Lisboa Games Week 2019 – Reportagem

por Xpop
Lisboa Games Week 2019 - Reportagem

Lisboa tornou-se a capital não-oficial dos videojogos e isso fez-se sentir neste mês de novembro com mais uma edição do Lisboa Games Week, o maior evento de videojogos em Portugal, na FIL em Lisboa, nos dias de 21 a 24 de novembro.

Esta edição esteve repleta de diversas atividades, convívio, competição e a estreia da nova área cosplay com convidados bastante especiais.

 

Lisboa Games Week 2019 – Reportagem

Espaço a mais

Novamente, mais uma edição da Lisboa Games Week é celebrada na FIL e, sinceramente, que espação! Há que referir que foi a nossa primeira vez a frequentar o local e portanto não sabíamos o que nos esperava. O uso de 2 pavilhões enormes e mais uma sala de espectáculos já podemos assumir como um abuso, mas para o que havia disponível tal espaço era necessário.

Estiveram presentes mais de 200 marcas preenchendo assim todo o espaço possível do evento. Com lojas a vender todo o tipo de coisas relacionadas a cultura pop, uma área de cosplay completamente nova (da qual falamos mais abaixo), uma zona de alimentação recheada de diversos menus, grandes e pequenas entidades relacionadas a tecnologias e educação, como Happy Code ou a HP. E, obviamente que não poderia faltar a presença esmagadora dos videojogos, tanto pelas grande marcas, como aos pequenos estúdios presentes na Loading Zone ou até pelo gigante impacto dos esports, ao qual foi dado o maior espaço, onde foi construído o grande palco.

 

Lisboa Games Week 2019 - Reportagem - Torneio CS:GO

 

Realmente havia um pouco de tudo para todos, até para os pais que acompanhavam os seus filhos podiam usufruir de atividades exclusivas para eles se enquadrarem e entender um pouco da indústria dos videojogos. Mas nem tudo é um mar de rosas e para um evento grande e já com várias edições houve alguns problemas, mas em especial na organização do espaço. Não digo que fosse difícil andar no recinto, porque não era, mas a forma de como foram colocadas os stands era de certa forma…bizarra. Lojas do mesmo estilo separadas em diferentes pavilhões e outras escondidas por outros stands ou até mesmo o grande palco.

 

Lisboa Games Week 2019 - Reportagem - Apresentação com pais

 

Entendo que era muita marca presente, mas certas escolhas na localização de certos stands é bastante questionável, e é triste isto ter sido organizado um pouco mal já que alguns stands podem ter sido afetados de alguma forma. Mas também não é nada que não possa ser melhorado numa próxima edição, por isso, é ver e esperar!

 

Lisboa Games Week 2019 - Reportagem - Expositores

 

Videojogos

E, obviamente, num evento destes videojogos não faltaram! A presença dos grandes como a Nintendo e Sony já é esperado como é habitual, com os seus grandes e mais recentes títulos sempre apostos para experimentar, como God of War, SpiderMan, Pokémon Sword e Shield, Luigi’s Mansion 3 e entre muitos mais, mas surpreendentemente, desta vez, a Xbox também marcou a sua presença com os seus melhores títulos como Gears 5 e Forza. Realmente foi fantástico ver os 3 grandes da indústria presentes e é algo que gostávamos de ver mais em futuros eventos.

 

Evento Gaming em Lisboa Portugal Xbox

 

Mas não só os grandes marcaram presença como também tivemos a Loading Zone, um espaço dedicado a pequenos estúdios portugueses e ao desenvolvimento de jogos em Portugal. Contando ainda com a participação de várias universidades, politécnicos e cursos de videojogos com as quais se podia interagir e saber mais. Podemos dizer que, esta foi uma ótima aposta da LGW em criar um espaço dedicado a esta parte da indústria que vale a pena destacar e dar cada vez mais importância.

 

Desenvolvimento de jogos e jogos indie em Portugal

 

E não falando apenas da atualidade, há que dar destaque ao retro que também teve espaço no evento! Para os fãs ou curiosos dos tempos antigos, havia uma zona completamente dedica aos jogos retro, onde era possível ver ou experimentar as diversas consolas antigas e até mesmo jogar nas máquinas de arcade com os clássicos da altura. Sinceramente, adicionar uma zona retro é uma adição espetacular, especialmente, num evento classificado como o maior evento de videojogos de Portugal!

 

Máquinas arcade em evento gaming Portugal

 

Cosplay

Uma das grandes apostas da Lisboa Games Week este ano foi num novo espaço dedicado à cultura pop japonesa, denominado pelo evento de Lisboa Games Week Cosplay.

 

Lisboa Games Week com Cosplayers Internacionais

 

Esta nova iniciativa contou com bastantes atividades e palestras para todos os amantes da arte do cosplay e a presença que vários convidados como Leon Chiro, Han Jones, Elizabeth Rage e Lily on the Moon a nível internacional e Angélica Elfic e Mara a nível nacional.

Pela primeira vez, o evento contou ainda com a presença de três embaixadores de cosplay: Super D Rina, Akbal Cosplay e Dorothy Dare. Estes magníficos cosplayers tiveram presentes no evento não só a socializar com todos os curiosos pela arte como a partilhar algum do seu conhecimento.

A adesão do público foi algo bastante surpreendente pois houve bastantes visitantes que compareceram com o seu cosplay e tiveram a oportunidade de usufruir de uma sessão fotográfica, com o fotografo Nuno Gomes, como um verdadeiro cosplayer profissional.

Outro exemplo da grande adesão por parte do público foi visível durante a qualificatória portuguesa do International Cosplay League pois não só teve um auditório cheio, mas também teve bastantes participantes em ambas as categorias de grupo e individual.

 

Lisboa Games Week 2019 - Reportagem - Cosplayers

 

O novo espaço esteve bastante bem apesar de algumas falhas como a falta de informação sobre onde certas palestras iriam ocorrer, mas ainda existe espaço para melhorar especialmente para um evento do calibre do Lisboa Games Week.

 

Veredito Final

Como sabemos esta já não foi a primeira edição da Lisboa Games Week, mesmo assim, nunca ninguém da equipa tinha frequentado o evento até hoje, portanto muito difícil é dizer o quão diferente para melhor ou pior foi em relação aos seus antecessores.

Ainda assim, podemos dizer que, no fundo, foi um evento agradável. Teve bastantes falhas em alguns aspetos, como referimos tanto na organização do espaço ou em falhas de informação. Deixando algumas pessoas chateadas. Contudo, deu para notar tanto no local ou tanto online, muita gente gostou imenso do evento e conseguiu usufruir dele, tornando assim o evento num sucesso de certa forma.

Todavia, o evento podia ter sido melhor do que realmente foi, mas também não é nada que não seja possível resolver numa próxima edição. E sinceramente, espero que melhor. Como tudo e especialmente, um evento como a Lisboa Games Week só teria a ganhar ao reconhecer os vários problemas que teve e corrigir de forma a tornar isto uma boa experiência para todos os que participam. Em suma, esperamos que tudo corra melhor numa próxima edição, tornando assim a Lisboa Games Week um evento cada vez melhor.

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.