Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga – Análise

por Roberto Filho
Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise

Título: Karate Shoukoushi Kohinata Minoru
Autor: Yasushi Baba
Volumes: 50
Capítulos: 500
Revista: Young Magazine (Weekly)
Demografia | Género: Seinen | Ação, Comédia, Artes Marciais, Romance, Desporto

 

Se existe um modelo de manga que eu não recuso é um bom manga de artes marciais, principalmente quando ele envolve escolas e clubes, o que é típico de muitos shounen e alguns seinen. Tenjou Tenge é uma das minhas obras favoritas e, bem, ela tem os dois. Na minha busca por alguma manga que se encaixasse nesses padrões eu encontrei Karate Shoukoushi Kohinata Minoru e após 500 capítulos aqui está minha opinião!

 

Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Capa manga

 

O pequeno príncipe do Karaté

Traduzindo de forma simples Karate Shoukoushi significa o pequeno príncipe do karaté, e Kohinata Minoru é nosso personagem principal! Manga lançado entre 2000 e 2012 na Young Magazine, escrito e desenhado por Yasushi Baba.

Em Karate Shoukoshi nós acompanhamos Kohinata Minoru, um tímido estudante que acabou de entrar na Universidade de Reinan, famosa pelos seus clubes focados em desportos, conhecida por mandar vários dos seus alunos para as olimpíadas. Minoru era membro do clube de ginástica, porém ele foi expulso e sofreu bullying dos seus senpais.

Um dia, enquanto sofria bullying por ajudar a sua amiga Misaki Nana no treino, Minoru foi salvo por Mutou Ryuuji, e teve o primeiro contacto da sua vida com Karaté. Após ficar impressionado com a força de Mutou, Minoru aceita entrar no Segundo Clube de Karaté da Universidade e, como em todo bom manga, tendo sua vida totalmente transformada.

 

Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Batalha

 

Podemos dividir Shoukoushi em dois grandes momentos, a primeira parte que é muito focada em lutas e situações dentro da universidade, torneios e problemas com outros clubes, e a segunda parte que mostra muito do amadurecimento dos personagens, onde eles migram o foco para lutas profissionais e torneios onde o estilo principal é o Muay Thai.

 

Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Cap 328

 

Vamos a uma pequena apresentação dos personagens mais importantes!

  • Minoru Kohinata, como já vimos, nosso protagonista e novato em Kaburagi-Ryo Karate 1-Dan.
  • Misaki Nana, amiga de infância de Minoru e integrante do Clube de Ginástica.
  • Mutou Ryuuji, membro do Segundo Clube de Karaté da Universidade Reinan, faixa preta em Kaburagi-Ryu Karate 2-Dan, extremamente violento e agressivo.
  • Minamo Hiroki, capitão do Segundo Clube de Karaté, faixa preta em Kabuari-Ryu Karate 3-Dan.

São muitos personagens para cobrir aqui então fiquemos com estes, eles são os principais na primeira etapa do manga. Conforme a história desenvolve Minoru torna-se um sénior e outros novatos vão entrando como tal, estes detalhes relativos aos personagens só têm sentido até determinado ponto da trama.

 

Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Cap 16

 

 

O grande destaque de Karate Shoukoushi

A história sofre de altos e baixos, tenho minhas ressalvas quanto a alguns personagens e momentos. Acredito que por diversas vezes o autor se perdeu ao explorar uma situação ou personagem, em outros, ele explora e expande alguns secundários de forma mestre. Mas Karate Shoukoushi não se destaca pela história, ela é boa, mas não excelente. O grande destaque está na arte!

O traço de Baba-sensei começa bom, mas normal, ele desenvolve-se e, mais ou menos pelo Volume 30, ganha um grande upgrade, principalmente a musculatura dos lutadores, os detalhes das lutas, o impacto dos movimentos, tudo isso traz um grande peso às lutas, como é um manga muito próximo ao real, esses detalhes fazem toda a diferença para passar realismo nas lutas.

 

Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Bullying Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Protagonista

 

Com uma grande parcela de comédia e situações inusitadas Karate Shoukoushi garante um bom entretenimento, momentos emocionantes e lutas empolgantes! Porém perdeu-se no seu crescimento, claro que esse é o meu ponto de vista, com muitas histórias paralelas e desfechos a faltar KS terminou com “somente” 500 capítulos, um bom final, mas não completo. A sua continuação chama-se Karate Shoukoushi Monogatari, alguns anos se passaram e o nosso querido Minoru Kohinata não é o personagem principal, mas em algum momento ali haverá seu desfecho.

 

Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Smash his Mubyoushi

Karate Shoukoushi Kohinata Minoru Manga - Análise - Luta

 

Ainda não li Monogatari, mas podem ter a certeza que assim que eu ler virei falar dele aqui!

Por agora, ficamos assim, se gostares de um bom seinen, com comédia e artes marciais levadas a sério, Karate Shoukoushi Minoru Kohinata é um prato cheio! A leitura não será em vão e, tal como eu, ficarás com um gostinho de “quero mais” na boca.

Nos vemos no próximo artigo, não deixes de comentar e nos acompanhar nas redes sociais 😉

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.