Love Stage!! | Análise

por Raquel Cupertino
Love Stage Termina em Julho | Manga Shounen Ai

Título: Love Stage!!
Duração: 10 Episódios
Produtora:  J. C. Staff
Género: Shounen Ai

 


Primeiras Impressões de Love Stage!!


 

Love Stage!! surpreendeu tudo e todos, aquando a confirmação da sua adaptação. Baseada num manga yaoi de Eiki Eiki e ilustração de Mikiyo Tsuda, representa uma das mais conceituadas obras do género.

Numa época onde o Shounen governa, ininterrupto, as audiências mundiais no universo da animação, é de vangloriar a coragem retida dos grandes estúdios J. C. Staff, detentores de um extenso reportório de obras como Honey and Clover, Zero no Tsukaima e Excel Saga. A experiência dos estúdios, a polémica à volta de obras com teor homossexual, em simultâneo com a fama indiscutível da franquia, fizeram da série uma das promessas da passada temporada de verão.

 

Anime Love Stage!! | Verão 2014

Love Stage!! | Izumi & Ryoma

 

Love Stage!! | A História

Izumi Sena é um tímido otaku que se vê pressionado a seguir a vocação da família. Um verdadeiro negócio é protagonizado por todos os elementos da família Sena: o invejado mundo do espetáculo. O pai é um cantor famoso, a mãe uma atriz conceituada e o irmão mais velho um ídolo mundialmente conhecido. Izumi tem os genes e os exemplos necessários para se vingar no exigente meio. Contudo, a sua personalidade e falta de confiança impedem-no de enfrentar as câmaras. A sua pacata vida no anonimato terá os dias contados com o aparecimento de alguém do passado, alguém disposto a reavivar o maior trauma da vida do tímido jovem, Ryoma Ichijo.

 

História Anime Love Stage!!

Izumi & Ryoma em crianças

 

Love Stage!! | Enredo

Numa primeira instância é-nos apresentada a família Sena e a sua dinastia no mundo do entretenimento. Os quotidianos, um pouco extravagantes e ligeiramente excêntricos, em nada variam dos normais ambientes familiares, com a diferença de tudo ser gerido por Rei Sagara, o representante e manager oficial da família.

Estudante da faculdade e amante da arte do manga, Izumi sonha em um dia seguir as pegadas do seu ídolo, o mangaka responsável pelo seu anime preferido, Magical Girl Lala-Lulu. Como qualquer otaku que se prese, é completamente obcecado por uma personagem de animação (a protagonista do seu anime preferido: Lala-Lulu), vive retido em casa ou na faculdade a ler manga e ver anime, e os seus recursos são gastos a colecionar figuras e posters do seu anime preferido.

 

Anime Love Stage!! | Verão 2014

Izumi e os seus Posters da Lala-Lulu

 

Os seus planos de vida seriam perfeitos, não fosse a sua falta de habilidade para o desenho. O loiro é, na realidade, terrível a desenhar e não importa o quanto pratique. Todavia, o seu sonho e paixão são tal que fica cego sobre o seu próprio trabalho e empenho, acreditando piamente no seu futuro enquanto artista.

O problema começa quando a produtora responsável pelo anúncio protagonizado por Izumi em criança, contacta-o para recriar a cena. O trauma decorrente desse “incidente” de percurso na vida do jovem otaku paralisa-o e nem sobre chantagem cede às pressões. No entanto, por exigência do famoso ator Ryoma, Izumi terá fazer de noiva num anúncio matrimonial. Sim de noiva, uma continuidade do doce papel de menina das alianças de há dez anos atrás.

 

Love Stage Gif

 

E a narrativa começa. Toda a produção gira em torno dos dois protagonistas, ao contrário da obra original, o enredo é linear e sem dispersão narrativa por entre as poucas personagens a fazer parte da animação. Por sua vez, tal caraterística não deveria ser encarada como nefasta para a obra como um todo, afinal o enredo é um conjunto de estágios crescentes numa relação que tinha tudo para ser proibida e contestada.

