Kyoto Animation – Atualização Pós-Incêndio [Notícias]

por Pedro Costa
Kyoto Animation - Atualização Pós-Incêndio [Notícias]

Após a tragédia que se abateu sobre o emblemático estúdio anime Kyoto Animation, a 18 de julho 2019, tanta “tinta correu” no que ao incêndio diz respeito, que se tornou complicado assimilar todo o aftermath da catástrofe.

De modo a evitar uma divulgação de informações a conta gotas, o ptAnime optou por aguardar algum tempo e reunir o que de mais importante foi noticiado desde aquele fatídico dia.

Este artigo serve então como um de dois artigo de actualização (ver final do presente artigo) referentes ao incêndio de 18 de julho 2019 do 1º Edifício do Estúdio da Kyoto Animation.

 

Incêndio na Kyoto Animation

 

Kyoto Animation – Atualização Pós-Incêndio [Notícias]

 

Presidente da Kyoto Animation afirma que todos os Materiais e Computadores foram destruídos – 19 de Julho de 2019

Numa entrevista, o presidente da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, afirmou que todos os materiais de animações passadas, bem como todos os computadores que estavam no estúdio, se encontram completamente destruídos. A esta informação acrescentou que ainda não foi calculado o prejuízo monetário, mas Hatta-sensei designou-o como “extremo”.

1ª edifício de Estúdio da Kyoto Animation localiza-se perto da Rokujizō Station, em Uji City (Kyoto). A maioria da produção principal do estúdio acontece dentro deste edifício. A empresa tem ainda um edifício principal, um 2º edifício de estúdio, um escritório em Tokyo e o edifício Animation DO, em outros locais.

 

Kyoto Animation Recupera Informação de Servidor Após Incêndio – 29 julho 2019

A 29 de julho, várias agências de notícias reportaram que arte e outros materiais foram recuperados de um servidor de dados localizado no primeiro andar do 1º Edifício de Estúdio da Kyoto Animation. Daisuke Okeda, o advogado que a Kyoto Animation contratou para providenciar comunicações ao público sobre o fogo, confirmou que toda a informação no servidor foi recuperada sem danos.

O servidor estava isolado numa divisão separada, completamente rodeada de betão no primeiro andar do edifício. A sala estava separada da área da escadaria, na qual alegadamente foi iniciado o incêndio. Portanto, o servidor estava protegido do fogo e também da água usada nos esforços de combate ao fogo.

Okeda afirmou que especialistas foram capazes de recuperar completamente a informação do servidor, mas ele não especificou que dados o servidor continha.

 

Presidente da Kyoto Animation considera a demolição do Edifício do Estúdio #1  – 20 de Julho de 2019

Hideaki Hatta afirma, numa entrevista, que está a considerar a demolição do estúdio para criar um parque público que incluiria um monumento, provavelmente como forma de homenagem às vítimas. Ele acrescentou:

Quando penso na equipa e nas pessoas daquela vizinhança, considero que elas não vão querer olhar para aquele edifício naquele estado.

 

Incêndio na Kyoto Animation

 

Secção sobre Produções Anime – 23 de Julho de 2019

Foi especulado que a reconstrução da Kyoto Animation como empresa poderá levar entre 5 a 10 anos. Foi também especulado que os seguintes projetos irão prosseguir com as suas produções:

  • Violet Evergarden Gaiden, com data de lançamento prevista para setembro de 2019.
  • Violet Evergarden – Filme anime em produção com data de lançamento prevista para janeiro de 2020.

Violet Evergarden Gaiden – Anime Especial revela Trailer
Violet Evergarden Gaiden estreará no Japão como Planeado

 

  • Free! – Filme anime com data de lançamento prevista para temporada do verão de 2020.

Além disso, a conta oficial do Twitter da Kyoto Animation e da Animation DO da franquia de Free!, também anunciou, no dia do incêndio, que os estúdios cancelaram as exibições planeadas do novo trailer para o mais recente filme de Free! nos cinemas.

 

 

Kyoto Animation Suspende Annual Awards – 14 de agosto 2019

A 14 de agosto, a Kyoto Animation anunciou que suspendeu temporariamente os seus 11º Kyoto Animation Awards. O staff decidiu suspender os galardões após discussões à luz dos acontecimentos do passado dia 18 de julho.

