K-POP Cover Awards Portugal – Entrevista ptAnime

por Cátia Coelho
K-POP Cover Awards Portugal - Entrevista ptAnime

A pouco mais de um mês para os K-POP Cover Awards Portugal 2020, parece-nos uma excelente altura para darmos a conhecer um pouco mais desta gala de entrega de prémios em Portugal, que se realizará no próximo dia 29 de fevereiro, em Lisboa.

O ptAnime entrou em contato com a equipa responsável e realizou a entrevista que poderão ler de seguida. As questões foram respondidas pela Aka, pela Kika e pelo Luís.

Alguma dúvida? Deixem-na nos comentários!

 

K-POP Cover Awards Portugal 2020 anunciam Data e Local

 


 

K-POP Cover Awards Portugal – Entrevista ptAnime

K-POP Cover Awards Portugal - Entrevista ptAnime

Créditos: Philipa France / Da esq. para a dir.: Aka, Luís e Kika

 

ptAnime: Olá a toda a equipa, obrigada por realizarem esta entrevista com o ptAnime. Sabemos que somos novos na área de K-pop em Portugal, mas queremos continuar a investir na mesma e nada melhor que dar a conhecer o vosso projeto. Acho que a pergunta mais importante a ser feita logo de início será: Afinal, o que é o KCAP?

Kika: Olá Cátia, o KCAP (K-Pop Covers Awards Portugal) é uma gala onde premiamos todos aqueles que fazem covers de dança ou canto de K-Pop, quase como os MTV Awards ou os Globos de Ouro. É uma gala de prémios onde o nosso objetivo é premiar aqueles que trabalham para mostrar a sua apreciação pela cultura que é o K-Pop através da dança e do canto. Com esta gala conseguimos também dar a conhecer o que é o K-Pop e a comunidade de fãs a outras pessoas.

 

ptAnime: Quantas edições tem o KCAP e qual foi o motivo do seu nascimento?

Aka: Este ano, o KCAP celebra a sua terceira edição. A primeira foi em 2018, no Centro Cultural de Carnide enquanto que a segunda e a presente vieram parar à Biblioteca de Marvila, que nos acolheu de braços abertos. O KCAP nasceu de uma forma engraçada e de um capricho meu. Uma amiga minha celebrou o seu 21º aniversário em 2017 com uma festa temática dos anos 30 e para a mesma tive de comprar um vestido que se adequasse mais ou menos à altura.

Como o vestido ficou pendurado no roupeiro após isso, o meu cérebro começou a pensar em ocasiões em que poderia usar tal vestido. Um pensamento leva a outro e quando dei por mim estava a escrever à Kika e ao Luís em meados de Abril “Quão fixe seria se houvesse uma gala que celebrasse os covers de k-pop em Portugal?”. Categorias, prémios, etc, começaram a brotar que nem cogumelos e 4 anos depois, aqui estamos nós já na terceira edição.

 

K-POP Cover Awards Portugal 2020 anunciam Data e Local imagem 2

Créditos: Philipa France

 

ptAnime: Agora sobre a gala em si, como tem sido a recepção e reação das pessoas a este evento? O número tem crescido ano após ano?

Kika: Temos tido reações bastante positivas, tanto de jovens como de adultos que sabem o que é o K-Pop. O KCAP ainda é bastante pequeno, vamos para o terceiro ano, portanto ainda estamos a experimentar e a ver o que é o melhor ou pior para a comunidade. Até agora temos tido um bom feedback e o que tivemos de menos bom tomamos como criticas construtivas para nos ajudar a crescer. Infelizmente no ano passado não houve muita aderência, tivemos inclusive de retirar as categorias de canto, mas este ano conseguimos inscrições suficientes para as voltar a ter. Temos a noção que é um processo e desde que continuemos a evoluir e a ter pessoas interessadas no nosso trabalho, é algo que vamos continuar a fazer.

 

ptAnime: Como funciona uma gala KCAP? Quais as atividades que normalmente realizam?

Luís: Uma gala KCAP funciona da seguinte maneira: no início, os nossos apresentadores costumam dar um discurso introdutório escrito por eles, onde também há espaço para agradecimentos e menções honrosas. No começo da gala, apresentamos também alguns vídeos de projetos que fomos organizando ao longo do ano, onde neles as estrelas principais são os coverists que participaram, obviamente! Temos depois a entrega dos prémios de todas as categorias, intercaladas com as atuações de dança e canto que escolhemos – tendo os interessados enviado a sua proposta de atuação antecipadamente, em novembro. No final da gala, ainda sobra tempo para um discurso especial dos organizadores da gala.

Na edição do ano passado, tivemos presentes dois representantes da Biblioteca de Marvila na gala. Esperemos este ano contar com a presença deles novamente! Antes da gala começar, às 16h00, as pessoas podem aparecer a partir das 13h00 para beber Bubble Tea, conviver, comprar merch e fanart nas lojas e, este ano, podem também comer e… Dançar! Vamos ter um jogo de dança K-Pop, chamado Choom Choom, directamente da Coreia do Sul e para ficarem a saber mais sobre ele, vão ter de aparecer dia 29 de Fevereiro em Marvila!

 

Podem ver a gala completa do ano passado (2019) no vídeo abaixo.

 

ptAnime: Existe algum custo para assistir à gala?

Luís: Sim, o custo da entrada para a gala é de 3.50€ para visitante regular e 2.50€ para todos os coverists, performers e nomeados/qualificados. Se os bilhetes forem comprados no próprio dia, o preço aumenta em 1 euro. Para pré-compra basta acederem ao nosso site, AQUI.

 

ptAnime: Acredito que possuam alguns objetivos a longo prazo para este projeto. Será que podiam revelar alguns deles ao nossos leitores?

Kika: O nosso maior objectivo é continuar a dar crédito ao talento português. Mostrar e dar a conhecer o talento que temos em Portugal. Daí ser bastante importante para nós ajudar a partilhar os grupos e solos que existem por todo o país. Honestamente, queremos que o KCAP se torne grande de forma a conseguirmos ajudar os membros da comunidade que estão mais longe, com transportes, talvez um sitio onde treinar, e que tenham menos possibilidades financeiras para se deslocarem, etc. Mas o objetivo a longo prazo é ajudar a comunidade portuguesa a crescer e a tornar-se mais unida.

 

ptAnime: Sabemos que os fãs de música pop sul-coreana portugueses estão sedentos de um evento exclusivo de k-pop em Portugal. Têm intenção de criar algum evento neste sentido no futuro ou o KCAP é-vos suficiente?

Kika: Na verdade, o KCAP só por si já é um evento exclusivo de K-Pop. Mas se estamos a falar de eventos como por exemplo o Anicomics ou o Iberanime mas só para K-Pop… na verdade acho que ainda não pensamos muito sobre isso. Seria sem dúvida um desafio, o KCAP já o é, imagino um evento tão grande e com tantas peças como o Iberanime ou Anicomics. Todos os membros do KCP e do KCAP são estudantes, trabalham ou são trabalhadores-estudantes, então é difícil. O KCAP não faz qualquer tipo de dinheiro a não ser para se sustentar a si próprio para o ano a seguir, então seria muito difícil de nos dedicarmos a tempo inteiro a um projeto dessa envergadura.

 

K-POP Cover Awards Portugal 2020 anunciam Data e Local imagem 3

Créditos: Philipa France

 

ptAnime: Falando dos fãs de k-pop, agora queremos saber a vossa opinião naquilo em que são especialistas: as covers. O que acham das covers que se fazem em território português e da sua evolução em termos de quantidade, diversidade e qualidade?

Luís: De facto, a comunidade de K-Pop covers cresce cada vez mais no nosso país e é bem bonito de se ver. Cada grupo tem a sua cor, a sua história, o seu background, o seu conceito, o seu estilo… Existe tanta diversidade na nossa “pequena” comunidade, faz-nos sentir bastante orgulho. É por esta razão que criamos a página e organizamos a gala, para enaltecer todo o trabalho árduo e dedicação que cada grupo/solista põem nos seus vídeos! Somos basicamente uns “tios” babados!

 

ptAnime: Antes de terminarmos a entrevista, será que os nossos leitores podiam conhecer os responsáveis por detrás do KCAP, com uma pequena apresentação da equipa?

Aka: A equipa é composta por 6 elementos em que cada um tem uma tarefa mais especifica, mas fazemos todos de tudo um pouco. Começou comigo (24), com a Kika (24) e com o Luís (25), que organizamos o evento em si, tratamos de parcerias, estamos em constante contato com os grupos, etc. Para esta edição adicionámos mais 3 pessoas à equipa, a Ana Teles (25) que trata das nossas finanças, a Nádia Lopes (22) que trata da decoração e catering, que em conjunto tratam de manter o nosso Instagram atualizado com os mais recentes covers e o Eduardo Vidal (24) que trata da parte informática, do júri e ajuda com os audiovisuais no dia do evento.

 

ptAnime: Como é que as pessoas podem acompanhar o vosso projecto e todas as novidades?

Aka: Podem ficar a saber todas as novidades através do nosso Instagram e Facebook: @kpopcoversportugal. No nosso Youtube ‘K-Pop Covers Portugal’ vão encontrar uma playlist com todos os covers do mês presente e os nossos projetos. No nosso site Wix podem encontrar todos os detalhes sobre o KCAP: Cliquem AQUI.

 

K-POP Cover Awards Portugal 2020 anunciam Data e Local imagem K-POP Cover Awards Portugal - Entrevista ptAnime

Créditos: Philipa France

 

Gostaram desta entrevista? Possuem alguma dúvida? Deixem-nas nos comentários abaixo!

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, cliquem AQUI

 


Artigos relacionados

HALO Portugal – Entrevista com os Administradores do Grupo

KARD Portugal – Entrevista com a Administradora Inês Teixeira


 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.