Tal como a distribuidora portuguesa, Leopardo Filmes, nos tem habituado no que concerne ao cinema asiático, poderemos em breve ver nos cinemas portugueses mais duas longas-metragens do conhecido cineasta de Hong Kong, Wong Kar Wai. São elas “As Tears Go By – Ao Sabor da Ambição” e “Days of Being Wild – Dias Selvagens“, em cópias digitais restauradas.
Ambas estarão presentes no Cinema Medeia Nimas, Teatro Campo Alegre, Cinema Charlot, em Setúbal, Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, Theatro Circo de Braga e no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no dia 27 de maio de 2021. Poderão ver infra mais informação sobre os filmes.
Artigo actualizado a 13 de maio de 2021
Leopardo Filmes estreia dois Filmes de Wong Kar Wai
As Tears Go By – Ao Sabor da Ambição
Realização: Wong Kar Wai
Argumento: Jeffrey Lau, Kar-Wai Wong
Actores: Andy Lau, Maggie Cheung, Jacky Cheung
Produção: Alan Tang
Ano: 1988
País: Hong Kong, China
Género: Crime, Drama
Duração: 1h42
Música: Ting Yat Chung, Teddy Robin Kwan
Fotografia: Wai-Keung Lau
Montagem: Bei-Dak Cheong, Kit-Wai Kai
Direcção de Arte: William Chang
Decors: William Chang
Sinopse: Estreia na realização de Wong Kar Wai, Ao Sabor da Ambição é um filme de gangsters à la Scorsese que tem lugar nas ruas de Mongkok, em Hong Kong. Andy Lau interpreta um baixo funcionário da máfia, dividido entre um romance florescente com a sua prima (Maggie Cheung, na primeira de muitas colaborações com o cineasta) e a sua lealdade para com o seu impulsivo parceiro de crime (Jacky Cheung), cujas tentativas imprudentes de ganhar reconhecimento resultam num ciclo de violência que parece não ter fim. Introdução do autor àquele que se tornaria o seu inconfundível estilo visual, o filme fez furor em Cannes pela singularidade dos seus cenários impressionistas e romantismo profano. Como escreveu Nathan Leen no New York Times, Ao Sabor da Ambição é “um filme de Wong Kar Wai do primeiro ao último frame, […] uma obra que encontra o seu propósito num tom (o fatalismo onírico), numa textura (o grunge impressionista), e numa pose (tão, tão cool)”.
Festivais e Prémios:
Festival de Cannes 1989 – Quinzena dos Realizadores
Prémios de Cinema de Hong Kong 1989 – Melhor Actor Secundário (Jacky Cheung); Melhor Direcção Artística
Days of Being Wild – Dias Selvagens
Realização: Wong Kar Wai
Argumento: Jeffrey Lau, Wong Kar Wai
Produtores: Candy Leung, Alan Tang, Rover Tang, Wing-Kwong Chan
Actores: Leslie Cheung, Maggie Cheung, Andy Lau, Rebecca Pan
Ano: 1990
País: Hong Kong, China
Género: Crime, Drama
Duração: 1h34
Fotografia: Christopher Doyle
Música: Terry Chan
Montagem: Kit-Wai Kai, Patrick Tam
Direcção de Arte: William Chang
Maquilhagem: Shui-Lin Lo, Ming-Fai Tsang
Som: Wai Hung Chan, Siu-Lung Ching
Efeitos especiais: Joseph Chi
Sinopse: 1960. Yuddy (Leslie Cheung) é um jovem que descobriu recentemente que a mulher que o criou, uma prostituta, não é sua mãe biológica. Ela recusa-se a dizer-lhe quem é a sua verdadeira mãe, até que a revelação desencadeia uma série de perturbações mentais em Yuddy. Paralelamente duas mulheres apaixonam-se por ele, mas o jovem mostra-se incapaz de decidir com quem deseja ficar.
Também pode interessar:
Fonte: Leopardo Filmes
Comentários sobre post