A ciência por detrás de algumas das mais fantásticas séries anime, é um tópico revisitado vezes sem conta em exposições de museu. Personagens como Astro Boy, Goku e o elenco de Dragon Ball, Pokémon e o seu mundo em constante expansão e Attack on Titan, foram todos o alvo de exposições focadas nos seus aspetos tecnológicos, físicos e até zoológicos.
A gigantesca franquia mecha, Gundam, inspirou sérias discussões pelo governo Japonês e ajudou investigadores a descobrir aplicações da vida real para naves espaciais.
Livro de Ciência Anime Responde a Grandes Questões!
A editora Kadokawa está a reunir muitas séries anime diferentes que despertaram o interesse nas mentes científicas e vai lançar um novo livro para responder às maiores questões de alguns anime. O autor Rikao Yanagita, o escritor de The Science of Attack on Titan (disponível em Inglês pela Kodansha Comics), escreveu um novo livro intitulado Kūsō Kagaku Dokuhon Horobi no Jumon de, Jibun ga Horobiru!, parte da já existente série de livros Fantasy Science, que responde a populares questões de anime, novos e velhos, com base em ciência e outra informação factual.
A tabela de conteúdos do livro está dividida por questão. Dentro, os leitores vão encontrar as respostas aos seguintes mistérios:
- O que acontece depois do castelo flutuante no céu ser destruído após recitar o feitiço ‘balse’ em Laputa?
- É Satoshi (Ash) realmente mais forte que um Pokémon?
- Para aqueles familiarizados com os anúncios de jornal com Zhuge Liang, de Romance of the Three Kingdoms, exatamente quão inteligente era ele?
- Todoroki, de Boku no Hero Academia, e os seus impressionantes, e opostos, poderes.
- Uma série discussão das ações de Popuko quando ela destrói o edifício Takeshobo.
- O que é o “Manga Meat” que aparece no setting pré-histórico de Hajime Ningen Gyatoruz?
- A versão de casa de Himōto! Umaru-chan e a tendência de Umaru em dizer “Darraaaaa” é um comportamento que pode ser entendido cientificamente.
- O extraordinário soco de One Punch Man e as suas capacidades devastadoras de mundo.
- Porque não se misturam as tintas coloridas em Splatoon?
- Não toma Shizuka de Doraemon banho a mais?
- Os maravilhosos poderes de Bungo Stray Dogs.
- Elogio aos “Misseis Oppai” de Mazinger Z.
- A sala de treino de gravidade de Dragon Ball Z.
- É Jyūshimatsu de Mr. Osomatsu realmente humano?
- É realmente possível derrotar um Titã com ‘3D maneuver gear’?
O livro foi para venda a 24 de julho, no Japão.
Yanagita-sensei escreveu uma multitude de livros científicos para jovens leitores, baseados em Pokémon, Star Wars e muito mais. Apropriadamente, O nome próprio do escritor, Rikao, é escrito como “理科雄”, o qual se traduz em “ciência” (理科) “man” (雄). Não é um pseudónimo conveniente; o seu pai escolheu-o como tributo ao cosmonauta Yuri Gagarin, aquele que se tornou o primeiro homem no espaço, aproximadamente dois meses antes do nascimento de Rikao Yanagita.
Fonte: Anime News Network