Kyoto Animation – Comunicados e Doações

por João Simões
Incêncio Kyoto Animation - Número de Vítimas sobe para 36

Após a tragédia que se abateu sobre o emblemático estúdio anime Kyoto Animation, a 18 de julho de 2019, tanta “tinta correu” no que ao incêndio diz respeito, que se tornou complicado assimilar todo o aftermath da catástrofe.

De modo a evitar uma divulgação de informações a conta gotas, o ptAnime optou por aguardar algum tempo e reunir o que de mais importante foi noticiado desde aquele fatídico dia.

Este artigo serve então como um de dois artigos de actualização referentes ao incêndio de 18 de julho 2019 do 1º Edifício do Estúdio da Kyoto Animation.

 

Kyoto Animation – Comunicados e Doações

 

Comunicado oficial da Kyoto Animation sobre o acontecimento – 22 de Julho de 2019

Nota #1: Este texto foi traduzido de Japonês para Inglês pelo utilizador do Reddit _Tokyo_ , portanto é possível que existam algumas gralhas. Ainda assim acredito que o núcleo da mensagem está aqui presente.

Nota #2: O texto no interior de [parêntesis rectos] é relativo a informação adicional que está implícita mas que não se encontra presente no comunicado oficial.

 

Como resultado do aterrador incidente que ocorreu às 10:30h da manhã, no dia 18 de julho de 2019, primeiro ano da era Reiwa, muita da nossa equipa técnica, incluindo muitos jovens promissores, ficaram feridos e alguns perderam as suas vidas.

Uma equipa composta tanto por jovens que se reuniram dos mais diversos locais do país [Japão], como por veteranos que trabalharam connosco durante muitos anos, ver os seus futuros a serem arrancados desta forma é desolador e verdadeiramente lamentável e torna-se impossível encontrar as palavras certas para expressar tudo isto. Eles eram verdadeiramente incríveis, talentosos e muito amados como colegas e amigos. Isto é devastador simultaneamente para nós [Kyoto Animation] e para a indústria [de Animação].

Os detalhes deste incidente são exatamente como a Polícia de Fushimi os reportou [durante a conferência de imprensa realizada pela Polícia no dia 19]. Não temos nada a acrescentar de momento.

Estamos a trabalhar incansavelmente não só com os feridos e respectivas famílias, como também com as famílias daqueles que perderam as vidas, a fazer tudo o que está no nosso poder para os ajudar a ultrapassar estes tempos difíceis.

Além disso, pedimos humildemente que a media direcione as suas questões e pedidos por informação para os nossos parceiros legais descritos mais abaixo. Pedimos ainda que, de momento, a media se abstenha de nos contactar de forma direta.

 

Posteriormente a Kyoto Animation colocou online uma mensagem global em Japonês, Inglês, Chinês, Coreano e Alemão. – 29 de Julho de 2019

 

Na mensagem pode ler-se:

Esta atrocidade sem precedentes magoou muita da nossa equipa técnica, feriu profundamente preciosos colegas e roubou amigos insubstituíveis das suas vidas. Ficamos a saber, através das notícias, que um número inacreditável de pessoas, por todo o mundo, nos tem nos seus pensamentos e rezas. Os vossos pensamentos são para nós uma inqualificável luz que nos guia pela escuridão que agora atravessamos.

Temos amigos e colegas que neste momento estão a batalhar pela vida no hospital. Há pessoas que perderam entes queridos e estão em processo de luto.

Por favor, dêem-nos algum tempo.

Prometemos que a Kyoto Animation continuará a criar animações que ajudam as pessoas a ter sonhos, esperanças, a criar animações que as impressionem.

A Kyoto Animation continuará com a ambição de possuir uma equipa técnica com vidas felizes, continuará a contribuir para a nossa sociedade e comunidade local.

Asseguro-vos que a Kyoto Animation não vai desistir, nós não vamos ficar no silêncio… nós não vamos desaparecer sem dar luta!

Kyoto Animation Co. CEO Hideaki Hatta

 

Kyoto Animation - Comunicados e Doações

 

Formas de Doação

Pouco tempo depois do acontecimento, a cadeia de retalho Animate anunciou a recolha de donativos para as vítimas.

