Kekkai Sensen | Primeiras Impressões

por João Simões
      Título: Kekkai Sensen Adaptação: Manga Produtora: Bones Géneros: Seinen, Sobrenatural e Aventura Ficha Técnica: Disponível       Opening Hello,world! - Bump of Chicken https://www.youtube.com/watch?v=5jIMtTXUfuA   Enredo A ação desenrola-se em Jerusalem's Lot, uma cidade onde o anormal se tornou recorrente de tal forma, que acabou por se tornar normal. O…

Kekkai Sensen

Enredo - 7.8
Personagens - 7
Produção Visual - 8.8
Banda Sonora - 8.5

8

Potencial

Pontos Fracos: Não teve.

Pontos Fortes: Produção visual, banda sonora e conceito narrativo.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 4.63 ( 3 votos)
8

 

 

 

Título: Kekkai Sensen
Adaptação: Manga
Produtora: Bones
Géneros: Seinen, Sobrenatural e Aventura
Ficha Técnica: Disponível

 

 

 

Opening

Hello,world! – Bump of Chicken

 

Enredo

A ação desenrola-se em Jerusalem’s Lot, uma cidade onde o anormal se tornou recorrente de tal forma, que acabou por se tornar normal. O que poderá uma cidade barulhenta, caótica, destrutiva oferecer a um jovem repórter? Bem, isso é o que o protagonista pretende descortinar ao longo dos episódios: o que é que ele viu de tão peculiar nesta cidade, o tipo de pessoas que nela encontrou e toda a avalanche emocional que sentiu como consequência de tal.

 

Kekkai Sensen Premissa

 

É possível que, à primeira vista, esta sinopse se mostre como algo demasiado vago para vos convencer a ver esta obra. Ainda assim, numa narrativa igualmente barulhenta e caótica, reina o abstrato e a dificuldade de definir um conceito específico. Este primeiro episódio serviu essencialmente para nos apresentar o universo, mais precisamente a cidade desordenada onde se vai desenrolar a ação; para apresentar as invulgares e interessantes personagens das quais queremos saber mais; e o objetivo final da mesma (ainda que de forma muito vaga).

 

Kekkai Sensen Cenarios Moviment

 

Todas as ideias que habitam nesta narrativa são de tal forma peculiares e vastas, que obter a gestão mais correta para dar génese a uma boa exposição, torna-se numa tarefa terrivelmente árdua. Apesar da densidade espessa já visível, a composição deste primeiro episódio além de ser extremamente convidativa, não nos deixa entrar em estado de distração nem por uma milésima de segundo, pois todos os frames contam como peça fundamental!

 

Kekkai Sensen O comeco

 

Esperem saltos temporais, cronologias desalinhadas e muitos elementos sobrenaturais. Não se sintam já alarmados no caso de não terem interiorizado grande parte da história, e também não se afastem por tal. Este tipo de alicerces narrativos têm como requisito alguns episódios, que por norma servem para nos fornecer uma introdução sólida (representada pela sensação de estarmos a ser inundados por informação), que mais tarde irá culminar num desenvolvimento e conclusão recompensadores.

 

Kekkai Sensen Vilao

 

Ambiente

Como é bom ver de tempos a tempos um estilo de animação que nos leva a viajar por épocas de ouro, por entre os grandes clássicos dos anos 80/90. Grande parte das produções contemporâneas recorrem à animação 3D por ser menos custosa a nível monetário, principalmente a nível de cenários, multidões, e infelizmente noutros pontos no qual não deveria ser usada. Kekkai Sensen, contém uma quantidade diminuta de animação 3D, e quando foi inserida não detetei nenhum problema, ou seja, estava tão boa que se diluiu no ambiente das duas dimensões sem qualquer esforço.

 

Batalha

 

Do mais pequeno ao mais largo plano, a realização desta obra encontra-se impecável. Todos os cenários estão preenchidos de movimento contínuo e individual, dando uma vida distinta e realista a uma cidade completamente surreal. As cores acinzentadas pálidas transmitem a anarquia desgovernada que faz daquela cidade o seu habitat natural. Estas são facilmente contrastadas com as cores brilhantes e fortes das explosões e dos poderes de cada personagem. As batalhas monstruosas decorrem a uma velocidade frenética, que seria imperceptível se não fosse acompanhada por uma composição visual fantástica, que não nos deixa escapar os pormenores necessários para a compreendermos.

 

Kekkai Sensen Ambiente

 

A banda sonora destaca-se com sonoridades de músicas clássicas, percorrendo essencialmente o improviso do Jazz, o que por sua vez se adequa perfeitamente com a narrativa.

 

Kekkai Sensen

 

Potencial

A proporcionalidade entre informação e tempo, é algo que se encontra realmente desfazado. Não obstante, não é possível este aspeto ser contabilizado como algo negativo, uma vez que foi muito bem executado à semelhança de títulos como Baccano! e Durarara!!, que são os grandes mestres contemporâneos deste estilo narrativo.

O ambiente é produzido pela Bones (Fullmetal Alchemist, Darker Then Black) – ponto final. Acho que isto é argumento suficiente para colocar alguém a ver Kekkai Sensen, mesmo que a narrativa fosse um completo vazio como por exemplo em Captain Earth, cuja animação também foi produzida por estes estúdios.

No fim, o pack vem completo. História densa, ambiente sombrio, batalhas alucinantes, personagens distintas, tudo isto muito bem cimentado por cima de um pilar sólido, também designado por outros termos como banda sonora. Portanto, se aprecias uma obra complexa a nível de enredo, com um ambiente de topo a acompanhá-la, Kekkai Sensen é algo que não vais querer deixar passar ao lado!

 

 

4 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

4 comentários

Leandro Santos 11 Abril, 2015 - 17:06

se já estava com o anime debaixo de olho, então agora é que fiquei convencido

Responder
João Simões 11 Abril, 2015 - 20:39

Depois diz se gostas-te =)

Responder
Leandro Santos 13 Abril, 2015 - 20:20

vi o primeiro e gostei, tal como suspeitava.

adorei quase tudo, desde a animação, ao ambiente e culminando nas personagens. a história para primeiro episódio pareceu-me densa demais, foi algo confusa e aquilo que nos foi transmitido pareceu por vezes ter sido dado abruptamente logo no inicio. ainda assim gostei e vou continuar a ver claro

bom texto e espero por vocês no final

Responder
João Simões 13 Abril, 2015 - 22:14

Ainda bem!

E nós por ti =)

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.