Com 35% de participação no mercado global de streaming de música, o Spotify é um dos serviços de streaming mais populares em todo o mundo. A plataforma sempre foi uma escolha popular para fãs de K-Pop, que foram parcialmente “abandonados” após se aperceberem que as músicas de K-Pop pela popular empresa de música, Kakao M, foram removidas do Spotify, globalmente.
No início de fevereiro de 2021, o Spotify finalmente lançou a sua plataforma na Coreia do Sul, território onde serviços de streaming como o Melon e o Genie têm dominado o mercado durante anos. No entanto, desde o primeiro dia, nenhuma música distribuída pela Kakao M estava disponível para streaming no Spotify Coreia. Isto, muito provavelmente, sucede pois a Kakao M é a empresa encarregue pela Melon, a maior concorrente direta do Spotify, no país.
Naturalmente, os fãs coreanos que estariam à espera de experimentar o serviço, ficaram desapontados. Agora, os fãs internacionais estão também a ser afetados. A partir do dia 1 de março, todas as músicas distribuídas pela Kakao M foram removidas do Spotify em todos os territórios pelo mundo.
A Kakao M distribui música para muitas das maiores agências de K-Pop e por causa disso, faixas de vários grupos estão ausentes da plataforma. A lista de artistas afetados, inclui os seguintes:
- MAMAMOO;
- SEVENTEEN;
- IU;
- MONSTA X;
- GFRIEND;
- The Boyz;
- Sunmi;
- (G)I-DLE;
- BTOB;
- Apink;
- P1Harmony;
- DreamCatcher;
- Epik High;
- SISTAR;
- CRAVITY
- Cosmic Girls;
- E muitos mais…
Todas e quaisquer músicas destes grupos, que tenham sido lançadas através da Kakao M desde 2019, já não se encontram disponíveis para streaming no Spotify. Embora os fãs em alguns territórios tenham alegado que algumas faixas ainda se encontrem disponíveis para eles, é incerto se isto continuará a ser o caso, podendo vir a ser removidas dentro de pouco tempo.
Até ao momento, nem o Spotify nem a Kakao M lançaram qualquer declaração sobre o porquê destas músicas terem sido removidas. Apesar disto, o Tablo dos Epik High fez alguns comentários no Twitter para elucidar um pouco sobre a situação. No seu tweet, ele refere um desacordo entre a KakaoM e o Spotify.
Apparently a disagreement between our distributor Kakao M & Spotify has made our new album Epik High Is Here unavailable globally against our will. Regardless of who is at fault, why is it always the artists and the fans that suffer when businesses place greed over art?
— tablo (@blobyblo) February 28, 2021
Sem surpresas, os fãs de K-Pop por todo o mundo estão desapontados e zangados com a decisão. Muitas fanbases estão a juntar-se para exigir respostas das duas empresas, levando a que tanto a Kakao M como o Spotify estejam no top 5 de tendências mundiais do Twitter.
>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!
Para saberes todos os Comebacks de Março de 2021, clica AQUI! <<
Artigos relacionados:
Spotify lança oficialmente Serviço na Coreia
Kakao M confirma Reality Show com a Lee Hyori
Fonte: Koreaboo