Kuroshitsuji Book of Murder – Análise OVA

por Raquel Cupertino
Kuroshitsuji Book of Murder - Análise OVA

Kuroshitsuji Book of Murder trata-se de um OVA de duas partes que adapta o 5º arc do manga Kuroshitsuji, intitulado Phantomhive Manor Murders.
A primeira parte do OVA estreou a 25 de outubro de 2014 e a segunda a 15 de novembro.

 

 

Kuroshitsuji Book of Murder | Sinopse

Na primavera do ano de 1889, a Rainha demanda que o conde Ciel Phantomhive organize um ostentoso banquete para entreter Georg von Siemens, um poderoso alemão com negócios em Inglaterra. Para este banquete foram convidadas as mais altas figuras da sociedade e um escritor ainda em ascensão, Sir Arthur Conan Doyle.

 

 

Este OVA vem no seguimento de Book of Circus, um arc poderosíssimo, com uma carga emocional que abalou até o mais frio dos Phantomhive. As consequências políticas de um relatório à Rainha com muitas… incoerências, levou a que Ciel fosse obrigado a aceitar o pedido da rainha. O teste a Ciel tem início, e os preparativos não faltaram.

 

 

Kuroshitsuji Book of Murder | Enredo

A história não é nova, e o nome Arthur Conan Doyle é sonante o suficiente para compreendermos, desde início, que iríamos assistir a 2 horas de policial com toque de Sherlock Holmes.

A Sir Arthur juntam-se 6 convidados, numa mansão onde tudo pode acontecer… inclusive um assassinato. E assim tem início a trama: uma mansão isolada e um mistério por resolver, onde as vítimas poderão também elas ser os culpados. Podemos, portanto, afirmar que não se trata de um enredo original dentro do género mistério/policial, no entanto, não será esse o motivo que vos impedirá de assistir a Kuroshitsuji Book of Murder.

 

 

Como fã de Kuroshitsuji, este não foi o meu arc preferido. Depois do BOOM de Book of Circus, confesso que estava com algumas expetativas. Expetativas estas que saíram defraudadas quando me apercebi que “sabia a história”. Quando a fasquia está muito alta, a quebra é ainda maior. Ainda assim não posso dizer que tenha sida um mau OVA, muito pelo contrário: não há incongruências, tudo tem justificação e sentido dentro do universo Kuroshitsuji. Num mistério de 2 horas repleto de pormenores é fácil encontrar plot holes ou algo que seja passado ao lado, felizmente aqui não é o caso, em boa verdade, conseguimos ler nas entrelinhas e sermos nós mesmos críticos em relação ao caso. É bastante interativo, sobretudo a primeira parte.

 

 

Kuroshitsuji Book of Murder | Ambiente

A animação continua deslumbrante e negra. O obscuro da iluminação cria um cenário perfeito para uma série de mistério e as colorações a variar entre o garrido e o pastel voltam a demarcar a decoração vitoriana. Em suma, Kuroshitsuji a ser Kuroshitsuji. Gostemos ou não da franquia, uma coisa não podemos acusá-la: de não caracterizar o ambiente à época em questão.

 

Kuroshitsuji Book of Murder

Ciel a competir com Sebastian <3

 

O 3D apesar de ser bem perceptível quando executado não era desagradável, no entanto, continuo a achar que poderia estar um pouco mais harmonioso.
A banda sonora passou um pouco despercebida, reparei na mesma depois de rever algumas partes – aí sim percebi que foi bem executada.

 

 

Kuroshitsuji Book of Murder | Juízo Final

Se tal como eu vêm na avalanche de acontecimentos de Book of Circus, acalmem-se, respirem, e obliterem todas as expetativas que possam advir daí antes de assistir Kuroshitsuji Book of Murder. Apesar de continuar a girar em torno de mistérios, o enredo não possui o elemento “surpresa” construído de forma progressiva e “original” como nos restantes títulos. Todavia, não deixa de ser um OVA interessante por colocar as personagens que tão bem conhecemos num cenário Sherlockiano. Toda a mestria usada para movimentar as personalidades fictícias das obras Sherlock Holmes e as reais do séc XIX, em Inglaterra, deixaram-me em deleite.

Posto isto, esta obra é aconselhada a todos os que seguem a franquia, não estando recomendada a quem nada conhece. A consequência é óbvia: não irão desfrutar na totalidade e poderão não perceber partes da história. Quanto aos seguidores de Kuroshitsuji, neste OVA são “introduzidos” elementos que serão usados na sequela, Book of Atlantic, logo aconselho de facto a verem, nem que seja para não “perderem o fio à miada”.

 

 


Interessado na franquia? Deixo-te o link para mais artigos da mesma:

Kuroshitsuji Book of Circus – Primeiras Impressões

Kuroshitsuji Book of Circus

 Kuroshitsuji Book of Murder

Kuroshitsuji Book of the Atlantic

Kuroshitsuji Book of Circus inspira marca de calçado

Kuroshitsuji

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.