KARD – Conhece o grupo K-pop que vem a Portugal

por Nayuki
KARD - Conhece o grupo K-pop que vem a Portugal

Com passagem em Lisboa marcada para dia 3 de setembro, o ptAnime vem hoje apresentar-vos o novo grupo da DSP Media que está a dar que falar!

 


KARD em Portugal – Preços e local confirmado


 

K.A.R.D. (카드) é um grupo sul-coreano de K-pop formado pela agência DSP Media. Apesar de serem anunciados inúmeros grupos todos os anos na Coreia, este aqui veio com um diferencial. K.A.R.D. é constituído por quatro membros, duas raparigas (Somin e Jiwoo) e dois rapazes (J.Seph e BM). Como já é sabido grupos mistos não são muito frequentes e não costumam atingir a ribalta tão facilmente numa indústria tão competitiva.

 

KARD – Conhece o grupo K-pop que vem a Portugal

Símbolo oficial dos K.A.R.D.

 

KARD | Começo e formação

Apesar de recente, dois dos membros de K.A.R.D. já tinham o seu nome gravado na Coreia. BM participou no programa Kpop Star. Já a colega Somin foi integrante do grupo japonês Purrety entre 2012 e 2014, também agenciado pela DSP Media. Porém ao final de dois anos, o girl group teve o seu término. Ainda assim, Somin foi finalista em meados de 2014 do programa Kara Project. Este concurso tinha como objetivo encontrar novos membros para o grupo Kara. Acabando em segundo lugar, Somin tornou-se a líder de outro girl group da DSP chamado April, contudo deixou a banda pouco tempo depois.

 

KARD - Conhece o grupo K-pop que vem a Portugal GIF

Com apenas 20 aninhos, a Somin já tem uma experiência em grupos de meter respeito.

 

Em dezembro do ano passado a DSP anunciou assim a criação dos K.A.R.D., divulgando de imediato os nomes de BM e Jiwoo como membros do grupo. No dia a seguir foi confirmado que J.Seph e Somin estariam também na equipa. O primeiro single de pré-estreia “Oh NaNa” foi lançado a 13 de dezembro, tendo a participação de Youjing (ex-integrante de KARA) como “membro oculto”. Na primeira metade de 2017 lançaram mais dois singles de pré-estreia, “Don’t Recall” (16 de fevereiro) e “Rumor” (23 de abril).

 


K-pop – Disbands e Ocidentalização


 

Algo que vale a pena ser referido é que o nome K.A.R.D. tem sim uma lógica. Cada um dos integrantes representa uma letra (carta):

  • BM – King (Rei)
  • J.Seph – Ace (Ás)
  • Somin – Black Joke
  • Jiwoo – Color Joker
  • A última letra “D” vem de “hidden” e é no fundo um diferencial da banda. No caso do primeiro single como referi o “hidden” foi uma participação especial, em “Don’t Recall” foi lançada uma versão inglesa da música por exemplo.

 

 

Agora no mês de julho, os K.A.R.D. lançaram finalmente a sua música de estreia “Hola Hola”. O videoclipe já está disponível no youtube e foi filmados em Los Angels, nos Estados Unidos da América. Apesar de já terem lançado três singles antes, este é o primeiro a estrear na própria Coreia do Sul. Contudo “Rumor” conseguiu ficar em terceiro lugar na Billboard. Se antes o grupo já tinha causado movimentação, imaginem o que vai acontecer a partir de agora!

No final do mês de junho, o grupo anunciou no seu Twitter oficial que irá fazer uma tour pela Europa. Das cinco datas anunciadas, Lisboa é uma das cidades eleitas e os K.A.R.D. pisarão terras lusas dia 3 de setembro.

 

KARD - Conhece o grupo K-pop que vem a Portugal Poster

Poster divulgado no Twitter oficial dos K.A.R.D.

 

KARD | Membros

Agora que já conheces a história do grupo, vamos falar de cada um dos membros individualmente!

BM

 

Nome: BM (비엠)

Nome Inglês: Matthew Kim (김태매튜김)

Nomes Coreanos: Kim Woojin (김우진 ) ou Kim Jinsuk (김진석형)

Data de Nascimento: 20/10/1992

País de origem: Estados Unidos

Instagram: @bigmatthewww

 

 

 

 

 

J.Seph

 

Nome Artístico: J.Seph (제이셉)

Nome Coreano: Kim TaeHyung (김태형)

Data de Nascimento: 21/06/1992

País de origem: Coreia do Sul

Instagram: @j.seph_

 

 

 

 

 

 

Somin

 

Nome Artístico: SoMin (소민)

Nome Coreano: Jeon SoMin (전소민)

Data de Nascimento: 22/08/1996

País de origem: Coreia do Sul

Instagram: @somin_jeon0822

 

 

 

 

 

Jiwoo

 

Nome Artístico: JiWoo (지우)

Nome Coreano: Jeon JiWoo (전지우)

Data de Nascimento: 05/10/1996

País de origem: Coreia do Sul

Instagram: @_zziwooo0

 

 

 

 

 

KARD | Considerações finais

Pessoalmente tenho adorado o trabalho que os K.A.R.D. têm feito até agora. Contudo acho que é notório – até mesmo pela DSP Media – que o grupo vai dar mais que falar fora da Coreia do que dentro. O K-pop dentro do país natal é um mercado muito competitivo e as bandas têm de lutar muito para se destacar. Vou sempre defender que as bandas mais populares não são necessariamente as melhores. Existem vários fatores que catapultam ou condicionam os grupos.

K.A.R.D. é uma lufada de ar fresco e conseguiu-se destacar pelos pontos positivos, sendo que gostava de ver mais grupos mistos neste mundo. Permanece sempre aquele medo que ocorra um disband ou que algum dos membros decida sair. Mas sendo bem sincera, acho que nunca vi um grupo a preocupar-se tanto, desde o começo, com a Europa. Os Estados Unidos já são um país onde vários grupos atuam, juntamente com o Brasil. Felizmente, K.A.R.D. pode estar a abrir portas para que num futuro próximo, o K-pop se popularize mais por aqui e que os grupos comecem a reparar em nós.

Não se esqueçam de acompanhar o canal oficial do youtube deles para estarem por dentro das novidades! Em relação a mais informação sobre o concerto do grupo por cá, o ptAnime estará em cima do acontecimento.

E vocês? Já conheciam os K.A.R.D.? Estão a pensar em ir ao seu concerto cá em Portugal? Caso queiram ver um artigo sobre alguma banda especifica, entrem em contacto connosco!

 

 

Referências bibliográficas:

KprofilesK.A.R.D. Members Profile

Kpopmap – K.A.R.D Profile: DSP Media’s New Artist Group with APRIL’s SoMin

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.