Por enquanto, o estúdio não vai aceitar mais submissões ou inquéritos sobre os prémios. O anúncio observou que pessoas que já submeteram inquéritos podem ter que esperar algum tempo por respostas. O estúdio vai postar atualizações sobre os prémios no seu website, posteriormente.

Os 11º Kyoto Animation Awards haviam sido anunciados pelo estúdio a 19 de abril 2019.

 

Kyoto Animation Confirma ter recebido Novel de Escritor com mesmo Nome e Morada do Suspeito – 31 de julho 2019

A natureza premeditada do aterrorizador ataque sugere ressentimentos contra a empresa e/os seus funcionários, enquanto Aoba estava a ser levado pela polícia, ouviram-no a berrar “Eles enganaram-me” e “Eles roubaram o meu novel, então eu ateei o fogo”.

Após o ataque, o CEO da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, disse “Eu não faço ideia do que ele está a falar” e que ele nunca tinha tido qualquer comunicação escrita ou verbal com Aoba.

Contudo, a 30 de julho, o advogado da Kyoto Animation disse que desde então eles confirmaram que a empresa afinal recebeu um novel de uma pessoa chamada Shinji Aoba, e de uma morada que corresponde à do apartamento do suspeito.

Desde 2010, a Kyoto Animation solicitou anualmente submissões de novels, de escritores profissionais ou amadores, para os seus Kyoto Animation Awards. Para além de um prémio de 1 milhão de yen para o grande vencedor, a Kyoto Animation entrou em negócios editoriais para grandes submissões via a sua editora de livros KA Esuma Bunko.

O advogado do estúdio prosseguiu dizendo que o novel submetido por Shinji Aoba foi formalmente eliminado do concurso na primeira ronda de avaliação do júri. O advogado acrescentou:

Confirmámos que não tem nenhuma semelhança com qualquer obra da Kyoto Animation.

 

Não é certo se a declaração inicial de Hideaki Hatta sobre nunca ter recebido qualquer comunicação escrita de Aoba, é o resultado de um novel rapidamente eliminado não ser notório o suficiente para se destacar na sua memória, ou se o líder da Kyoto Animation simplesmente não ter estado pessoalmente envolvido na ronda inicial do concurso. Entretanto, Hideaki Hatta prometeu que, apesar da imensa perda que a empresa sofreu, a Kyoto Animation “não irá silenciosamente para a noite”. (“will not go quietly into the night.”)

 

Emitido Novo Mandado de Prisão para o Suspeito do Incêndio – 14 de agosto 2019

Imediatamente após o incêndio de julho, a polícia prendeu o suspeito até ser apresentado à autoridade judicial. Enquanto estava a ser algemado, ouviram Aoba dizer “Eles roubaram o meu novel” e “Eu espalhei a gasolina e acendi-a com um isqueiro”.

No entanto, quase um mês após o ataque, Aoba ainda não foi formalmente detido. Tendo sofrido queimaduras severas no incidente, Aoba foi imediatamente hospitalizado e ainda não recebeu alta.

Contudo, enquanto Aoba continua a receber tratamento médico, a severidade dos crimes dos quais é acusado tem estado a aumentar. Algumas vítimas que ainda estavam vivas após o ataque, faleceram desde então devido aos seus ferimentos e então, a 14 de agosto, o Departamento da Polícia Distrital de Kyoto atualizou o seu mandado de prisão para Aoba. O homem de 41 anos é agora acusado de 35 acusações de homicídio, assim como 35 acusações adicionais de tentativa de homicídio, que representam as 35 pessoas presentes no edifício que conseguiram escapar com as suas vidas.

Oito sobreviventes permanecem hospitalizados e os investigadores policiais dizem que apenas uma pessoa no interior do estúdio conseguiu evitar qualquer tipo de lesão.

O mandado acusa ainda Aoba de atear fogo a uma estrutura inabitada, assim como um número de outras infracções penais.

Apesar do mandado ter sido atualizado, ainda não é certo quando as autoridades vão sentir que Aoba está em condição adequada para ser formalmente acusado.

