A inspiração é muitas vezes fruto do conhecimento adquirido ao longo da nossa vida, ainda que em alguns momentos possamos não ter essa ideia e tudo isto se processe apenas de forma inconsciente. Mas nem sempre!
Em determinadas alturas, é de forma intencional que pegamos em algo e utilizamos como base para desenvolvermos qualquer coisa, e foi precisamente isso que os responsáveis por alguns filmes da famosa Studio Ghibli fizeram para nos proporcionarem ambientes fantásticos em algumas das suas longas-metragens.
Vamos então conhecer melhor esses lugares do mundo e em que filmes surgiram:
-
The Secret World of Arriety
Koganei, Tóquio, Japão
Koganei é a zona onde se situa o segundo maior parque da zona metropolitana de Tóquio. Um excelente local para recriação e fotografia, pois lá nascem muitos tipos de flores e árvores que tornam o sítio imensamente colorido.
Apesar de não ser um lugar propriamente popular, é lá que está situado o atual estúdio de animação da própria Studio Ghibli.
-
Laputa, Castle in the Sky
Parque Paronella, Queensland, Austrália
O Parque Paronella é uma das grandes atrações turísticas do país, tendo sido construído por um imigrante espanhol, Jose Paronella, que sonhava edificar um castelo. Depois de casar com a sua mulher em Espanha, Jose deslocou-se à Austrália onde encontrou um terreno de 5 hectares perfeito para construir o castelo que ambicionava, onde também edificou courts de ténis, um cinema, uma planta elétrica e várias fontes de água.
-
Porco Rosso
“Esconderijo” Stiniva, Ilha Vis, Croácia
Stinivia é no fundo uma mini praia, oculta pelos desfiladeiros que a rodeiam e por uma entrada do oceano com cerca de 4 a 5 metros de largura, tornando o local um esconderijo perfeito. Este monumento natural é facilmente acessível por barco, enquanto que a pé já se torna um verdadeiro desafio. No entanto, este último método tem as suas vantagens, pois durante o caminho encontram-se outras pequenas praias escondidas que também valem a pena.
-
Kiki’s Delivery Service
Visby, Gotlândia, Suécia
Esta vila viking é proeminente de uma das cidades medievais da Escandinávia e atualmente património da UNESCO.
Gamla Stan, Estocolmo, Suécia
Outra cidade medieval preservada. Gamla Stan é uma das maiores atrações de Estocolmo, preenchida por ruas estreitas e edifícios coloridos em diferentes tons de ouro. Mas há outros lugares mágicos por aqui, desde um dos maiores palácios do mundo à rua mais estreita do local. Para além desta velha região, há ainda a galeria de arte do metro em Estocolmo.
Padaria Ross, Tasmânia, Austrália
Ross é uma velha padaria da Tasmânia que, devido à sua popularidade entre os fãs da animação, possui mesmo um quarto com espaço para três camas no pequeno sótão existente de nome “Quarto da Kiki”, disponível para os viajantes que por ali passam.
-
Ponyo
Parque Nacional de Setonaikai, Japão
Setonaikai é um mar mediterrânico japonês que se estende por mais de 400 quilómetros, cruzando-se com as fronteiras de várias regiões e incluindo dentro de si cerca de 3000 ilhas. Algumas destas ilhas são habitadas e muitas vezes destino alvo dos entusiastas da arte e dos apaixonados pela praia. Setonaikai foi um dos primeiros lugares no Japão a ser designado como Parque Nacional.
-
Princess Mononoke
Yakushima, Ilhas Osumi, Kagoshima, Japão
Yakushima é uma ilha subtropical, coberta essencialmente por extensas florestas de cedro que chegam mesmo a incluir algumas das árvores mais velhas de todo o Japão, podendo estas atingir os 1000 anos de existência. As montanhas com mais de 2000 metros de altura tornam o local perfeito para caminhadas/escaladas, recomendadas apenas a quem vai bem preparado pois as chuvas diárias são frequentes.
-
Howl’s Moving Castle
Colmar, França
Colmar é já conhecida pelas casas arquiteturais, tipicamente francesas, cujas pinturas englobam vários riscos traçados em toda a volta e uma grande variedade de cores. As ruas apertadas por onde circulam centenas de turistas também saltam à vista, dando a sensação aos que lá passam de estarem todos envolvidos num livro com uma história. Não é por acaso que Colmar é considerada por muitos a cidade mais bonita do mundo.
-
My Neighbor Totoro
Colinas Sayama, Saitama, Japão
As colinas Sayama são conhecidas por serem o paraíso da madeira flutuante, localizadas entre os reservatórios dos lagos Tama e Sayama, situados no noroeste de Tóquio. Este lugar inclui quatro grandes parques, que chamam à atenção dos que por ali passam devido às árvores e flores que por ali crescem e florescem, sendo também um sítio propício à realização de piqueniques e agradável pelas paisagens fantásticas que possui.
-
Spirited Away
Jiufen, Taiwan
Antiga capital de minas de ouro, Jiufen é agora um local turístico para compras. Esta vila escondida entre as colinas que ficam no nordeste da Ilha Formosa está atualmente repleta de cafés, restaurantes e lojas onde se vendem lembranças da região. Por ali, a vista sobre o Oceano Pacífico é belíssima, o que combina muito bem com a parte gastronómica sensacional de Jiufen. Não é por acaso que este lugar é conhecido como o “Paraíso da Comida”.
Fonte: When on Earth