>>> ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS! <<<
Quem é que começou a ver este episódio e a pensar “Ui, será que me enganei no anime?“?
Made in Abyss – Opinião Episódio 12
Tal como no seguimento do episódio anterior, o episódio 12 de Made in Abyss foi repleto de explicações. No entanto, o mesmo poderia ter sido melhor aproveitado. Para quem não sabe se vai ter uma 2ª temporada, o ritmo está demasiado baixo. Compreendo, porém, que tudo seja uma estratégia para o episódio final ser ESPETACULAR, mas vamos lá… dêem-me mais direção.
O episódio desta vez decidiu focar alguns minutos no mundo cá em cima: algo que não se via há “bastante tempo” e fiquei feliz com isso. De modo leve, a explicação dada com a maldição do “aniversário” fez-nos pensar que a maldição do Abismo também afeta a superfície, aliás, eles afastaram-se da cidade, para o meio do mar, e o Kiwi recuperou (não que eles soubessem, mas essa parece ser a melhor explicação).
No meio disto tudo, aproveitaram para apresentar uma nova personagem. Vê-se que ela não é simplesmente “figurante” uma vez que teve alguma atenção, no entanto, não sei até que ponto terá alguma relevância para a história – se bem que tendo só mais um episódio, não a vejo a ser devidamente desenvolvida, mesmo que fosse importante.
Passando para dentro do Abismo, e novamente, tal como no episódio anterior, tivemos momento de comédia “boba” entre a Nanachi e o Reg. Desta vez, a escolha de eleição foi para os dotes culinários da coelha que… são uma desgraça. Vemos o quão importante é saber cozinhar minimamente bem para que a aventura se torne mais fácil. “Um bom Cave Raider é um Cave Raider bem alimentado.” – palavras de Usagi.
Mas o mais importante, enquanto a Nanachi fazia a sua mistela, foi a informação dada sobre a Mitty. Primeiro que ela não devora humanos e segundo que ela possui uma habilidade extremamente importante para quem se vê num local cheio de “predadores venenosos”.
A verdade é que desde que a conheci até agora, a minha simpatia por ela foi crescendo (eu tenho realmente pena de tudo aquilo em que ela se transformou, mas irei abordar melhor isto quando mencionar aquele final tenebroso). O curioso foi também quando o Reg questionou a Nanachi sobre o passado delas as duas… A resposta dela deu a entender que algo de muito bom não vem por aí, acredito que possamos esperar coisas macabras (possivelmente no manga, mas eu queria que fosse já no próximo e último episódio).
A Nanachi realmente já se encontra no Abismo há tempo suficiente para entender como tudo se processa, aliás a explicação que ela forneceu ao Reg sobre a maldição foi bastante acessível. Estando ela (a maldição) ligada ao campo de força, pode-se assim entender porque existem alguns lugares onde o tal “manto” não consegue chegar, ou melhor, onde não tem assim tanto “poder” e força. Também se ficou a perceber que: quando mais a fundo se vai mais forte é este campo e por isso mais complicado e mais consequências se tem quando se tenta subir e “romper” a película.
Podemos comparar este fenómeno ao que se vê na arte do mergulho, na qual o mergulhador ao subir tem de o fazer de forma lenta e pausada, correndo o risco de provocar lesões no sistema nervoso. E quanto mais profundo o mergulhador vai, maiores e perigosas são as lesões ao subir.
Outra explicação que ela também forneceu (e muita gente não entendeu em comentários), foi a de que os animais/monstros do Abismo estão ligados a essa tal película/maldição/campo de força e têm sensibilidade às coisas vivas e conscientes, conseguindo prever os movimentos futuros desse ser. Desse modo, é lógico que quanto mais fundo se vai no Abismo (e mais força tem o campo de força e a maldição), maior é a habilidade dos monstros que, por isso, são também eles mais fortes.
No caso da luta do Reg com o “porco todo espinhoso” (como gosto de lhe chamar), temos duas opções:
- Ou a Nanachi possui também esta habilidade e por isso conseguiu prever os movimentos do Orbe;
- Ou como era a Nanachi que estava a dar ordens ao Reg sobre o que fazer e ele não pensava naquilo, não estava consciente sobre os seus actos, então o Orbe não conseguia prever nada.
De uma forma ou outra, a explicação faz sentido neste mundo. Só queria entender se estas consequências afetam só humanos, se afetam também algumas das criaturas de cada camada ou se só não afeta o Reg porque ele é um robot.
Para finalizar, não podia deixar de falar da parte da Mitty e do pedido da Nanachi ao Reg. Eu a ver a cena do sonho da Riko mais o pedido final de matar a Mitty, só me veio uma situação à cabeça: eutanásia.
Aquele sonho nada mais quis significar o sofrimento e desespero da Mitty e da Riko ao estar num corpo sem consciência. As duas conectaram-se por estarem em situação idêntica e perceberem as dores uma da outra. A Mitty passou de um ser consciente e racional para um ser irracional que simplesmente vive. A Riko passou de uma pessoa plenamente dotada de todas as capacidades para um ser que vive e respira porque está “ligado às máquinas” (aqueles cogumelos podem ser vistos dessa forma).
O pedido da Nanachi ao Reg foi praticamente uma eutanásia. Acabar com alguém que está em sofrimento por não poder tomar as próprias decisões. Mais cedo ou mais tarde teríamos de contar com esta situação. Se realmente estas duas personagens se tratarem de ex-cave raiders acredita-se que estes tenham um pacto entre si de pôr fim à vida daqueles que ascendem da sexta camada e perdem toda a humanidade. Tenho quase a certeza que tal existe, até porque a Nanachi tem de permanecer escondida para que não seja morta pelos outros cave raiders.
Um bom episódio (melhor que o episódio anterior) mas que podia ter mostrado um pouco mais. Só espero que no próximo (e último!) episódio de Made in Abyss eles consigam mostrar pelo menos até ao início da sexta camada… Mas vamos esperar para ver.
Até ao próximo capítulo!
Pensamentos finais:
- O mangaká tem uns fetiches meio estranhos não tem?
- Olhem que fotografia bonitinha de família.
- Esta imagem é muito aflitiva!
- Quem não adorou o design desta personagem? Que linda!
Outras análises:
Made in Abyss – Opinião Episódio 11
Made in Abyss – Opinião Episódio 10
Made in Abyss – Último Episódio será Especial de 1 Hora
Comentários sobre post