Leiji Matsumoto hospitalizado em Itália após suspeita de AVC

por Pedro Costa
Leiji Matsumoto hospitalizado em Itália após suspeita de AVC

Este sábado (16 de novembro), o website para o jornal Asahi Shimbun reportou que, de acordo com a media italiana, o mangaka Leiji Matsumoto foi hospitalizado em Turim, na sexta-feira, após colapsar. O Asahi Shimbun observou que se suspeitou que ele tivesse sofrido um AVC e que ele estivesse em estado grave.

O jornal acrescentou que, de acordo com a media italiana, após Matsumoto-sensei ter começado a falar desarticuladamente num evento, o staff levou-o de volta ao seu hotel, e ele foi então transportado para o hospital via transporte de emergência.

 

Leiji Matsumoto hospitalizado em Itália após suspeita de AVC:

Leiji Matsumoto hospitalizado em Itália após suspeita de AVC

 

A agência de notícias Kyodo confirmou este sábado, através do jornal diário Corriere della Sera, que Matsumoto-sensei foi hospitalizado por suspeita de um AVC e estava em estado grave, mas a agência não confirmou os outros detalhes observados pelo Asahi Shimbun.

 

Posteriormente, esta mesma agência, a Kyodo, reportou que a condição do mestre é agora estável. De acordo com a fonte da Kyodo, a qual tem laços com Matsumoto-sensei, espera-se que o criador receba eventualmente alta do hospital e regresse ao Japão após a sua recuperação.

De acordo com a fonte, Matsumoto-sensei foi submetido a exames à cabeça, mas estes não detectaram nenhum sintoma grave.

 


Matsumoto-sensei estava em Turim para marcar presença numa série de eventos que celebram o 40º aniversário da estreia do anime de Captain Harlock na televisão italiana.

De acordo com a Leiji Matsumoto Cultural Association, o mangaka tinha uma sessão de autógrafos agendada para esta sexta-feira no Cinema Massimo, contudo apenas pode assinar alguns autógrafos antes de se retirar para o seu quarto de hotel e ser submetido a supervisão médica. Presentemente, os seus compromissos para sábado e domingo estão sob avaliação.

 

Leiji Matsumoto hospitalizado em Itália após suspeita de AVC

 

Leiji Matsumoto nasceu em 1938, tendo-se estreado como artista manga em 1953 com Michibachi no Bōken (Honeybee’s Adventure),  enquanto ainda estava no liceu. As suas obras mais notáveis incluem: Space Pirate Captain Harlock, Galaxy Express 999 e Queen Emeraldas — as quais todas inspiraram múltiplas adaptações anime e live-action — e contribui ainda com designs e criou o manga tie-in para Space Battleship Yamato.

Adicionalmente, o mestre supervisionou vídeos de música animados para o álbum “Discovery” dos Daft Punk, tendo os vídeos sido aglutinados no filme INTERSTELLA 5555.

Os seus designs e obras influenciaram múltiplas gerações de artistas por todo o mundo.

 

Votos de célere recuperação ao grande mestre Leiji Matsumoto, e que volte em força!

 


Artigos Relacionados:

Leiji Matsumoto sonha com viagem espacial | Mangaka

Leiji Matsumoto fala sobre inspiração em filmes | I Want to See This Movie

Shigeru Miyamoto e Moto Hagio honrados como Pessoas de Mérito Cultural


 

Fontes: Anime News Network #1Anime News Network #2

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.