A premissa fulcral é, contudo, desprezada e suavizada face à narrativa original. Vemos um exagero nos elementos figurativos e expressivos, com a presença contínua dos “ursinhos” referentes aos protagonistas, que deveriam servir como um extra à ação e não fazer parte dela, ridicularizando inclusive cenas dramáticas e de extrema carga emotiva.

O que à primeira vista não passa de um agradável bónus, demonstra ser uma verdadeira praga narrativa: Lala-Lulu. Na realidade, ela não se trata de uma personagem, longe disso, ela é apenas uma referência para os sonhos de Izumi, algo ténue que deveria ser tratado com respeito e alguma comédia. O que seria uma mera “referência” foi completamente transformado numa das personagens da produção, com direito a minutos de antena inteiramente dedicados aos “episódios” da mesma, o qual levanta a dúvida: estarei eu a assistir a uma animação sobre raparigas mágicas ou um romance shounen-ai? 

 

História Anime Love Stage!!

Izumi & Lala-Lulu

 

Love Stage!! | Ambiente

Não é de surpreender a facilidade com que a obra é confundida por mais um shoujo do vasto reportório romântico da temporada de verão. O design é o verdadeiro embuste para os espetadores mais distraídos. Uma das particularidades desta produção é o seu traço inclinado para o shoujo clássico em vez do traçado forte, rico em formas e tamanhos dispares, caraterístico das obras yaoi. Em oposição, denotamos uma beleza e harmonia entre formas e padrões, que nos embargam num vibrante jogo de cores potenciado pelos inúmeros frames expressivos e paragens da narrativa sobre belos e pertinentes planos.

 

Anime Love Stage!! | Verão 2014

Rei & Izumi

 

A variedade de cenários é extensa e altamente pormenorizada tal como tudo nesta produção. Poucos são os erros detetados, mesmo sobre olho experiente na arte. O ponto menos positivo em relação ao ambiente em geral está relacionado com a presença de sucessivos frames, imagens paradas e, por vezes, sem grande desenvolvimento artístico. No entanto, é de realçar, que esta caraterística não é prejudicial para a produção em geral, mas sim menos positiva no combinado de qualidades da obra.

 

Análise Anime Love Stage!!

Irmãos Sena: Shogo & Izumi

 

O design das personagens é mais um elemento de destaque. Apesar do leque de personagens ser relativamente reduzido, vemos um cuidado redobrado sobre as mesmas. Todas apresentam traços faciais e corporais distintos, personalidades marcantes e extremamente bem interpretadas pelos Seiyuu. Basicamente, é difícil não nos apaixonarmos pela família Sena e seus associados.

Quanto à banda sonora, esta não foge ao comum, não sendo, com certeza, o elemento mais explorado pela produção, ficando-se pelo básico e sons típicos da indústria cinematográfica e de animação. O apogeu musical é preconizado no alegre, divertido e doce opening.

 

Anime Love Stage!! | Verão 2014

Reportagem sobre a Família Sena

 

Love Stage!! | Juízo Final

Adorada por muitos, contestada por outros, Love Stage!! veio para marcar a diferença e tornar-se um ícone num terreno inóspito, como é o da indústria yaoi. Apesar de todos os elementos positivos que esta obra apresenta, não devemos esquecer que foi produzida para um nicho extremamente específico. Assim sendo, quem não se sente confortável com uma relação amorosa entre dois homens não aconselho a assistir, afinal o enredo gira à volta dessa mesma premissa.

Quanto aos verdadeiros apreciadores do género, baixem as vossas expetativas. Vemos o verdadeiro romance ser atenuado e extremamente mal explorado, com cortes sucessivos e algumas discrepâncias narrativas face à obra original.

Em suma, não é dos melhores exemplares do género, no entanto enriquece, sem dúvida alguma, a vossa lista de animações com um leve e amoroso espetáculo, que não trás nada de novo, mas que concede 25 minutos de pura doçura.

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.