se para nós! Existem alguns títulos nesta temporada que me chamaram à atenção, mas nenhum deles chega perto de Jujutsu Kaisen (Sorcery Fight, na versão inglesa)!

A pergunta que faço quanto a Jujutsu é: será que o novo anime da Jump superará Kimetsu no Yaiba?

 

jujutsu kaisen - primeiras impressoes

 

Jujutsu Kaisen – Primeiras Impressões

Quero começar por explicar como funcionam os poderes em Jujutsu Kaisen. Enquanto que em Naruto chakra, em Dragon Ballki e em Saint Seiyacosmo, em Jujustu Kaisen há “energia amaldiçoada”, em inglês Cursed Energy e em japonês Juryoku. A energia amaldiçoada é algo natural de todos os humanos e surge das emoções negativas das pessoas.

Partindo da energia amaldiçoada há três derivações:

  • Espíritos amaldiçoados, ou Jurei, são seres criados por uma alta concentração de energia amaldiçoada.
  • Utensílios amaldiçoados, objetos com energia amaldiçoada implantada neles.
  • Feiticeiros Jujutsu, ou Shamans, pessoas que têm a capacidade de utilizar a energia amaldiçoada.

 

jujutsu kaisen ptanime itadori

 

Jujutsu Kaisen – Primeiras Impressões – As peças no tabuleiro

Por agora há a apresentação de dois personagens principais: Itadori Yuuji e Fushiguro Megumi. Itadori é um estudante do 1ª ano que leva a sua vida de forma despreocupada. Apesar de ter uma boa estrutura muscular ele faz parte do clube de ocultismo de sua escola. Fushiguro é um aluno da Jujutsu High, uma escola de Feiticeiros Jujutsu, e usa a energia amaldiçoada para invocar criaturas das sombras.

 

jujutsu kaisen ptanime primeiras impressoes fushiguro

 

Além de Itadori e Fushiguro, também temos um pequeno vislumbre de Sukuna. Ryōmen Sukuna, conhecido como O Rei das Maldições foi o mais poderoso e cruel espírito amaldiçoado. No passado os seus dedos, um total de 20 pois ele tinha quatro braços, foram cortados e transformaram-se em utensílios amaldiçoados de alto nível. O espírito de Sukuna possui Itadori, quando ele come um dos dedos de Sukuna.

 

ptanime jujutsu kaisen sukuna fingers

 

Sorcery Fight – Expectativas

Eu quero “bancar o cool” e falar que não espero muito do anime, que se ele for fixe já será ótimo. Mas sou incapaz disso! Estou extremamente hypado para esta série! Como leitor assíduo do manga – e após um primeiro episódio tão bem feito – não posso deixar de esperar muita coisa dele! Deixo um destaque para como os Espíritos Amaldiçoados foram feitos, a meu ver uma belíssima animação!

 

jujutsu kaisen cursed art shaman

 

Quanto à minha pergunta no início: será que Jujutsu Kaisen irá superar Kimetsu? Acredito que há sim esse potencial, mas a MAPPA vai ter que caprichar muito em toda a sua produção! O conteúdo original, criado por Gege Akutami, é excelente e tem mais do que o necessário para ser uma ótima adaptação! O que vocês acharam do primeiro episódio de Jujutsu Kaisen?

4 comentários


Também deverás gostar de

4 comentários

Leandro Santos 9 Outubro, 2020 - 10:17

Adorei.
A animação está mesmo a meu gosto. A banda sonora cumpriu bem, e as cenas de acção foram muitos bem feitas.
Mas gostei ainda mais do balanço entre a pouca comédia, a introdução da história, a mitologia e o ainda pouco desenvolvimento de personagem.. Gostei de todo este balanço.
Claro que o episódio podia conter menos informação, mas mesmo aí acho que fez um melhor trabalho do que muitos animes.
O itadori é que tem muito mais para descobrir e que me deixou cheio de curiosidade.. O que é ele na verdade e que ele ainda não sabe?
Quero ver mais objectos e espiritos amaldiçoados 😀

Responder
Roberto Filho 9 Outubro, 2020 - 21:39

Observando o manga vejo que o autor se preocupa muito em explicar as coisas. Há diversos capítulos focados unicamente em explicar certo movimento ou técnica.
Como tudo que acontece em Jujutso é muito fora da realidade, acho justo as explicações, mas as vezes incomoda, entende?
Espero que este problema não ocorra no anime!

Responder
LEANDRO SANTOS 9 Outubro, 2020 - 23:11

entendo sim, por vezes queremos que algo seja explicado, mas não é necessário que nos entreguem tudo, não deixando assim a nossa imaginação funcionar.

Responder
LEANDRO SANTOS 9 Outubro, 2020 - 23:38

entendo sim, muitas vezes precisamos que nos seja explicado vários asuntos de forma a compreendermos, mas quando é demais cansa, muita exposição não deixa nada à imaginação

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.