Made in Abyss – Opinião Episódio 10

12 Setembro, 2017  Por Usagi Wright
2



>>>ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!<<<


 

OH MEU DEUS! Vocês viram o mesmo que eu? Episódio impróprio para cardíacos, principalmente para aqueles que não gostam de ser apanhados de surpresa. Made in Abyss, finalmente mostraste as tuas garras, sê bem-vindo!

 

Made in Abyss – Opinião Episódio 10

made in abyss - opinião episódio 10

 

Para iniciar, e antes de ir ao que realmente interessa (e vos trouxe de certeza absoluta até este artigo), Made in Abyss continua consistente no que toca a explicar o porquê de qualquer coisa acontecer. Seja no ambiente de cada camada, nos animais, em caraterísticas dos personagens, em qualquer detalhe que seja fundamental para que entendamos a obra no seu esplendor. Nenhuma ponta é deixada solta e isto tem mantido o equilíbrio desde o episódio um.

 

made in abyss - opinião episódio 10

 

O único porquê que eu queria ter a explicação e ainda não tive (nem irei ter porque tem a ver com design) é o porquê de o estilo dos monstros ter mudado tanto. Enquanto que na primeira e segunda camada tivemos animais com um aspeto mais “exótico” e completamente diferentes da arte em geral, na terceira e quarta camada o design voltou a condizer com o ambiente e com os personagens… e, penso eu, que quanto mais abaixo, mais divergente deveriam ser os designs dos monstros, mas tem acontecido o contrário.

 

made in abyss - opinião episódio 10

 

Sei que a maioria de vocês não achou piada, mas eu realmente considerava que a arte alternativa dos bichinhos lhes dava uma aura diferente e que combinava bem com o Abismo. Mas pronto, provavelmente o artista quis mudar o visual ou aqueles anteriores foram um teste para ver a aceitação do público.

Passando para outro ponto, algo que aqui ficou mais esclarecido foi a importância do Reg para a sobrevivência da Riko. Nós realmente já sabíamos que eles precisavam um do outro, mas a Riko REALMENTE precisa do Reg para viver, o que dá um pouco de pena dele.

 

made in abyss - opinião episódio 10

 

Imaginem a pressão que vocês teriam nas vossas costas, se tivessem que avaliar todo e qualquer passo e todas as escolhas ao milímetro, para não colocarem em risco a vida de uma pessoa de quem vocês gostam. É realmente uma pressão enorme e imagino o desespero do Reg e a desilusão quando não a conseguiu proteger.

 

made in abyss - opinião episódio 10 riko

 

Mau para ele (e para ela) e bom para nós! Ao menos para quem gosta de coisas assim mais violentas. Deixem-me por favor fazer uma pausa na análise séria e virar uma “fangirl” histérica, durante umas linhas…

Vá lá?

Neste episódio, é que dá mesmo vontade de dizer: ANIME É PARA CRIANÇAS? MOSTREM MADE IN ABYSS ENTÃO!

 


Podem ler, sobre isto, num artigo que um fiz há uns meses atrás sobre o porquê das pessoas não gostarem de anime! >> Top 8 Razões porque Anime Não Presta | ptAnime


 

É um anime com um design todo fofinho mas que na verdade é mais dark do que aparenta. E não fosse só a violência “psicológica/emocional”, agora também temos a parte da violência física. A-D-O-R-E-I de coração a parte em que o Reg e a Riko sobem e a Riko começa a sentir os efeitos desta subida. O anime chamou-nos para a realidade!

Até agora tinha sido tudo muito fácil e até o vómito, o sangue e tudo o que havia sido mostrado era demasiado “fantasioso”, mas estes poucos minutos disseram-nos que:

É tudo muito bonito, é um anime de aventura todo kawaii e tal, mas os perigos são reais e as ações têm consequências.

 

made in abyss - opinião episódio 10 riko bleeding

Olhem esta imagem, que magnífica!

 

O episódio passou-nos de um 8 para um 80, assim do nada. Está tudo bem e de repente “toma lá este sangue todo e já agora vamos cortar uma mão para fazer companhia”. Tudo isto conseguiu deixar-me de boca aberta, eu estava à espera para ver quando começavam a aparecer as cenas mais sangrentas e violentas e foram precisos 10 episódios para isso. Acho que valeu a pena! E fez sentido também.

Mostra a dificuldade, a maior perigosidade da quarta camada e que os personagens não são imunes nem possuem super poderes. Foi uma evolução gradual. Parece que as coisas a partir de agora serão diferentes e darão que falar.

