Como já é norma, este artigo é constituído por 10 entradas do que considero serem os melhores lançamentos de janeiro de 2022, sem qualquer ordenação. Obviamente poderão haver omissões que são escandalosas para vocês, mas espero que compreendam.
Sem mais demoras, deixo-vos aqui as minhas 10 recomendações relativas a este mês!
>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI! <<
K-Pop – O Melhor do Mês de Janeiro de 2022
P1Harmony – Do It Like This
Estou a adorar a mistura da batida de hip hop com a bassline e sintetizador fantásticos, penso que criaram uma faixa bastante cativante e viciante!
Penso que um ponto positivo a retirar das músicas deste grupo masculino é sempre o rap, apesar de ser um grupo ainda recente, os rappers mostram bastante potencial.
Toda a gente envolvida no lançamento fez um bom trabalho. “Do It Like This” é divertida, é energética, tudo parece encaixar no sítio certo, espero que este ano seja bem mais ativo para o grupo do que 2021.
GOT the beat – Step Back
Cá está a estreia do novo grupo da SM Entertainment, o novo super grupo, Girls On Top, ou neste caso, a primeira unit, GOT the beat.
Apesar de não ter um MV propriamente dito, penso que este vídeo é uma boa opção para demonstrar a qualidade de cada uma das membros e relembrar a todos o que cada uma destas raparigas é capaz.
Estou surpreendido, mas ao mesmo tempo não estou, com a inclusão da BoA no alinhamento. E digo surpreendido porque a BoA não é alguém que vejo num grupo porque sempre fez a sua carreira a solo, no entanto, não estou surpreso porque imagino que ela seja um dos focos da SM para atrair atenção de vários pontos da Ásia.
Kim Yo Han – DESSERT
Bem, o início do vídeo em nada dá a entender o estilo de música que ouvi! Esperava algo sinistro ou obscuro e acabei por levar com algo groovy e um pouco sedutor.
Tenho a dizer que adoro o guarda-roupa do Yo Han e os cenários usados neste MV. A meu ver, tudo isso passa um bocado de elegância mas também um lado misterioso deste artista e membro dos WEi.
Acho que a música deu-nos a oportunidade de apreciar as qualidades do Yo Han. Tanto a voz bastante agradável, a qualidade como rapper e a habilidade no que toca a dança. Os WEi têm um verdadeiro all-rounder.
ENHYPEN – Blessed-Cursed
Por esta altura, os ENHYPEN têm bastante do “HYPE” em tudo o que fazem. Basicamente é êxito atrás de êxito.
Nesta música não há o passar do 8 ao 80, eles começam logo com o 80! Este refrão é maravilhoso: é poderoso, não pede licença, é SUPER viciante.
Também fiquei fascinado com a estética de final dos anos 90 e início de 2000. Já não via algo assim tão in your face como este vídeo.
Algo que acho importante referir é que esta é uma rara ocasião em que todos os membros estão com um look arrasador e em que não é possível escolher apenas um. É a era de todos os membros!
Wheein – Make Me Happy
Sou um apaixonado pelos vocais da Wheein, admito. Considero que esta faixa é perfeita para que ela consiga demonstrar tudo o que consegue fazer.
Para quem gosta de vídeos que sejam aesthetically pleasing, então este MV é fascinante. Tudo no lançamento grita heartwarming e animador.
Realmente, “Make Me Happy“ é o título perfeito pois acho que é isso que ela faz, deixa-nos a todos felizes.
Taeyeon – Can’t Control Myself
Visualmente, acho que este MV é bastante impactante e em alguns momentos, até mesmo chocante, pelos cenários em que a Taeyeon se encontra.
O refrão da música é absolutamente incrível, é carregadíssimo a nível sentimental, é emocional, é dos melhores que já ouvi em baladas de K-Pop.
No MV, há uma cena que me impacta bastante: refiro-me à altura que a Taeyeon canta “feels like heaven, feels like hell” ao mesmo tempo que visualmente está destroçada, quebrada psicologicamente.
Recentemente, a Taeyeon tem crescido bastante em mim e esta música é a cereja no topo do bolo após uma faixa incrível como foi “Weekend“. Os meus parabéns à Taeyeon pelo papel que desempenhou aqui, a qualidade de atriz está lá, sem sombra de dúvida.
Yuju – Play
Aqui está a estreia de, na minha opinião, a melhor voz das antigas membros das GFRIEND. Andei algum tempo a ponderar o que cada uma delas iria fazer depois do disband, no entanto, fico contente por saber que a Yuju irá (aparentemente) apostar numa carreira como cantora a solo.
Fiquei muito contente com a música. Adoro a instrumental em torno de um instrumento de cordas (que não consigo identificar). Penso que a música transmite uma vibe misteriosa e ao mesmo tempo, um pouco sedutora.
Acho que o MV está muito bem feito e enquadra-se bem com a música, ajudando a passar a imagem misteriosa que mencionei acima.
ATEEZ – Don’t Stop
https://www.youtube.com/watch?v=n-4sZWi5LLw
Este deve ser um dos primeiros lançamentos dos grupos ligados com a plataforma UNIVERSE, diretamente para a mesma, que adorei. Posso estar biased porque sou um grande fã deste grupo masculino, mas ouçam.
O aspeto cinematográfico do MV, o aspeto underground que os ATEEZ aparentemente começaram a dominar, a mistura entre estiloso com um look gangster, a nível visual, o MV faz check em todas as caixas, está fantástico.
Gostei em especial do facto de voltarem a fazer referência ao passado pirata deles.
Só tenho pena de não ver os membros a cantarem e a coreografia, no próprio MV, porque de resto… isto está tão bom como uma faixa principal que o grupo poderia vir a lançar.
Mark Tuan – My Life
Uma balada de um dos membros dos GOT7? Mais, por favor.
O facto de ser uma música completamente em inglês certamente irá ajudar muito o Mark. Adoro a voz dele aqui, ele não puxa demasiado por ela, mantém-se num campo onde se sente confortável e é maravilhoso de se ouvir.
O instrumental a ser iniciado pelo piano é muito bom. É algo simples, mas felizmente não precisa de mais nada para fazer brilhar o Mark que fez tudo na perfeição para tornar esta uma música sentimental, poderosa e tão boa!
PENTAGON – Feelin’ Like
Estou fascinado com esta música. Adoro o conceito “vogue-ish” que os PENTAGON escolheram para o lançamento. O instrumental é simples e acho que cada membro desempenha um bom papel no MV.
Gosto bastante do estilo do MV, os cenários super fancy, o guarda-roupa bastante classy, está tudo tão bem feito, estou completamente apaixonado por esta faixa.
Acho que os membros fizeram um bom trabalho ao esconder a ausência do seu vocalista principal e líder, o Hui. Estão de parabéns com “Feelin’ Like”, que passou a ser uma das minhas músicas favoritas dos PENTAGON.
Podem ouvir todas as músicas desta lista no Spotify (inclui mais sugestões para além das mencionadas acima):
E damos por concluída a lista relativa a janeiro de 2022! Concordam com as minhas escolhas?
Até ao próximo mês!
Artigo Relacionado: