A análise desta semana vem uns dias mais tarde porque o meu PC decidiu atazanar-me o juízo. Mas como hoje está a funcionar vamos aproveitar antes que se canse novamente. Após o último episódio nada melhor que alegrar a nossa semana com um dos episódios mais divertidos até ao momento! Foi mesmo bom para animar a minha quarta-feira, o dia conhecido por ser dos piores da semana (concordo).
Podes ler aqui todas as análises semanais de Hakozume!
Leve | Hakozume Episódio 4 – Opinião
Na vida somos todos Kawai
Tirando todos aqueles que não são reles comuns mortais, como eu, a jornada da Kawai neste episódio somos nós na vida (sem tirar nem pôr). Queres fugir dos teus problemas ou de ter trabalho a mais? Ahhhhh, pois querias, mas querer não é poder, portanto lá vais tu correr uma meia maratona… DUAS VEZES!
Eu só consigo ter pena da Kawai, que queria ter um tempinho de folga e foi a que mais trabalho teve ali. Confesso que até ao episódio passado não lhe achava muita piada, embora entendesse o seu papel (o início de todos nós em qualquer carreira), no entanto isso mudou neste 4º episódio, a Kawai mostrou mais personalidade e foi extremamente real e identificável em toda a situação.
A Fuji continua a ser claro a Best Girl do anime, mas estou curiosa de ver como a minha percepção irá, ou não, mudar ao longo das próximas semanas.
Os problemas das mulheres polícias
Na análise semanal ao segundo episódio cheguei a falar sobre este assunto, uma vez que o website Anime News Network havia publicado uma entrevista que a mangaka deu em 2018 onde falou sobre este mesmo problema – mais especificamente, sobre o facto das mulheres polícias não poderem urinar e sofrerem de desidratação, literalmente tudo aquilo que a Kawai se estava a queixar. Recomendo a leres esse título (podes clicar aqui) caso não o tenhas feito, é logo o primeiro. Ainda assim deixo abaixo parte do texto que tem ligação directa com o episódio desta semana:
Na entrevista ela destacou várias experiências pessoais, que são retratadas na sua obra, tais como o facto das mulheres polícias não serem autorizadas a ir à casa de banho (ou quarto de banho, como quiserem) por não poderem largar as armas. Ao contrário dos agentes masculinos que conseguem servir esta necessidade abrindo apenas o fecho das calças, para elas não seria possível. Desta forma, confessou que durante o serviço evitava beber demasiada água para não sentir necessidade de urinar.
Isto é uma situação bastante grave, embora tenha sido abordada no anime de uma forma leve. Será interessante mostrarem futuramente mudanças neste quesito – ainda por cima sendo o objectivo da mangaka com esta obra o de incentivar pessoas a juntarem-se à profissão (até ao momento não estás a ajudar muito miga).
A ligação da Fuji e da Kawai
Foi interessante ver que a Fuji, apesar de toda a sua à vontade, nem tem assim muitos amigos, muito menos além da polícia, e por isso é que “se convidou” para a casa da Kawai para poderem beber juntas (algo muito comum entre colegas de trabalho no Japão).
Acredito que vá nascer algo especial desta relação, tanto para o bem como para o mal, pois não esqueçamos que a Kawai afirma no primeiro episódio que gostaria de nunca a ter conhecido (algo assim), por isso ou a Fuji vai fazer merda da grossa ou elas apaixonam-se e a cena não funciona ahah.
Leve | Hakozume Episódio 4 – Opinião
Pensamentos Finais:
- Eu a ver o chapéu a voar e a pensar, pronto mais um velho que foi de vela
- Vida de polícia é lixada
- Esta coitada a achar que ia brincar estilo encantador de cães
- Fartei-me de rir nesta cena da Kawai e do Minamoto a correrem atrás do Dog-Sama, lindo lindo
- O Dog-Sama a dar a volta à árvore só porque assim aaaaaaaahhhahahahhahah
- A minha Fuji-san também tem sentimentos
- E quando pensei que eles estavam a procurar o velhinho em cima das árvores, por alguma razão, e afinal era só para fugirem a mais trabalho xD
- Móveis despejados ali no meio da montanha? Onde, nunca vi
- Estamos todos contigo miga
- Cuspi-me toda com a cena da vidente. Posso marcar consulta sff?
- All Hail Dog-Sama
- A determinação de quem quer uma folguinha
- Ela a tentar abordar um criminoso como faz com gatos… tudo dito xD
- A segunda parte do episódio onde faleci! Aquela pressão social a fazer o seu trabalho. Corre filha corre
- E, claro, a Kawai a representar-nos a todos muito bem
Será que no próximo episódio vamos lidar com mais uns temas pesaditos depois desta lufada de ar fresco? Vamos ver.
Gostaste deste episódio? Até para a semana!