Kurage no Shokudou | Análise

por Raquel Cupertino

Título: Kurage no Shokudou
Adaptação: Novel
Produtora: Zexcs
Géneros: Slice of Life, Drama

 

Kurage no Shokudou - poster promocional

 

Sinopse: Na história, o protagonista Youtarou Misaki é encontrado deitado na praia por Arashi, o dono de um restaurante chamado Kurage no Shokudou. Quando questionado sobre quem é, Misaki mente ao afirmar que perdeu a memória, contudo ele lembra-se de tudo, incluindo o fato de que o seu irmão gémeo morreu.

 

Kurage no Shokudou | Enredo

Muito mais que a história de um rapaz que fugiu de casa, Kurage no Shokudou trata-se de um slice of life terno e gracioso na forma em que introduz uma premissa complexa.

Numa obra tão curta, a linguagem deve ser otimizada ao seu expoente máximo. Em apenas 26 minutos é necessário resolver de forma coerente uma panóplia de situações que, desde o primeiro momento, soam complexas e dramáticas. Foi sem dúvida engenhoso a forma como conseguiram consolidar o fantástico e o real. Em Kurage no Shokudou, as imagens falam tanto ou mais que palavras numa conjugação por vezes peculiar de acontecimento + analogia.

 

Kurage no Shokudou - analogia camelia

 

No entanto, nem tudo foi perfeito. O início soa um pouco forçado, e o aparecimento das personagens invoca uma premissa surreal e muito pouco possível num ambiente aparentemente contemporâneo. As personagens a duas dimensões foram o suficiente para servir de base a uma narrativa repleta de novas informações e mais conteúdo dramático quase que injetado de tempos a tempos. A fluidez narrativa começou a demarcar-se à medida que o episódio avançava, salvando o que poderia ser um descarrilar de acontecimentos cliché.

 

Kurage no Shokudou - Personagem

 

Kurage no Shokudou | Ambiente

O ambiente encaixa em perfeita harmonia com a história. Iniciamos com um jogo confuso de cores, que contrasta com a serenidade marinha traduzida por cores luminosas e vários tons de azul. A ideia da transparência da alforreca (jellyfish) reflete-se seja nas cores, seja na fluidez quase que corriqueira com que a animação corre. Esta é tão lenta que, por vezes, faz com que as personagens percam as qualidades orgânicas que possuíam nas cenas anteriores.

Ainda assim, como um todo a animação saiu-se acima da média sobretudo durante o clímax narrativo, onde a beleza provocada pela alforrecas é fascinante. Tal como o nadar desses belos seres marinhos, todo o OVA é feito de momentos de impulso e acalmia, provocando um efeito visual tranquilizante ao espetador, não importa o quão tristes ou fantásticos os eventos possam ser.

 

Kurage no Shokudou - aquario

 

Num anime intimamente ligado ao mar e vida marinha, o recurso de sons aquáticos para servir de pano de fundo à obra enriqueceu-a do início ao fim. Uma peça fundamental para dividir os momentos de maior tensão, onde a melodia passava a ser composta por sonoridades calmas, mas relativamente comuns.

 

Kurage no Shokudou - historia

 

Kurage no Shokudou | Juízo Final

Apesar de se tratar de um drama, o que retiramos da obra é próximo à nulidade. Não sentimos uma empatia exarcebada quer pelas personagens quer pela problemática em causa, não sentimos rigorosamente nada a não ser estupefação no momento em que descobrimos a panóplia completa da qual Kurage no Shokudou é composta.

Serão 26 minutos de tempo perdido? Não, de todo! Claro que a necessidade de uma continuação é mais que evidente, não nos livramos do sabor agridoce no final de um episódio que apenas serviu para demonstrar o potencial latente da premissa original.

Contudo, não deixa de ser uma obra bela no seu todo e que deverá constar no reportório de todos os amantes de uma boa animação.

 

 

Kurage no Shokudou - Personagens

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.