Kiki’s Delivery Service – Análise

por Renato Sousa
Studio Ghibli Kiki's Delivery Service

Depois de “Howl’s Moving Castle” e de “My Neighbor Totoro”, está na altura do ptAnime analisar mais uma longa-metragem desenvolvida pelo Studio Ghibli e que teve como voz de comando o inevitável Hayao Miyazaki. Preparados para conhecer melhor a obra “Kiki’s Delivery Service”?

 

Kiki’s Delivery Service – A História

Com treze anos de vida, Kiki está apta a abandonar casa e família para iniciar o seu treino de bruxa. O treino tem a duração de um ano e deve ser realizado numa outra cidade. O único detalhe que a impede de partir é a ausência de uma noite de lua cheia e céu limpo que a jovem tanto procura.

Um acontecimento que, segundo as previsões meteorológicas, não tarda em realizar-se, suscitando desde logo uma enorme onde de alegria e felicidade na adolescente. Incapaz de controlar aquilo que sente, Kiki não perde tempo em comunicar aos seus pais a saída de casa para cumprir com a tradição da família. Okino e Kokiri ainda tentam que a filha reconsidere a situação, por ser uma partida a realizar-se um pouco mais cedo do que o previsto, mas a rapariga mostra-se decidida. Chegada a hora da partida, não obstante o arranque atribulado, Kiki e o seu adorado gato, Jiji, lançam-se nos céus em plena noite de luar rumo a um destino desconhecido.

Após uma longa viagem e uma noite bem dormida numa carruagem de um comboio, a jovem acaba por descobrir uma cidade marcada pela ausência de bruxas. Um facto que de imediato torna aquele local perfeito para Kiki desenvolver o seu treino. Depois de conseguir arranjar um teto para dormir à custa de uma das suas boas ações, a bruxa mais carismática de toda a obra rapidamente estabelece o seu próprio negócio na região. Um serviço de entrega de encomendas ao domicílio que lhe vai permitir fazer novas amizades e viver grandes aventuras.

 

Filme Kiki's Delivery Service

 

Ambiente e Enredo

À semelhança do que acontece em “My Neighbor Totoro”, em “Kiki’s Delivery Service” também não há propriamente a presença de um(a) antagonista. Em vez disso, a obra centra-se nos problemas diários que podem surgir a uma bruxa adolescente, quer na sua vida pessoal, quer na parte profissional. Neste caso, o já referido serviço de entregas. Se à primeira vista o tema não é lá muito atrativo, tudo muda a partir do momento em que a produção recebe o toque do conceituado Hayao Miyazaki.

Os sons, as animações, o plano de fundo são aspetos que conseguem captar a nossa atenção por serem realmente fascinantes. Numa obra com mais de 20 anos de existência, a verdade é que ainda hoje estes efeitos desenvolvidos na época são capazes de nos colarem por completo ao ecrã.

Um último aspeto merecedor de realce está relacionado com a própria Kiki. Como é dito no tópico anterior deste artigo, a protagonista muda-se para outra cidade para iniciar o seu treino que, na verdade, não está apenas ligado ao facto da jovem ser uma bruxa. Para além dessa capacidade que a rapariga vai melhorar, o seu crescimento em termos de personalidade torna-se inevitável e, ao mesmo tempo, bastante apreciável e instrutivo para nós, espectadores.

 

Filme Kiki's Delivery Service

 

Kiki’s Delivery Service – As Personagens

Quatro são as personagens de “Kiki’s Delivery Service” que, a meu ver, merecem ter aqui uma pequena introdução.

Começando pela principal, Kiki, a adolescente destaca-se pela sua simpatia e amabilidade. No entanto, não gosta muito que rapazes desconhecidos se metam com ela. Tombo Kopoli que o diga! O jovem vai estabelecer contacto com Kiki logo no dia em que esta chega à cidade. Apesar do desprezo inicial que vai receber da rapariga que ele tanto admira por ser uma bruxa e conseguir voar, Tombo não vai baixar os braços, conseguindo mais tarde fazer amizade com a pequena feiticeira.

Para além do duo anterior, de mencionar ainda Osono e Jiji. A primeira vai acolher Kiki em sua casa pedindo apenas em troca que esta colabore nos trabalhos da padaria pela qual Osono e o marido são responsáveis. Já Jiji é o grande companheiro da bruxa aprendiz. Mesmo sendo um gato, os dois conseguem comunicar na perfeição e ainda bem que assim é! Se os movimentos de Jiji são super divertidos, então o que dizer dos comentários proferidos por ele durante toda a longa-metragem.

 

Filme Kiki's Delivery Service

 

Juízo Final

Os filmes do Studio Ghibli normalmente são concebidos de tal forma que conseguem agradar a pequenos e graúdos. Este não é excepção. Contudo, penso que particularmente os mais novos ficam regalados ao ver esta obra. Tem tudo o que eles querem! Uma história fácil de se compreender, um ambiente mágico e uma protagonista bem jovem.

“Kiki’s Delivery Service” é mais um filme de Miyazaki a passar pela secção de análises do ptAnime e a receber o selo de recomendação! O filme apostou acima de tudo na simplicidade da história, complementando-a com a grande qualidade das animações, das músicas e dos planos de fundo. Uma estratégia que se revelou altamente eficaz para a produção e agradável para o público, como o sucesso da obra ao longo de todos estes anos o comprova.

Sem mais nada a acrescentar, termino esta análise com a partilha de um trailer do filme e com o seguinte alerta: um bom apreciador de Anime não deve deixar que esta obra passe por si sem lhe dar uma oportunidade. Como tal, se ainda não viram “Kiki’s Delivery Service”, tratem de o fazer.

 

Kiki’s Delivery Service – Trailer

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.