Kimi to, Nami ni Noretara – Análise

por Clarisse Silva
Kimi to, Nami ni Noretara - Análise

Filme: Kimi to, Nami ni Noretara | Ride Your Wave
Diretor: Masaaki Yuasa
Estúdio: Science SARU
Género: Comédia, Drama, Fantasia, Romance
Duração: 1h 34 minutos

 

Começo por dizer que este Kimi to, Nami ni Noretara (Ride Your Wave) é impressionante! Não só isso… é sensacional! Desde o primeiro segundo que fui envolvida pela história e pelas personagens, como uma onda do mar que te leva na corrente. É engraçado porque o filme foca-se precisamente no mar e na relação entre as personagens principais, Minato e Hinako.

 

Uma história entre uma surfista e um bombeiro

Kimi to, Nami ni Noretara - Análise

Kimi to, Nami ni Noretara - Bombeiro

 

O filme mostra-nos duas realidades diferentes através das personagens principais: a vida de surfista e a vida de bombeiro. Se virem o filme com certeza compreenderão a ligação entre os dois, pois um dos elementos que os ligam é a água. O salvamento de vidas humanas é um dos temas com uma importante conotação no filme e em torno destes dois estilos de vida.

 

Kimi to, Nami ni Noretara - Análise - Ambiente

 

Logo de início surge Minato, um jovem bombeiro que ao ver uma rapariga a surfar revela ao seu amigo Wasabi que ela é a sua heroína. É a partir daqui que a magia começa a acontecer! Com o desenrolar do filme, é-nos apresentada Hinako uma rapariga cheia de vida e humor, que acaba de se mudar para um apartamento à beira-mar. Esta tem imenso jeito para surfar, no entanto é desastrada para outras tarefas. Isso torna o filme bastante cómico!

 

Banda Sonora

A música “Brand New Story” presente desde o início do filme, representa um papel importante ao longo da história pois serve, não só como ambiente para a história, como um elo de ligação entre as vidas de Minato e Hinako. É quase como se tivessem ligados pelo fio do destino desde que se conheceram!
Encontrei um vídeo incrível da música, na qual fizeram animação também dos elementos da banda GENERATIONS, juntamente com a Hinako. Neste vocês podem ver não só partes intercaladas do filme, mas também cenas extras. As personagens dos músicos interagem com a Hinako e aparecem a surfar. Está espetacular!

Trailer música:

 

Para além desta, é de realçar que fiquei impressionada com os efeitos sonoros que acompanham cada cena ao longo do filme. O som realista da água, do fogo de artifício, dos incêndios, do barulho característico dos equipamentos dos bombeiros, entre muitos outros.

 

Animação – Análise

A animação presente neste filme é bastante simples, no entanto isso não impediu de transmitir imensos sentimentos ao espectador, através de movimentos fluidos, de cores vivas e da música bastante presente ao longo da história.

 

Kimi to, Nami ni Noretara - Opinião filme

 

São usados cenários e detalhes bastante característicos de quem pratica o surf, como a praia, o mar, o sol, o vento.

Os incêndios e os treinos de preparação são os símbolos dos bombeiros. Por outro lado, enquanto é-nos mostrado os equipamentos usados pelos bombeiros através das roupas e dos automóveis, as pranchas de surf, os fatos térmicos de surf e os bikinis também representam as atividades dos surfistas.

 

Kimi to, Nami ni Noretara - História sobre bombeiros e surfistas

Kimi to, Nami ni Noretara - Análise - Treino de bombeiro

 

Pontos-chave

Para além de se focar numa relação romântica, este filme apresenta também a importância da amizade, das memórias e de como, às vezes, os acontecimentos do passado podem influenciar o nosso futuro.

 

Kimi to, Nami ni Noretara - Romance

 

Para além disso, é importante mencionar que este mostra, de forma criativa, que existem obstáculos na vida e que esta às vezes nos prega partidas! É mesmo interessante a maneira como personificaram/caracterizaram os problemas psicológicos e pessoais que as personagens enfrentam para ultrapassar esses momentos difíceis.

 

Juízo Final

Adorei Kimi to, Nami ni Noretara, pois para além de me identificar bastante com o estilo de narrativa, os elementos presentes neste também foram uma razão pela qual me levaram a vê-lo, pois sou uma rapariga que gosta bastante do Verão, de criar memórias e de nadar. Ao ver o filme voltei a sentir saudades do mar, de estar com os amigos e de vivenciar os sentimentos românticos e calorentos que só o Verão nos dá. Também sempre quis aprender a surfar, mesmo ainda não tendo tido oportunidade… Este filme ainda me deu mais vontade para realizar esse sonho!

 

Kimi to Nami ni Noretara vence Prémio no Shanghai International Film Festival

 

Em falar sonhos, este filme é um exemplo de que devemos lutar pelos nossos sonhos, seguir os nossos objetivos e aproveitar cada segundo que a vida nos dá, ao lado das pessoas que mais gostamos!
Gostei muito como a narrativa e o desenrolar dos acontecimentos se passam. Garanto-vos que Kimi to, Nami ni Noretara vai-vos impressionar a cada segundo e prender-vos logo desde o início ao ecrã, até ao último segundo do filme!

 

 

Trailer:

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.