A cultura em Portugal está em ascenção, e se dúvidas haviam, o ptAnime apresenta mais uma prova de como a arte permanece enraizada nos corações dos portugueses. Numa época em que a conjuntura económica nos sufoca, as amarras criativas tornaram-se mais frouxas que nunca. O ptAnime tem o orgulho de apresentar mais um projeto criativo, em formato de livro, e com inspirações da arte manga nipónica: Tears of Valadin, de Bruno Pinto.
Sinopse:
A saga conta a história sobre dois deuses do planeta Irrathia, Anari e Lucious. Num universo longínquo, o Titã, criador de mundos, confiou uma missão aos seus discípulos, dez deuses, de vigiar a evolução das espécies em dois planetas, Valadin e Irrathia. Cinco deuses ficaram encarregues de Valadin enquanto outros cinco ficaram com Irrathia. Anos após a desconhecida missão, a partilha de poder entre os deuses deu origem a um conflito que conduziu a uma traição entre eles. Anari e Lucious tinham outros planos em mente o que não agradou aos seus irmãos. Ambos foram acusados de traição e condenados à morte por o deus que se veio a afirmar o mais dominante, Elissius de Valadin. Ambos foram executados pelo seu irmão mas no último suspiro prometeram que se iriam vingar dos seus irmãos e de todos os que os veneram. Entretanto em Valadin os nossos heróis desconhecem as aventuras e os perigos que estão prestes a enfrentar.
A origem do livro Tears of Valadin – Uma história de encantar
O projeto, constituído por três livros, revolve em torno de um conto de aventura e fantasia, num universo mágico.
Apaixonados por anime, Bruno Pinto e o seu amigo de longa data, José Airosa, decidiram que queriam fazer uma história deles, algo que fizesse jus ao que tanto amavam assistir, e assim foi. Há 11 anos atrás, os dois jovens começaram a criar as linhas de montagem para o que hoje é o menino dos olhos de ouro: Tears of Valadin. Primeiro a história, depois algumas personagens e depois começaram a unir os pontos.
Bruno, fã de manga, já desenhava manga por volta dessa altura. O gosto perpetuou-se, e apesar das dificuldades da vida e dos novos rumos que a vida tomou para ambos, o nosso autor não parou de escrever. O hobby acabou por se tornar bem mais que um passatempo para as horas vagas e aos poucos a história começou a tomar forma.
A primeira vez que escreveu o livro tinha apenas 150 páginas, atualmente encontra-se com quase 300. O trabalho e dedicação começou a dar frutos, e chegou o momento de publicar o projeto de uma vida!
Achei que não devia deixar morrer o sonho pois sabia que tinha algo em mãos que merecia ser partilhado. Então em janeiro 2015 decidi formar uma pequena equipa e oficializei o projeto, conhecido inicialmente como ProjectAnari.
ProjectAnari – A equipa:
- Bruno Pinto – Autor da obra e criador do projeto
- José Airosa – Co-criador do projeto e responsável pelo site, blog e fórum.
- Tiago Cruz – Tradução e revisão dos capítulos de forma a encontrar erros de gramática ou plot holes na história
- Ricardo Clatworthy – Designer das personagens
- Paulo Cardoso – Designer de cenários
Inspirações – O começo de tudo
Segundo o autor, as fontes de inspiração surgiram a partir de vários pontos, e como é óbvio, o anime foi uma delas! Séries como Dragon Ball, Naruto, Death Note e os fantásticos filmes de Hayao Miyazaki tiveram, sem dúvida alguma, uma grande influência na escolha da arte por trás da obra: a arte Manga.
O ocidente deixou também a sua marca no autor, dentro das grandes criações Bruno realçou a saga do Senhor dos Anéis que também se revelou importante na criação de Tears of Valadin. Por fim, e talvez uma das maiores fontes de inspiração, a música.
Basta meter uns phones nos ouvidos e meter Two Steps from Hell a tocar. Parto logo para outro mundo e minha imaginação ganha uma nova dimensão.
Qual o objetivo do projeto?
O ProjectAnari pretende deixar a sua marca tanto em Portugal como no resto do mundo. Resumidamente, querem fazer a diferença no mundo Manga, com arte do mais alto nível e com uma história à sua medida.
Queremos expandir o universo de Tears of Valadin até tornarmos esta saga em algo inesquecível.
E quem sabe tal objetivo não se realiza mais cedo do que o esperado? As ambições destes jovens são grandes, e faz parte de nós, enquanto leitores apoiar estas iniciativas, estes projetos visionários que tanto têm para dar!
Queremos também que mais leitores e ilustradores portugueses se inspirem em nós e partilhem as suas histórias. O Manga em Portugal não está morto. Está apenas adormecido e nós vamos acordá-lo com o nosso projeto.
Onde os podemos encontrar?
Site oficial – Aqui poderão verificar os perfis de cada personagem com o respetivo Artwork, assim como os locais onde se passa a ação.
Blog e Fórum – poderão acompanhar o dia-a-dia da equipa onde os mesmos publicam todas as novidades. Além disso, têm como objetivo criar uma comunidade em torno do projeto e permitir que a mesma possa participar nele de uma forma ou de outra.
Facebook – Novidades diárias e mais personalizadas.
Canal de Youtube – o canal tem como objetivo partilhar com os seguidores os vários processos de desenvolvimento de Tears of Valadin. Recentemente partilharam o making-of de uma das personagens da história, mostraram como é que o designer, o Ricardo, fez o artwork do princípio ao fim. Irão também ser partilhados outros vídeos, tais como entrevistas e etc.
Lançamento do primeiro livro
O lançamento do primeiro livro está previsto para o verão de 2016. Data e título ainda por definir. Será lançado no formato digital via Kindle, na Amazon, em inglês e em português. O mercado alvo é o Reino Unido e Portugal. Mais tarde irão expandir para outros países da Europa. Não se encontram ligados a qualquer editora, pelo que as vendas serão em formato digital, por agora!
E o futuro?
Tears of Valadin é atualmente uma marca nacional. A intenção de tornar o projeto uma referência literária de renome é séria e como tal a obra já se encontra com os seus direitos protegidos. Mais novidades serão reveladas, pelo que fiquem atentos a esta aventura épica!
Novidades fresquinhas – cortesia do ProjectAnari!
Aqui vão algumas novidades de como se encontra o projeto atualmente, reveladas pelos integrantes do ProjectAnari.
O Bruno e o Tiago estão neste momento a rever cada capítulo para corrigir a parte da gramática e verificar se não existem plot holes. O Bruno está ainda a inserir novas ideias que vão surgindo ao longo do processo.
O José está a trabalhar arduamente no blog e no fórum para que iniciem a atividade o mais breve possível. O site oficial será lançado mais tarde.
Os designers, Ricardo e Paulo, estão a finalizar um poster promocional que será divulgado já em novembro. Irão também revelar uma nova personagem.
Por parte do ptAnime, resta desejar muito boa sorte e contem connosco para continuar a divulgar e publicitar o projeto, que poderá tornar-se num marco literário em Portugal!