 

made in abyss - opinião episódio 10 mão

 

made in abyss - opinião episódio 10 reg

Alguém dá um abraço no miúdo, por favor?

 

No meio deste desespero, fomos apresentados a mais uma personagem, a Nanachi, coelha falante que possui (supostamente) “magia” (maneira de falar) ou algo parecido. Há muito que se esperava pela sua aparição e tendo em conta que esta vai ter um episódio dedicado só a si, certeza que será extremamente importante para a história. Made in Abyss não faz episódios por fazer.

 

made in abyss - opinião episódio 10 nanachi

Olhem que cara…

 

Estou bastante curiosa com ela e só espero que não seja nenhum tipo de Deus Ex Machina que os vai salvar de todo o mal. Já se percebeu pelo ending que a Nanachi vai acompanhar o Reg e a Riko nesta viagem, falta é agora saber o como e o porquê.

E já agora, porque é que ela tem aquele material de cave raiders na “toca” dela? Será que ela guarda aquilo como lembrança dos que passaram por lá e ela ajudou mas acabaram por falecer ou talvez tenham partido para a superfície ou para uma camada abaixo? Ou então ela simplesmente guarda as recordações das pessoas que come ao pequeno-almoço… (estou a brincar). Não se sabe realmente o que pode sair daqui e é isso que deixa as coisas interessantes. Vamos ver a explicação apresentada já no próximo capítulo.

 

Vejo-vos no próximo episódio, até lá!

 

Pensamentos finais:

  • E finalmente a (porra! – os brasileiros vão gostar desta expressão) da coelha apareceu! Só eu achei que ela pareceu meio bitch tendo em consideração que ela parecia tão fofa? Chocada!;
  • Agora o fanart pode crescer depois daquele “beijo” da Riko e do Reg….

 

 

Outras análises:


Made in Abyss – Opinião Episódio 8 e 9

Made in Abyss – Opinião Episódio 7

Made in Abyss – Opinião Episódio 6


 

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




2 Comentários

Ótima análise.
Estava muito ansioso para este episódio, pois para mim ele seria o medidor de viabilidade para uma possível segunda temporada, já que mais à frente costumam ocorrer cenas tão fortes e cruéis quanto esta, então, caso a censura ocorresse, poderia acabar retirando um pouco da magia dos arcos posteriores. Confesso que estava preparado para uma censura mediana. Mas o estúdio conseguiu me surpreender mais uma vez! Não apenas adaptaram a cena de forma completamente fiel ao mangá, como também a deixaram mais impactante graças ao excelente trabalho das dubladoras. Isso me deixa extremamente contente, pois esta é uma cena muito importante para o crescimento de ambos os personagens, então adaptá-la perfeitamente é conseguir trazer a noção de risco e consequências que o autor se propôs a trazer.
Apenas te atiçando, é bem provável que ainda nessa temporada teremos uma cena mais cruel que essa. Aguardemos ansiosamente.
E sobre a Nanachi, AMEI VÊ-LA NO ANIME. Sério! A Izawa Shiori foi a escolha perfeita para dar voz à personagem. Quero abraçá-la com todas as minhas forças.


    Olá Yui, antes de mais, obrigada!

    Este episódio foi excelente. Se tivessem optado pela censura iriam perder a maioria dos seguidores que iam ficar desiludidos. Ainda bem que eles estão a ser o mais possível fiéis à obra original e mesmo quando não o são, não fogem da essência do mangá.
    Os seiyuu estão a fazer um trabalho bastante competente. A cena do Reg a chorar desesperado foi espectacular, conseguiu sentir-se a emoção TODA! Fiquei bastante feliz, eu estava com tanta pena dele.
    Quanto à Nanachi, o ending enganou-me! ahah Eu a pensar que ela seria uma personagem toda kawaii e ela sai-me com aquela voz e aquela forma de falar. Acredita que me ri com ela! A Nanachi tem personalidade, não é simplesmente um acessório. Isso é bom. Ah! E o design dela também estava à altura não achas? Pelo menos pelo que vi de imagens do manga, acho que ficou muito bom.
    Quanto a esse “atiçamento”, yes! Venha essa cena! Se me chocar ainda melhor. Sinal que o anime vai ficar marcado e não é só mais um para a lista.

    Obrigada pelo teu comentário, espero ver-te no próximo episódio 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 + eight =


Outras Histórias
Capa Manga Boku no Hero Academia Volume 15 revelada! A Shueisha, editora da Weekly Shonen Jump, apresentou a capa do 15º volume do manga de super-heróis da autoria de Horikoshi Kōhei, Boku...
Partilhas