A Crunchyroll está a aceitar mensagens de apoio à Kyoto Animation, incluindo fotografias ou arte.

Poucas horas após o incidente a Sentai Filmworks abriu uma campanha GoFundMe que contou com a ajuda de 69.600 pessoas e perfez o valor de 2.368.350 dollars, o que equivale a aproximadamente 2,1 milhões de euros.

A Sentai Filmworks afirmou, no dia 25 de julho, que se encontrava em contacto com os representantes japoneses da Kyoto Animation, de modo a finalizar os detalhes da entrega desta generosa quantia. O presidente da Sentai, John Ledford, declarou que apesar da angariação terminar no final de julho, não vai descansar enquanto as contribuições dos fãs não chegarem ao seu destino de uma forma directa e significativa.

Apesar de tudo isto, o fundador do Anime News Network, Justin Sevakis, demonstrou as suas reticências relativas a este processo, na medida que se podem levantar algumas questões legais no que diz respeito à passagem dos fundos para a Kyoto Animation.

 

No dia 31 de julho a Sentai Filmworks, após o término da campanha, escreveu o seguinte comunicado:

Para todos os nossos seguidores e apoiantes,

Deixamos aqui os nossos profundos agradecimentos para os que ofereceram ajuda para a campanha “Help KyoAni Heal” do GoFundMe. Apesar de a partir do dia de hoje esta campanha já não se encontrar disponível, decidimos manter a página visível como testamento de como nos juntamos à volta da Kyoto Animation, com tanto amor, amabilidade e compaixão quando ela mais precisou.

Todo o processo de distribuição dos fundos angariados ainda se está a moldar, sendo que assim que o plano estiver concluído partilharemos aqui como tudo foi finalizado. Determinar um plano para uma situação com esta complexidade leva o seu tempo. Mas podem estar descansados, temos uma equipa competente a trabalhar na entrega dos fundos da forma mais eficiente possível.

Fiquem atentos a mais desenvolvimentos e muito obrigado novamente por todo o amor que demonstraram pela KyoAni. Por favor, continuem a apoiar a KyoAni e todos os afetados por esta tragédia, através dos vossos pensamentos e rezas.

Não podemos alterar aquilo que aconteceu. Mas juntos, do mais pequeno gesto ao maior, fizemos a diferença.

 

A Kyoto Animation abriu também a sua própria conta que está a aceitar donativos diretos, que já conta com aproximadamente 9.7 milhões de euros, provenientes de diversas fontes que incluem tanto pessoas como organizações.

A Kyoto Animation tem a intenção de usar estes fundos para apoiar todas as famílias que de alguma forma foram afectadas por este incidente, como também utilizar para recuperar as infraestruturas.

No caso de estarem interessados em doar diretamente, aqui ficam os dados:

Kyoto Animation Co., Ltd. Support Fund Dedicated Account

BANK NAME : THE KYOTO SHINKIN BANK
SWIFT : KYSBJPJZ
BRANCH NAME : MINAMI MOMOYAMA BRANCH
BRANCH NUMBER : 048
ADDRESS : 16-50, YOSAI, MOMOYAMA-CHO, HUSHIMI-KU, KYOTO-SHI, KYOTO-HU, 612-8016 , JAPAN
ACCOUNT NUMBER : 0002890
ACCOUNT HOLDER : KYOTO ANIMATION CO.,LTD., REPRESENTATIVE DIRECTOR, HATTA HIDEAKI

 

Além da conta bancária, podem também comprar arte digital diretamente no site oficial da Kyoto Animation. Deste modo além de estarem a contribuir monetariamente, estão também a demonstrar apreciação pela a arte do estúdio. Podem ver aqui como comprar:

 

 


Nota

O ptAnime neste artigo optou por não traduzir e consequentemente não mencionar as informações e alegações relativas às vítimas e ao suspeito.


 

Para terminar, ficam aqui com tributos de dois AniTubers com os quais me identifico pessoalmente e que me deixaram com a lágrima no olho.

No caso de conhecerem mais, por favor comentem para poder adicionar a esta lista.

 

 

 

Fontes:

 

Para informações sobre notícias relacionadas com o sucedido aconselho a seguinte leitura:

Kyoto Animation – Atualização Pós-Incêndio [Notícias]

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.