 

 



Vítimas Confirmadas:

 

  • Jun’ichi Uda

Uda tinha 34 anos. Trabalhou como in-between animator em todas as obras na franquia Love, Chunibyo & Other Delusions!, asim como em K-ON!, várias obras na franquia de Free! – Iwatobi Swim Club, Koe no Katachi, Tamako Market, The Disappearance of Haruhi Suzumiya, Nichijou, HYOUKA, Liz to Aoi Tori e, mais recentemente, no filme Sound! Euphonium The Movie – Our Promise: A Brand New Day.

 

  • Yūki Ōmura

Ōmura tinha 23 anos. Em 2016, Ōmura foi galardoado com um Honorable Mention Award na Categoria de Design nos 101st Nikaten. Na altura, ele era um aluno de segundo ano na Tohoka University. A Universidade postou uma declaração na sexta-feira (2 de agosto 2019) confirmando que um graduado do programa de modelação da escola havia falecido no incêndio. Ōmura formou-se na universidade em março 2019.

 

  • Yuka Kasama

Kasama tinha 22 anos. A NHK reporta que, de acordo com uma mulher na vizinhança de Kasama, ele adorava desenhar em criança e desde o liceu que queria estudar arte na universidade. Outra mulher da sua vizinhança, disse à NHK que ela ouvi da mãe de Kasama que o seu sonho era entrar para a indústria da animação. Kasama formou-se na Osaka Seikei University.

 

  • Yoshiji Kigami

Kigami tinha 61 anos. Kigami também trabalhou na indústria da animação sob os nomes Fumio Tada e Ichirou Miyoshi. Na sua longa carreira ele trabalhou em dezenas de anime enquanto in-between animator, key animator, designer de personagens, storyboarder, diretor de animação e realizador. Os seus créditos enquanto realizador incluem: Munto, Munto 2: Beyond the Walls of Time, Shin Dosei Jidai: Hawaiian Breeze, Last War of Heavenloids and Akutoloids, Sora o Miageru Shōjo no Hitomi ni Utsuru Sekai e Baja no Studio. Muito do seu trabalho para a Kyoto Animation está creditado sob o nome de Ichirou Miyoshi, incluindo o seu trabalho enquanto realizador de episódio em Violet Evergarden, Tamako Market, ambas as temporadas de Hibike! Euphonium, K-ON!! (a segunda temporada), Miss Kobayashi’s Dragon Maid, Myriad Colors Phantom World, Nichijou – My Ordinary Life, Beyond the Boundary, Clannad, Clannad After Story, Lucky Star, Love, Chunibyo & Other Delusions! e Free! – Iwatobi Swim Club.
Fora da Kyoto Animation, ele foi key animator em Grave of the Fireflies e AKIRA e trabalhou vários filmes de Doraemon e Crayon Shin-chan.

 

  • Ami Kuriki

Kuriki tinha 30 anos. Ela era uma key animator que trabalhou em várias das recentes obras da Kyoto Animation, incluindo Violet Evergarden, Liz to Aoi Tori, Free! Dive to the Future, Free! -Take Your Marks-, High Speed! -Free! Starting Days-, Sound! Euphonium 2, Koe no Katachi, Miss Kobayashi’s Dragon Maid, Love, Chunibyo and Other Delusions! Take On Me, Myriad Colors Phantom World, Tsurune: Kazemai Kōkō Kyūdō-bu e, mais recentemente, no filme Sound! Euphonium The Movie – Our Promise: A Brand New Day.

 

  • Yasuhiro Takemoto

Takemoto tinha 47 anos. Takemoto realizou o anime televisivo e o OAV de Lucky Star, tendo sido também o realizador de Miss Kobayashi’s Dragon Maid, The Disappearance of Haruhi Suzumiya, The Melancholy of Haruhi-chan Suzumiya, HYOUKA, Full Metal Panic! The Second Raid TV, Full Metal Panic! The Second Raid OAV, Full Metal Panic? Fumoffu, Amagi Brilliant Park, High Speed! -Free! Starting Days- e Nyorōn Churuya-san. Takemoto serviu ainda como um realizador de episódio em tais animes como The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Sound! Euphonium, Tamako Market, Violet Evergarden, Tsurune: Kazemai Kōkō Kyūdō-bu, Nichijou – My Ordinary Life, Myriad Colors Phantom World, Love, Chunibyo & Other Delusions!, K-ON!! (a segunda temporada), Clannad, Free! – Iwatobi Swim Club, Free! Dive to the Future e Haré+Guu, entre muitos outros. Ele trabalhou também enquanto storyboarder, key animator, diretor de unidade e guionista.

