Kokoro ga Sakebitagatterunda | Análise

por Raquel Cupertino
Kokoro ga Sakebitagatterunda | Análise

Título: Kokoro ga Sakebitagatterunda ou The Anthem of the Heart
Adaptação: Original
Produtora: A-1 Pictures
Géneros: Drama, Romance, Vida Escolar
Data de Estreia: 19 de setembro de 2015

 

Kokoro ga Sakebitagatterunda foi um dos filmes mais aguardados do ano de 2015. A razão é muito simples: a equipa de criativos por detrás deste original é a mesma que da célebre obra AnoHana (Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai.).

Expetativas à parte, terá Kokoro ga Sakebitagatterunda conseguido arrebatar os corações do público sedento por romance?

 

Kokoro ga Sakebitagatterunda | História

Kokoro ga Sakebitagatterunda gira em torno de uma menina tagarela que, por culpa da sua inocência, desencadeia uma série de acontecimentos prejudiciais para o seu ceio familiar. A desgraça causada pela sua “grande boca” deixa-a muda e infeliz, longe da menina alegre e sonhadora de outrora.

Já no secundário, é confrontada com uma situação um tanto problemática: é eleita para fazer parte do executivo do Conselho de sensibilização da comunidade, um grupo de atividade extra-escolar que tem como objetivo organizar uma peça no final do ano… ou melhor dizendo, um musical!

 

kokoro-ga-sakebitagatterunda-jun

 

Kokoro ga Sakebitagatterunda é um mesclado entre drama e vida escolar, com um enredo aparentemente simples que se transforma conforme o desenvolvimento da linha narrativa principal. Tudo gira em torno da mudez de Jun, das suas causas, consequências e sobretudo na adaptação crescente da personagem face à sua condição.

Em termos de conjugação personagens e drama, o tratamento é claramente insuficiente. Afinal temos uma problemática psicológica rodeada por inúmeras personagens, 3 das quais protagonistas com, também eles, os seus dilemas pessoais. Assim sendo, o número de temas do quotidiano adolescente a resolver é bastante abastado!

 

kokoro-ga-sakebitagatterunda-protagonista

 

Uma complexidade amistosa

Os duplos significados são presença constante. Repleto de analogias e histórias paralelas, a narrativa assenta numa base dramática, com problemas reais mascarados de forma engenhosa. Achei particularmente surpreendente a forma como conseguiram consolidar o conceito fantasioso com o problema em questão.

 

kokoro-ga-sakebitagatterunda-ovo

 

Em suma, e como seria de esperar em algo tão pequeno, o “tempo” não foi suficiente. Vemos os acontecimentos sucederem de forma próxima ao natural no início, mas a tropeçar uns nos outros à medida que nos aproximamos do clímax. Supostamente temos 4 protagonistas, que para um filme de vida escolar e drama até poderia dar resultado caso a história assim fizesse sentido. No entanto, ambiciosos, os autores decidiram criar mais que uma linha narrativa, e adicionar… ROMANCE! Sendo um filme sobre adolescentes, claro que tinha que ter romance. E eu concordo! No entanto, e com exceção de determinadas circunstâncias, foi tudo trabalhado demasiado ao de leve, tão ao de leve que a sensação amena do pináculo narrativo do romance transpira traição face ao drama exposto no ecrã.

 

kokoro-ga-sakebitagatterunda-romance

 

Kokoro ga Sakebitagatterunda | Ambiente

A falta de substância de determinadas cenas foi compensada por um ambiente soberbo na conjugação entre som e imagem. A banda sonora principal é sem dúvida gloriosa! A peça de teatro possui um registo musical perfeitamente enquadrado no drama em questão, com originais cantados pelos protagonistas da série. No que diz respeito à restante banda sonora, é composta por melodias leves que, apesar de passarem despercebidas numa primeira instância, embelezam o produto final.

 

kokoro-ga-sakebitagatterunda-ambiente

 

A animação foi no global acima da média, com momentos de grande fluidez. No entanto, os picos de qualidade da animação provocaram uma sensação de inconstância quando a qualidade voltava a um registo mais próximo da média. Os cenários foram simples mas sem falhas gritantes.

O elenco foi o que mais se destacou dentro dos quesitos técnicos da obra! Os atores que interpretaram os protagonistas fizeram um papel formidável, colocando o filme num patamar superior no que diz respeito a dobragens.

 

kokoro-ga-sakebitagatterunda-ambiente-1

 

Kokoro ga Sakebitagatterunda | Juízo Final

Kokoro ga Sakebitagatterunda será um título a adicionar para os amantes de AnoHana, ponto assente. A narrativa transpira AnoHana por todos os poros, e as semelhanças não passam despercebidas. Portanto, a probabilidade de não gostarem deste título é bastante reduzida.

No entanto, este título possui falhas muito pouco suportáveis para os amantes de algo mais consolidado, sobretudo no que diz respeito a personagens. A sensação de frustração poderá perambular aquando o término deste anime, afinal temos um filme dramático onde queremos ver tudo e só nos é entregue uma parte! Pessoalmente posso dizer que adoraria ver esta obra transformada numa série, onde as personagens seriam mais trabalhadas e todo o enredo seria ainda mais furtivo. Porque sejamos francos, o conceito é muito bom! Qualquer pessoa que goste de um enredo interessante e original irá se interessar por esta história.

Deixo por isso ao vosso critério com a certeza que não assistirão a algo mau, mas com o conselho de averiguarem os géneros desta obra antes de iniciarem a sua visualização.

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.