Maio foi um mês complicado. Ao mesmo tempo que vi grupos e artistas que adoro voltarem, vi outros dissolverem-se – vou falar um bocadinho disso mais à frente neste artigo.
Por um lado a maioria dos artistas que eu acompanho não me desiludiram, por outro vi o regresso das EXID e dos Winner que ficaram aquém das minhas expetativas. Gosto de escrever estas adendas no começo do artigo para não deixar ninguém a perguntar-se onde estão alguns artistas.
Também não me vou focar nos GOT7 porque já foi feita uma análise muito completa do seu novo álbum, pelo meu colega Baltas. Não se esqueçam de a conferir também!
Posto isto vale também lembrar que certamente gostei de bem mais do que cinco músicas ao longo deste mês, mas que prefiro deixar a lista só com o que brilhou mais em maio.
Vejam aqui todos os artigos relativos às Recomendações Mensais de K-Pop
K-Pop – O Melhor do Mês de Maio 2019
Park Bom – 4.44 (feat Wheein)
https://www.youtube.com/watch?v=hztJ97XpSi8
Park Bom é uma das artistas que mais admiro neste mundo do K-pop e Mamamoo é o meu grupo favorito de sempre. Escusado será dizer que ouvir uma música da Park Bom com o toque da voz da Wheein foi uma ótima maneira de abrir o mês de maio. Achei lindo o MV e a própria música. Adorava tê-las visto a atuar juntas.
Ladies’ Code – Feedback
Sabem o que adoro das Ladies Code? Que, apesar de tudo, seguiram em frente por saberem que isso era o que as outras integrantes sonhavam e por conseguirem surpreender-me sempre que voltam – seja nos debut solo das integrantes ou do grupo. Ladies Code não é só uma história triste, mas sim um grupo que continua a diferenciar-se. “Feedback” certamente é diferente da maioria dos lançamentos desde mês e não deixa de ser uma lufada de ar fresco.
BVNDIT – Dramatic
Se bem se lembram, BVNDIT foi o melhor debut do mês passado para mim. Fiquei surpreendida por regressarem já este mês com uma nova música. E mais uma vez adorei o trabalho delas. Eu acho-as muito diferentes do que tem sido lançado e dos grupos femininos mais recentes. O que mais se destaca para mim é a voz mais grave da maioria das integrantes. “Dramatic” é muito viciaste e apesar de não ter vindo acompanhada de um MV, não tira o mérito. Espero sinceramente que continuem a ser ativas.
CLC – ME
Fiquei super entusiasmada quando a Cube anunciou que as CLC retornariam ainda este mês. Desde “NO” que comecei a olhar para o grupo de maneira diferente – provavelmente por sentir que elas se encontraram. Depois de “ME” devo confessar que acredito que elas tenham o necessário para se tornarem um dos maiores grupos da próxima geração. “ME”, sem dúvida, é uma das melhores músicas delas, indo de encontro a “Black Dress” e a “No” sem deixar de apresentar coisas novas.
ONEUS – Twilight
A estreia de ONEUS em Janeiro foi das melhores do ano até agora para mim. Como estão numa ótima empresa já tiveram o seu primeiro comeback – no mesmo dia das CLC. Sinto que eles não estão a ter tanta atenção como mereciam. O vídeo de “Twilight” foi gravado em Itália e o resultado final ficou muito bonito. Sem contar que eles têm mesmo muito talento.
Debut do mês
Pessoalmente acho que o mês de maio foi um ótimo mês em termos de debuts, pelo que vou destacar um e recomendar que conheçam os outros grupos.
Onewe é um grupo já existente, mas que agora teve o seu debut pela RBW. Fico muito feliz por eles porque é sem dúvida uma das empresas mais humanas na indústria da música coreana e acredito que eles mereçam uma segunda oportunidade. Gostei muito de “Ring on my Ears”.
https://www.youtube.com/watch?v=ACbPazgTfBs
Outros debuts que adorei:
Destaque do mês
Normalmente uso esta secção do artigo para falar de alguma coisa que aconteceu de impactante para a indústria. Costumo também falar de acontecimentos positivos. Mas este mês vai ser diferente. Sinto que tenho obrigação de mencionar o que aconteceu com Pristin. Temos visto vários grupos a separarem-se – 2019 tem sido um péssimo ano nesse sentido – mas ver um grupo tão recente e que atingiu tanta popularidade dissolver-se, deixa-me muito triste.
Nunca consegui entender o porquê da Pledis só lhes ter dados duas músicas e uma sub-unit. Não faz sentido. A empresa tem recursos e grupos grandes na atualidade. Pristin foi reconhecido quase de imediato e mesmo assim ficaram um ano completamente desaparecidas.
Quando eu digo que não gosto de me apegar a grupos da Pledis é por este motivo. Que péssima administração. Pelo menos anunciaram o final do grupo formalmente. Já After School continua no esquecimento.
#ThankYouPristin
Fica aqui a playlist com as músicas mencionadas ao longo do artigo:
Qual foi a vossa música preferida do mês de Maio?
>> Para mais notícias sobre K-pop, cliquem AQUI
Para conhecerem todos os comebacks e debuts de Junho, cliquem AQUI <<
Interessado em adquirir produtos relacionados com K-pop, como os da imagem abaixo, ou outros?
É só enviar uma mensagem privada para o Facebook da Loja ptAnime (clica aqui!) ou um e-mail para [email protected], com o teu pedido!