K-Pop – O Melhor do Mês de Agosto

por Nayuki
K-Pop - O melhor do mês de agosto

 

K-Pop – O Melhor do Mês de Agosto

 

E com a chegada do mês de setembro, eu decidi iniciar uma nova rubrica aqui no ptAnime. Desta vez trago-vos um artigo com as melhores músicas de k-pop, na minha humilde opinião, que saíram durante o mês de agosto. Como é a primeira vez que faço algo do género, acho importante fazer algumas considerações.

Em primeiro lugar, para aqueles que são inexperientes no assunto, sai muita coisa sul-coreana por mês. Existem grupos que fazem debuts, álbuns inteiros que saem, grupos que lançam álbuns no Japão e artistas a solo que se estreiam. A probabilidade de alguém ouvir tudo é quase nula. No meu caso, eu tento ouvir o que o meu tempo livre me permite.

Em segundo lugar, a lista não tem necessariamente uma ordem. Não gosto muito da ideia de dar ênfase a uma música em específico. Se o fizesse provavelmente o seu lugar na lista teria influência de eu ter proximidade com o grupo/artista e por aí. Então levem esta lista simplesmente como indicações pessoais de uma amiga que assim como vocês gosta de k-pop.

Por fim, opinião e gosto são coisas muito particulares e dificilmente se vão identificar a 100% com as minhas preferências. Tendo isto em conta, vamos lá ouvir as músicas escolhidas!

Nota: As músicas encontram-se por ordem de lançamento.

 

N.Flying – The Real

Apesar de serem um grupo formado em 2013, conheci os N.Flying este mês enquanto procurava as estreias de agosto. É uma banda – posso chamá-los assim porque muitos dos integrantes tocam algum instrumento musical – mais virada para o rock. Contudo têm músicas incríveis e “The Real” tornou-se facilmente um dos singles que mais ouvi este mês. Fica então a dica para aqueles que ainda não conhecem estes meninos.

 

9Muses – Love City

9Muses, aquele grupo que tem nove no nome e só quatro integrantes. Também podemos apelidá-lo de “como não gerir um grupo” – desabafos. Mesmo assim eu gosto da maioria dos trabalhos deste grupo. Fico chateada sempre que sai mais alguma integrante, mas é uma questão de hábito. “Love City” foi uma surpresa agradável neste mês de verão.

 

Yesung (Super Junior) & Cheon Dan Bi – 오늘따라 조금 더

Sobre esta música, pelo que percebi não houve uma tradução oficial do título para inglês. Pelas poucas views do MV, provavelmente poucas pessoas viram esta música. Também nunca ouvi falar da Cheon Dan Bi e não acompanho o trabalho dos Super Junior. Mesmo assim, esta música é incrível e muito sentida, arrepiei-me a primeira vez que ouvi. Fica aqui a indicação de uma artista underground que me surpreendeu.

 

Girls’ Generation – Holiday

Das músicas que estão aqui é provavelmente a que eu menos gosto, ainda que seja divertida. Acho que no geral é essa a minha opinião sobre as Girls’ Generation – ou SNSD. É um grupo divertido e que merece uma salva de palmas pelo décimo aniversário.

 

WINNER – Love me Love Me

Em agosto WINNER lançou dois music videos, “Love Me Love Me” e “Island”. Das duas músicas, gostei bastante da vibe da primeira. Não me considero mega fã do grupo, porém gosto de várias coisas deles e este trabalho em específico fez parte da minha playlist do mês.

 

Blanc7 – Hello

Gosto tanto dos Blanc7! Conheci o grupo graças a um canal no youtube de uma brasileira que estuda na Coreia do Sul. Ela gravou vários vídeos na companhia deles e eles pareceram super queridos. Independentemente disso, depois do seu debut no final do ano passado, tudo o que ouvi destes meninos me conquistou. São um grupo de pouca relevância da Coreia e estão a fazer mais sucesso a nível internacional, mas para quem ainda não os conhece fica a recomendação.

 

Taeyang (BigBang) – Darling

Parte polémica do artigo. Acho sempre injusto afirmar que não gosto de um grupo, mas tenho de ser muito sincera. Conto pelos dedos de uma mão as músicas dos BigBang que ouvi inteiras. Não gosto do conceito nem do estilo. Tenho noção da importância e relevância do grupo no cenário do K-pop e que muitos ocidentais começaram a seguir esta indústria graças aos BigBang.

Também admiro que sejam dos poucos grupos que conseguem manter a sua popularidade tantos anos depois, mas simplesmente para mim não funciona. Em relação ao Taeyang especificamente e pondo as polémicas e asneiras que ele faz de lado, o álbum White Night lançado este mês está emocionante, incrível e todos os adjetivos do dicionário que quiserem usar.Darling” é apenas uma das músicas que eu adorei. Se tiverem oportunidade ouçam, pelo amor de Deus, o álbum inteiro porque vale muito a pena.

 

Sunmi – Gashina

É muito bom ver uma integrante do ex-grupo Wonder Girls a lançar algo novo. Não acompanhei a carreia a solo da Sunmi mas “Gashina” é um tema bastante interessante e o MV também.

 

Jackson Wang – Papillon

Primeiro single a solo do Jackson em grande! Viciei-me nesta música desde que a ouvi a primeira vez. Adoro GOT7 e fico muito contente que a carreira a solo de um dos membros comece com uma música destas.

 

TREI – Up

Nunca ouvi sequer falar deste grupo ou dueto. Procurei na Internet e metade das coisas estão em coreano pelo que, vamos apenas dizer que a música é muito boa e não sai da cabeça depois de a ouvirem a primeira vez. Encontrei este music video porque tenho o canal da 1theK subscrito. Para quem quiser conhecer mais dos TREI, clique aqui.

 

HyunA – DART

https://www.youtube.com/watch?v=byUHqqaq3p0

A menina que ficou mundialmente conhecida pela sua participação em Gangnam Style, Hyuna, lançou o seu sexto mini-álbum “Following”, este mês. Apesar de o MV escolhido para ser a *marca* deste lançamento ser “Babe”, “DART” chamou-me muito mais à atenção. A HyunA e o seu antigo grupo 4minute – que deu disband em 2016 – foram um dos motivos para eu entrar no mundo do K-pop. Contudo depois que o grupo se separou não acompanhei mais o trabalho da HyunA.

 

Jungkook – 2U (Cover)

Apesar de ser um cover de uma música do David Guetta com o Justin Bieber, esta versão do membro mais novo dos BTS é incrivelmente bonita e tocante. Vou colocar este cover nas recomendações de agosto porque prova que muitos dos idols coreanos têm sim uma voz fantástica. Adoro o Jungkook, não só pelo talento dele e pelo que representa nos BTS, mas também por tudo aquilo que transmite. Espero que um dia ele lance músicas originais.

 


K-pop – Disbands e Ocidentalização


 

Em suma, acho que foi um mês interessante e com alguns comebacks esperados. De todas as novidades, destaco principalmente a “Papillon” do Jackson – que rap monstruoso! E vocês? Quais foram as músicas que fizeram parte da vossa rotina ao longo deste mês?

 


Artigos sobre K-pop


 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.