Kuma Miko | Análise

por Raquel Cupertino
Título: Kuma Miko Adaptação: Manga Produtora: Kinema Citrus Géneros: Comédia, Seinen Primeiras Impressões: Disponível   Kuma Miko | Opening "Datte, Gyutteshite." - Maki Hanatani https://www.youtube.com/watch?v=s3t1Iv5esL8   Kuma Miko | Enredo Uma aldeia na região de Tohoku, a norte do Japão, é conhecida pela sua relação próxima com ursos. E não é caso…

Kuma Miko

Enredo - 6
Personagens - 6.5
Produção Visual - 6.5
Banda Sonora - 6.5

6.4

Razoável

Pontos Fracos: Audiência específica.

Pontos Fortes: Conceito.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
6

Título: Kuma Miko
Adaptação: Manga
Produtora: Kinema Citrus
Géneros: Comédia, Seinen
Primeiras Impressões: Disponível

 

Kuma Miko | Opening

“Datte, Gyutteshite.” – Maki Hanatani

 

Kuma Miko | Enredo

Uma aldeia na região de Tohoku, a norte do Japão, é conhecida pela sua relação próxima com ursos. E não é caso para menos, afinal esta aldeia foi “abençoada” pelos mesmos. E é aqui que a nossa protagonista se destaca: Machi, além de estudante, é também a sarcedotiza do templo dedicado ao clã de ursos-homens, Kumai. Além desta particularidade a jovem foi inclusive criada com Natsu, um urso com a capacidade de falar.

Agora com 14 anos, Machi deseja estudar na cidade e conhecer o mundo! Incapaz de compreender os básicos da sociedade humana, cabe ao carente e saudosista urso explicar-lhe como funciona o mundo além da montanha.

 

kuma-miko-kuma-na-disco

 

As primeiras impressões a esta obra não foram, sem dúvida alguma, as melhores. Na verdade a falta de substância narrativa, repetibilidade da comédia, e o teor infantil mesclado com o burlesco, deixou-me nauseada nos primeiros episódios. Mas este foi dos poucos animes que posso proclamar sem vergonha a velha máxima:

Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

Kuma Miko trata-se de uma sátira à sociedade atual, desde o consumismo a todos os pequeno pormenores como alimentação, roupa, tecnologia e interação social. Em suma, à cultura moderna japonesa.

Claro que no início, é particularmente difícil percebermos as piadas, quero crer que a maioria nem somos capazes de entender, sendo a sua maioria algo similar a “private joke” japonesa. Ou seja, repletas de referências relacionadas, por exemplo, com cadeias de indústrias típicas de lá, funcionamento do metro, tipos de alimentos, etc. Contudo, à medida que avançamos, as piadas e referências tornam-se cada vez mais perceptíveis caindo para a paródia.

 

kuma-miko-parodia

 

Kuma Miko possui um enredo?

A história principal não passa muito dos contornos descritos pela sinopse. O objetivo é Machi tornar-se capaz de ir estudar para a cidade, e Natsu assume o papel de tutor, tudo o resto não passam de situações convenientemente colocadas para divertir o público ao criar situações hilariantes.

 

kuma-miko-machi-a-trabalhar

 

Kuma Miko | Ambiente

A maior qualidade de Kuma Miko reside na consolidação paródia/sátira com imagem/expressão das personagens. É quase que perfeita a ligação entre o que é transmitido e a imagem base. Cada personagem assume uma personalidade vincada, com expressões e pensamentos muito próprios, que colocados no pequeno ecrã com a voz e expressão certa, criam um espetáculo acima da média nesse quesito.

 

kuma-miko-ambiente-episodio-8

 

Apesar da animação não fugir da média, é sempre constante, o que torna a visualização agradável, sem quebras e sem momentos menos bons. A banda sonora, salvo a música principal, não é nada de especial em termos de sonoridade, ficando-se pelos habituais sons instrumentais usados em momentos de comédia e drama de programas televisivos. Em compensação, o voice acting dos protagonistas é de louvar, encontrando-se em perfeita sintonia com os personagens.

 

kuma-miko-machi-crianca-e-natsu

 

Kuma Miko | Juízo Final

Kuma Miko trata-se de um anime controverso. Não é para o gosto de qualquer um e, para piorar, não trás nada de novo aos amantes de animação japonesa. A animação não é excecional, o conceito é bom, mas o seu tratamento é a paródia, pelo que o suco a reter depende do quanto acham piada ao tipo de comédia que a série tem para oferecer.

Em suma, se fores fã de comédia e paródia este poderá ser um título a adicionar! Os ingredientes para uma boa dose de gargalhada estão lá, e no final de alguns episódios (regra dos três episódios é capaz de resultar) saberão se esta é a série certa para vocês ou não.

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.