Koi to Uso – Primeiras impressões

por Nayuki
Koi to Uso - Primeiras impressões
Título: Koi to Uso Fonte: Manga Demografia | Género: Drama, Romance, Escolar Estúdio: LidenFilms (Udon no Kuni no Kiniro Kemari, Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows)           Koi to Uso | Trailer   Koi to Uso | Enredo e Particularidades Koi to Uso conta-nos a história de um…

Koi to Uso

Enredo - 7.4
Personagens - 6.8
Animação - 7.7
Banda sonora - 7

7.2

Potencial

Pontos positivos: Desenvolvimento do romance, animação nas cenas de drama.

Pontos negativos: Protagonista masculino retraído.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: 4.48 ( 4 votos)
7

Título: Koi to Uso
Fonte: Manga
Demografia | Género: Drama, Romance, Escolar
Estúdio: LidenFilms (Udon no Kuni no Kiniro Kemari, Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows)

 

 

 

 

 

Koi to Uso | Trailer

 

Koi to Uso | Enredo e Particularidades

Koi to Uso conta-nos a história de um mundo onde os jovens, ao atingirem os 16 anos, recebem uma notificação do governo a informar com quem estes se terão de casar. Neste anime acompanhamos a história de Yukari Nejima que gosta da sua amiga de infância, Misaki Takasaki. Porém, numa realidade onde o amor não é escolha, os dois terão de lidar com todas as adversidades ao seu redor.

Apesar de parecer uma premissa simples, esta sinopse requer alguma atenção da nossa parte. O quão deve ser complicada a vida num mundo destes? Afinal, temos um governo que para controlar a taxa de natalidade, força o casamento entre as pessoas. Isto na verdade é mais obscuro do que parece. Portanto, Koi to Uso revelou-se de imediato um romance com uma proposta diferente. Normalmente animes de romance têm tendência a ter um ritmo vagaroso e a apresentar-nos personagens tímidos, então era de pressupor que o primeiro episódio desta obra fosse seguir os mesmos moldes, mas não.

Nejima é um rapaz que não se destaca muito na escola. Como ele próprio diz durante o primeiro episódio, não é um renegado mas também não tem nenhum atributo que lhe permita ser popular. Misaki por sua vez é uma rapariga bonita que se dá bem com toda a gente.

 

Koi to Uso - Primeiras impressões Gif

 

Algo interessante que podemos analisar é o facto de haver uma subtil tentativa de negação à vontade do governo. Logo no início do episódio vemos vários rapazes a dizer que não se vão casar, embora nenhum deles pareça ter mesmo algum sentimento de revolta. Apesar disso, Nejima que fará 16 anos no dia a seguir aos eventos do anime, encontra-se ansioso e preocupado com o sentimento que nutre por Misaki, vendo que só tem aquele momento para se confessar.

Com um começo morno e doze minutos a acompanharmos um protagonista retraído que sonha diariamente com Misaki, Koi to Uso finaliza o primeiro episódio de uma maneira pouco usual. Alguns poderão dizer que o desfecho do encontro dos protagonistas foi apressado, na minha opinião, tornou este anime uma das melhores estreias da temporada.

Se a premissa diferenciada já fugia notoriamente das linhas de uma narrativa romântica comum, a conversa e o momento íntimo de Misaki e Nejima concedeu à obra um toque de realismo e de preocupação. Preocupação de sabermos que Nejima já está prometido a outra pessoa e que os dois nunca poderão ficar juntos.

 

Koi to Uso Nejima

 

Koi to Uso | Ambiente de drama e emoção

O design deste anime é um pouco infantilizado, e os olhos grandes das personagens não são uma característica muito apelativa, na minha opinião. Contudo a animação propriamente dita é muito bonita e consistente, principalmente no que diz respeito aos planos aproximados das expressões dos protagonistas. O trabalho executado nos olhos azuis da Misaki foi, de longe, das coisas mais bonitas que vi nas estreias desta temporada.

A banda sonora desta obra certamente foi feita a pensar nas cenas de drama, porque o ambiente durante o encontro dos protagonistas funcionou lindamente. A opening é animada mas bastante genérica.

 

Koi to Uso - Primeiras impressões Beijo Kiss Gif

 

Koi to Uso | Potencial

Se por um lado o primeiro episódio caiu que nem uma “bomba” tendo em conta os animes do género e me deixou encantada, o facto de ter havido um avanço imediato tão grande deixa-me apreensiva. Espero que o desenvolvimento dos próximos episódios siga o ritmo do primeiro e que não se torne naqueles romances monótonos e lentos.

Podemos também reforçar que esta obra tem bastantes conceitos e questões para trabalhar, nomeadamente o governo frio do país e todos os dilemas que este “amor” forçado implica. Não existem homossexuais neste mundo? O divórcio é um conceito longínquo?

Em suma, julgo que Koi to Uso já conseguiu conquistar a atenção dos espectadores e que possui vários diferenciais numa temporada repleta de comédias românticas. Agora é esperar para ver o que a Lidenfilms vai fazer com o conteúdo que tem em mãos.

 

Koi to Uso - Primeiras impressões Gif

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.