Vocês acham que os personagens de Koutetsujou no Kabaneri parecem ser particularmente bonitos? Isso foi em grande medida “culpa” do enorme trabalho da “animadora-chefe de maquilhagem”!
Descubram em baixo de que se trata este novo cargo de animação tão peculiar.
Koutetsujou no Kabaneri – Como os Personagens são tão Bonitos?
Koutetsujou no Kabaneri foi um anime da Temporada de Primavera de 2016 classificado como steampunk, samurai e de ação zombie. Uma das coisas que se destacaram neste anime foi o estilo visual – em particular, a representação visual dos personagens.
O tão conhecido ilustrador Haruhiko Mikimoto (Macross) é creditado com os desenhos de personagens originais, no entanto, trazer os designs dos personagens à luz do dia não foi tarefa fácil…
Koutetsujou no Kabaneri | Análise
O desafio em Kabaneri não era apenas como fazer com que os personagens parecessem designs de Mikimoto, mas ir um pouco além disso: como fazê-los parecer belas obras de arte do ilustrador! Koutetsujou no Kabaneri é, de certa forma, uma experiência onde se testaram se tais ilustrações conseguem funcionar em animação. É aqui que a “animadora-chefe de maquilhagem” Sachiko Matsumoto, entra!
Numa entrevista com Sachiko Matsumoto na Animate Times, a animadora cita o diretor Araki informando que este queria reproduzir em detalhe as ilustrações de Mikimoto. Numa entrevista diferente, desta vez com a Sankei News, Matsumoto explica como ela mesma queria recriar as ilustrações de Mikimoto através da animação.
Ela descreve a sua arte como:
Ter uma textura delicada, mesmo em cada fio de cabelo. Mas isso não pode ser reproduzido corretamente usando as técnicas regulares de coloração. É por isso que em Kabaneri estamos a usar maquilhagem à mão em cada imagem.
Muitas fases estão envolvidas neste processo: as cenas por “detrás dos bastidores” que vêm com os conjuntos de Blu-ray de Koutetsujou no Kabaneri descrevem oito níveis separados de camadas/fases de “maquilhagem” que são feitas para cada frame individual.
É mostrado um processo complexo de adicionar a cor a um key-frame, dando ao linework uma textura mais ponderada, suavizando assim algumas divisões de sombra, fazendo uso de pincéis digitais para adicionar mais tons e dar destaque ao cabelo e a outros aspetos do personagem, entre muitos outros passos.
As técnicas em si não são uma coisa totalmente nova, na verdade. Estes tipos de adições artesanais à textura e detalhes em várias fases e camadas a certos elementos são geralmente conhecidos como tokkō (abreviação de tokushu-kōka, que significam literalmente “efeitos especiais”).
Elas são muitas vezes vistas em tomo-e, isto é, casos em que o cel é mantido na câmara por um momento, sem variações de frames nem nenhum movimento real.
Koutetsujou no Kabaneri vai receber Novo Anime em 2018
Por exemplo, num close-up de um mecha vocês podem ver sujidade ou paint-chips que foram adicionados. No caso do anime Food Wars! (Shokugeki no Souma), a equipa certificou-se em prestar especial atenção à comida (palavra já presente no título) e torná-la tão apetitosa quanto possível ao olhar, através do uso destas técnicas tokkō.
No entanto, é realmente única a forma como as técnicas são utilizadas em Kabaneri. De acordo com Matsumoto:
É a primeira vez que tais efeitos foram colocados num personagem em movimento.
(ao contrário dos exemplos do tomo-e).
Sachiko Matsumoto descreve como o processo não é aplicado a cada instância do movimento da personagem, mas sim a certas ações-chave, principalmente os close-ups. A animadora explica que, em média por episódio, existem cerca de dez planos (frames) que fazem uso da técnica.
Em particular, personagens femininas como a Mumei e a Ayame são “feitas” para parecerem mais bonitas ou fofas, enquanto o Ikoma possui detalhes adicionados para lhe dar um ar mais “duro” ou “forte”, nos casos em que ele é encorajado a lutar.
Em geral, o efeito final é aquele que forma um delicado equilíbrio entre uma imagem ligeiramente áspera, forte e heróica para os homens e de beleza e pureza para as mulheres. Assim, um elemento visual extra é adicionado à camada superior geralmente simples, “rasa” de cor, aumentando o detalhe na animação cel. Como resultado, temos o que pode ser descrito como ilustrações em movimento.
“Animador-chefe de maquilhagem” pode ser um título estranho a ser atribuído a alguém, mas lembrem-se que em tempos passados: “mechanic design” e “character design” também eram conceitos novos.
Dito isto, será que tem algum fundamento a especulação apresentada sobre Koutetsujou no Kabaneri ter sido usado para efetuar testes de técnicas a serem aplicadas em Attack on Titan? Vejam do que falo em: Koutetsujou no Kabaneri | Análise!
Queres pertencer à equipa de Koutetsujou no Kabaneri? Clica na imagem abaixo e sabe mais!
Sugestão:
Criador de Gundam questiona Kabaneri | Yoshiyuki Tomino
Estátua em Escala Real de Mumei | Koutetsujou no Kabaneri
Koutetsujou no Kabaneri Final | Imagens Extra pelo WIT Studio
Fonte: Anime Now