Título: Kakuriyo no Yadomeshi
Adaptação: Novel
Estúdio: Gonzo
Demografia | Género: Demónios, Sobrenatural
Ficha Técnica: Indisponível
Kakuriyo no Yadomeshi – Opening
“Touka no Manimani (灯火のまにまに)” de Nao Touyama
Kakuriyo no Yadomeshi – Primeiras impressões
Kakuriyo no Yadomeshi gira em torno de uma menina orfã capaz de ver ayakashis e interagir com eles. Abandonada desde criança e adotada logo de seguida pelo seu avô, Aoi é uma jovem perfeitamente adaptada à sua condição especial. A sua relação com os ayakashi é bastante positiva uma vez que, no passado, foi salva por um.
No entanto, as coisas mudam de figura quando Aoi é raptada pelo deus Oodanna, alegando que esta era sua noiva. Segundo Oodanna, o avô de Aoi deu a mão da neta a este deus e dono da pousada Tenshinya, como pagamento de uma dívida. Assustada e sem se querer render a este belo, digo malvado, ayakashi, Aoi compromete-se a trabalhar na pousada.
Kakuriyo no Yadomeshi – Mais do mesmo ou algo mais?
Algo familiar? Não sei… assim com obras que envolvem o folclore japonês… assim tipo: Kamisama Kiss? Pois é, depois deste primeiro episódio devo dizer que têm as suas semelhanças!
Menina orfã e sem possibilidades – ok, uma mais inútil que outra, esta parece ser bastante capaz – acabam unidas com um poderoso ayakashi como par romântico. A premissa não é nova, resta saber se poderão conquistar os espetadores com algo mais.
Kakuriyo no Yadomeshi é baseado num novel, e sabe-se que terá 26 episódios. Confesso que fiquei surpreendida com esta aposta do estúdio Gonzo. É preciso muita confiança na obra de origem para confirmar desde logo duas temporadas nos dias de hoje.
Terá a aposta do estúdio Gonzo fundamento?
Eu acredito que sim, sobretudo pela narrativa exposta no primeiro episódio. Neste, foram-nos dadas pistas de que esta obra poderá ter contornos complexos e, quem sabe, bastante interessantes. A curiosidade suscitada pelo mistério do passado de Aoi leva-me a crer que o conteúdo dramático poderá ser uma adição imediata e repleta de surpresas – o que contrasta com o tom leviano da maioria do episódio.
Além da protagonista, o próprio universo do folclore japonês está bastante interessante (muito semelhante ao de Kamisama Kiss), repleto de mistério e com a certeza de que haverão problemas, conspirações e outras coisas giras que irão apimentar – assim espero – esta série.
E depois há o romance…
Especulações à parte, o possível trio amoroso é interessante, amor predestinado versus colega de trabalho adorável. Infelizmente não percebi bem o suposto protagonista masculino. Foi-nos dado tão pouco e tão superficial que ainda não percebi se possui de facto uma personalidade forte ou será mais uma personagem tipo.
Kakuriyo no Yadomeshi – Ambiente e Banda sonora
Por outro lado, a execução da animação e banda sonora foram incríveis!
- Opening excelente, frenético, repleto de referências ao folclore japonês e à cultura japonesa ancestral;
- Ending igualmente interessante, ambos com música perfeitamente adequada;
- Temas musicais em instrumentos de corda e cânticos que nos remetem a festivais tradicionais asiáticos;
- Ambiente e coloração perfeitamente adequados aos momentos;
- Uma animação com momentos bastante bons em fluidez e movimento de câmara.
Ou seja, neste departamento não temos muito por onde nos queixar – posso, claro, tentar alegar que os olhos da protagonista parecem estranhos às vezes, mas já estaria a ser picuinhas de mais.
Kakuriyo no Yadomeshi – Juízo Final
Kakuriyo no Yadomeshi deixa-me mesmo dividida! Por um lado, encontro-me completamente rendida pela banda sonora (incluindo o voice acting) por outro, as personagens deixam-me de pé atrás.
Claro que pela minha experiência o genérico pode dar lugar a algo de muito especial. Kamisama Kiss e Wolf Girl & Black Prince são alguns dos exemplos de como personagens e enredo básicos e cliché levaram à criação de obras únicas de romance.
Acho que será mais um: vamos ver para crer mas, caso o meu “feeling” esteja certo, esta poderá ser “o novo Kamisama Kiss”.
Análises
Kakuriyo No Yadomeshi
Este foi um primeiro episódio cheio! No entanto, ao mesmo tempo que nos revela muito, não nos mostra o suficiente para sabermos o que achar ao certo desta série. Será o "vamos ver o que nos trás".
Os Pros
- Animação
- Banda Sonosa
- Mistério
Os Contras
- Personagens aparentemente estereotipadas