 

  • Sachie Tsuda

Tsuda tinha 41 anos. Ela trabalhou em pintura, acabamento, clean-up animation e efeitos especiais. Ela trabalhou em tais anime como Lucky Star TV, Lucky Star OAV, Clannad, Clannad After Story The Melancholy of Haruhi Suzumiya, K-ON! (ambas as temporadas), HYOUKA, Nichijou – My Ordinary Life, Tamako Market, A Silent Voice, To Heart, Violet Evergarden, Tsurune: Kazemai Kōkō Kyūdō-bu, Free! – Iwatobi Swim Club, Free! Dive to the Future, Free! -Take Your Marks-, Free! Eternal Summer, The Disappearance of Haruhi Suzumiya, Liz and the Blue Bird e, mais recentemente, no filme Sound! Euphonium The Movie – Our Promise: A Brand New Day. Tsuda trabalhou também em vários filmes de Crayon Shin-chan e Doraemon, assim como em Kiddy Grade, Inuyasha, Pokemon 3 – The Movie e Full Metal Panic! The Second Raid, entre muitas outras obras.

 

  • Futoshi Nishiya

Nishiya tinha 37 anos. Ele foi o designer de personagens para a franquia Free!, tendo igualmente servido enquanto diretor de animação chefe em muitas das entradas da franquia. Ele serviu também como designer de personagens para os anime HYOUKA, Nichijou – My Ordinary Life, Koe no Katachi, Liz to Aoi Tori e The Melancholy of Haruhi-chan Suzumiya. Ele foi também diretor de animação em várias obras da Kyoto Animation, incluindo Clannad, K-ON! (ambas as temporadas), Hibike! Euphonium (ambas as temporadas), The Melancholy of Haruhi Suzumiya, Lucky Star, Love, Chunibyo & Other Delusions! e Beyond the Boundary -I’LL BE HERE- Future, entre outras. Nishiya trabalhou ainda como key animator.

 

  • Keisuke Yokota

Yokota tinha 34 anos. Trabalhou como gestor de produção na Kyoto Animation, para tais anime como Clannad, Clannad After Story, K-ON!, HYOUKA, Love, Chunibyo & Other Delusions!, Love, Chunibyo & Other Delusions! -Heart Throb-, Love, Chunibyo and Other Delusions! Take On Me, Hibike! Euphonium, Koe no Katachi, Tamako Market, Violet Evergarden, Tsurune: Kazemai Kōkō Kyūdō-bu, Free! – Iwatobi Swim Club, Free! Dive to the Future, Free! Eternal Summer, High Speed! -Free! Starting Days-, Gekijō-ban Hibike! Euphonium: Todoketai Melody, Beyond the Boundary, e Beyond the Boundary -I’LL BE HERE- Future, entre outros.

 

  • Mikiko Watanabe

Watanabe tinha 35 anos. Ela trabalhou como artista de backgrounds e diretor de arte. Ela serviu como diretor de arte em tais anime como Violet Evergarden, Beyond the Boundary, Beyond the Boundary -I’LL BE HERE- Future, Miss Kobayashi’s Dragon Maid, Myriad Colors Phantom World e Amagi Brilliant Park. Watanabe providenciou também arte de background para anime como Nichijou – My Ordinary Life, K-ON! (both seasons), Free! – Iwatobi Swim Club, Free! Dive to the Future, Free! -Take Your Marks-, High Speed! -Free! Starting Days-, Liz to Aoi Tori, Love, Chunibyo & Other Delusions!, Love, Chunibyo & Other Delusions! -Heart Throb-, Love, Chunibyo and Other Delusions! Take On Me, Love, Chunibyo, & Other Delusions: Rikka Takanashi Version e Chūnibyō demo Koi ga Shitai! Lite, entre outros.



 

 


Nota

ptAnime neste artigo optou por não traduzir e consequentemente não mencionar alegações relativas às vítimas e ao suspeito. Apenas informações confirmadas.


 

Para mais informações sobre este tema:

Kyoto Animation – Comunicados e Doações

 

Fontes:

  • Anime News Network #1 | #2 | #3 | #4 | #5
  • SoraNews24 – #1 | #2
  • Reddit – #1
  • Facebook Kyoto Animation #1

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.