Após um anúncio da mudança de estúdio, uma onda (típica) de discussão e discórdia assolou os fóruns internauticos.
Mas, opiniões à parte, será isto algo bom ou mau? Vamos focar-nos única e exclusivamente nos fatos, de modo a tentar obter uma conclusão mais aproximada à possível realidade.
Primeiro, é verdade que o estúdio Deen não nos deixa margem para elevar expetativas positivas, aliás, deixa-nos exatamente para o lado oposto, se tivermos em conta os resultados que nos têm vindo a mostrar ao longo dos anos. Destruíram por completo a sua oportunidade na adaptação em Fate/Stay Night, e acabaram por não deixar uma melhor impressão nos seus restantes trabalhos.
De seguida, temos que ter em mente os departamentos que sofreram alteração: design das personagens, direção de arte, departamento de coloração e direção de fotografia. Portanto, a direção, a composição da série em si, e os responsáveis pela adaptação da narrativa continuam a ser os mesmos, o que por sua vez significa que, se estavam satisfeitos com o trabalho desenvolvido nestes aspetos, poderão esperar uma qualidade semelhante. Assim sendo, as mudanças significativas que irão ocorrer, são a nível visual.
As personagens foram tratadas por Tetsuya Kumagi, artista que trabalhou as personagens para animação do célebre Shoujo “Skip Beat!”. Ora, a partir daqui não podemos tirar nenhuma conclusão concreta, visto que “Skip Beat!” possui um design de personagens com a essência de um puro Shoujo, e “Log Horizon” possui um design que se enquadra dentro do Shonen.
Masakazu Miyake esteve encarregue da direção artística. Trabalhou anteriormente nos cenários de “Fate/Zero“, na direção de arte de “Humanity Has Declined”, entre muitos outros. As qualidades artísticas nestas duas animações são indiscutíveis, portanto também não se levanta nenhum problema nesta questão.
Imari Katsuragi tratou da coloração do desenho. Esteve envolvido no projeto de animação controverso “Pupa”, que apesar de possuir os seus mais diversos problemas, um deles não é a coloração do desenho, isso é certo. Então, é fácil concluir que também não deveremos ter problemas no que diz respeito a esta parte técnica.
Na direção da fotografia, chega Shinyo Kondo. Trabalhou em obras como “Kore wa Zombie Desu Ka?” e “Giant Killing”, o que por sua vez, nos mostra mais um elemento com um bom reportório.
Em suma e respondendo à pergunta, como é possível observar pelos antecedentes da nova equipa, não existem quaisquer tipo de preocupações, ou razões palpáveis para a confusão e desilusão causada pela notícia. Tirando o acima referido, os estúdios Deen apenas estão puramente envolvidos em Log Horizon 2 no departamento da animação.
E é apenas neste aspeto técnico que poderão fazer asneira. Se isto nos garante uma boa e segura adaptação da sequela, não podemos responder. É esperar e ver os resultados por nós mesmos, e aí sim, retirar a conclusão final.
Trailer
[VÍDEO INDISPONÍVEL]
Log Horizon 2 tem data de estreia marcada para 4 de outubro.