Artigo original da autoria de Danica Davidson
Sabiam que Ken Akamatsu, o mangaka por detrás de sucessos como Love Hina e Negima!, é às vezes convocado para aconselhar o governo japonês sobre assuntos relativos a manga?
Recentemente, ele foi chamado diante da Dieta Nacional do Japão (poder legislativo bicameral do Japão) e falou sobre como manga podem ter sucesso na próxima década.
Ken Akamatsu – Manga precisa de Liberdade de Expressão para Sobreviver:
Akamatsu-sensei tweetou o que disse ao governo e a Crunchyroll providenciou uma tradução:
今月、参議院の参考人質問に呼ばれましたが、国会議員から「日本の漫画が世界で生き残るにはどのような方策が必要か?」という質問がありました。私からは、「まずは何と言っても表現の自由。日本は諸外国に比べて自由な創作ができるのが強み。ただ外資系プラットフォームが寡占化する中で、→
— 赤松 健 (@KenAkamatsu) June 29, 2020
Este mês, fui convidado a participar numa sessão de questionamento de testemunhas na Casa de Conselheiros, mas, invés disso, um membro da DIETA [governo japonês] perguntou-me, ‘Que medidas são necessárias para os manga japoneses sobreviverem no mundo?’ Eu respondi, ‘Primeiro que tudo, liberdade de expressão. Em comparação com outros países, o ponto forte do Japão é a sua liberdade criativa. Contudo, com plataformas estrangeiras a tornarem-se mais e mais dominantes, gostaria de evitar uma situação na qual obras japonesas são reguladas pelos padrões estrangeiros.
À medida que os manga são mais vendidos globalmente, existe, por vezes, a pressão para mudar a arte para que esta se encaixe melhor no zeitgeist de outra cultura. Akamatsu-sensei pensa que fazer isso prejudicará as obras manga.
O mestre sugeriu ainda que seria bom manter os manuscritos de manga (onde também podem ser exibidos) no Centro Nacional de Manga. Ele diz que esta conversa foi bem recebida pelo governo japonês.
E vocês, o que pensam que seria uma boa maneira de ajudar a indústria manga a ter sucesso nesta nova década?
Ken Akamatsu – Artigos Relacionados
Indústria – Artigos Relacionados
Fonte: Otaku USA Magazine