Made in Abyss – Opinião Episódio 8 e 9

por Usagi Wright
Entrevista a Compositor de Made in Abyss - Kevin Penkin

>>> ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS! <<<


 

Ora bem, a análise ao episódio 8 de Made in Abyss não saiu a semana passada porque achei que o episódio em questão não teve assim tantos acontecimentos que me levassem a escrever uma análise. Desse modo, decidi juntar o 8 e o 9!

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 vessel

 

Primeiro de tudo, vocês já viram que o último episódio deste anime será um especial de 1 hora?! Eles não querem fazer um final pobre apesar do escasso número de episódios. Ainda bem, fiquei bastante contente com essa notícia! Aliás, vejam vocês mesmo no link abaixo:

>> Made in Abyss – Último Episódio será Especial de 1 Hora

 

Made in Abyss – Opinião Episódio 8 e 9 | Episódio 8

O episódio 8 teve como base o treino de Reg e Riko, apesar de o mesmo não ter durado uns meros 15 minutos. Mas o sentimento que eles queriam transmitir ficou: os dois protagonistas precisavam de entender as suas limitações antes de se lançarem para as camadas posteriores.

Como foi visto, os dois parecem estar bem preparados para as dificuldades. Pelo menos, aqueles 10 dias foram quase “canja” (não fosse a Riko meter-se sempre em alhadas apesar de depois também contribuir nas soluções).

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 cenários

 

Mas apesar do treino ser fundamental, o capítulo 8 foi também basicamente um marco de transição entre o que havia acontecido na 2ª camada para se iniciar a 3ª. No entanto, e como o director (nem o mangaká) iam permitir que isto se tornasse um daqueles episódios de praia ou onde não se passa absolutamente nada, foi escolhida esta altura para apresentar o passado da Lyza, a afeição de Ozen por ela e o rosto de Lyza também – que eu pensei que fosse ser mantido em segredo!

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9

Lyza, és linda mas a tua filha ficou com a cara de batata do pai!

 

Para além disso, e nas palavras de Ozen, a quinta camada será algo a dar que falar pela presença de outros apitos brancos, portanto a quarta camada deverá ser passada em rapidez tal como a terceira o foi no episódio 9.

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 bondrewd the novel

Bondrewd the Novel – temos de estar de olho em ti.

 

Made in Abyss – Opinião Episódio 8 e 9 | Episódio 9

Algo que se traduz agora nos episódios – a OST. A sério! E a música que deu quando eles se estavam todos a despedir (no final do 8º e no início do 9º)? Completamente apaixonada, música lindíssima, dá vontade de chorar.

O episódio 9 em específico fez-me muito lembrar a 1ª camada do abismo, ou seja, o 4º episódio. Passou-se a 3ª camada toda num único episódio, já que no final deste já se conseguia ver a 4ª lá em baixo.

Tivemos de novo aquele ar de aventura, da descoberta da 3ª camada enquanto acompanhávamos os dois protagonistas.

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 4 camada

 

Eu não sei porquê, mas Made in Abyss parece que comprou o livro “Como fazer um bom anime?” e está a segui-lo à risca. Eles sabem que têm de começar de forma lenta, depois adicionam um pouco de ação, depois revelam mais informações, criam mistérios, resolvem outros. Agora sabiam que já estava a ser muita informação ao mesmo tempo e voltaram a colocar um episódio de luta e a tal aventura.

É isto que me dá a entender, que o diretor sabe quais os elementos que se deve utilizar e está a colocá-los uns atrás dos outros. Se bem que assim quase não dá o fator surpresa de como será o próximo episódio, porque todos nós temos uma vaga ideia. Mas a história está aí para compensar.

Por exemplo, voltamos de novo a ter uma visão do mundo “cá em cima” e eles foram usados (como eu já havia dito) para darem informações sobre o Abismo.

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9

 

Para além disso, para quem havia colocado sempre em causa a Riko morrer se tivesse sozinha (tipo eu…), o episódio 9 disse-nos “Pensas que a Riko sozinha acabaria por morrer passados 10 minutos? Então toma lá esta!”. E sim, eu levei uma bofetada na cara. Como o Reg decidiu usar o seu incinerator a Riko viu-se sozinha durante 2 horas!

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 incinerator

Olhem que lindo!

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 reg

Claro que a Riko não ia ficar parada no sitio, já se sabe Reg.

 

E safou-se! A Riko portou-se melhor do que aquilo que estava à espera. Para além de ter demonstrado alguma força física, ao carregar o Reg e ao tentar fugir do Amakagane:

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 reg e riko

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 amakagane

 

Também mostrou a força que mentalmente tem. É preciso ter estofo para passar por aquilo tudo sozinha e eu já havia dito noutras análises que a Riko é bastante mais forte mentalmente que o Reg e isto viu-se de novo neste episódio!

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 riko e personalidade

Quando ela atirou estes bichinhos fofos para a morte.

 

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 riko vomito

E quando estava a sentir os vários efeitos da 3ª camada do Abismo e mesmo assim continuou!

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 riko e lyza

Já para não falar quando ela estava a alucinar e conseguiu seguir em frente com isso, tendo apenas fracassado e “cedido” quando a sua mãe apareceu. Mas aí também… é compreensível. Estamos a falar de uma criança de qualquer forma!

 

O final foi apenas para constatar algo que já todos havíamos percebido. A Riko e o Reg precisam um do outro para continuarem esta viagem. E que continuem, fazem uma excelente dupla!

Vejo-vos na 4ª camada. Até lá!

 

Pensamentos finais:

  • Decidi então começar a escrever Reg em vez de Regu. Obrigada ao nosso leitor Yui pela informação detalhada!;
  • Fico aqui a pensar se ainda iremos ver as decapitações, perda de membros e gore que o pessoal tanto falava e me fez ver o anime?;
  • Tenho a certeza que a coelha vai FINALMENTE aparecer no próximo episódio (ok, máximo no 11). Ao ver o ending pela 9ª vez é que me apercebi que a chegada dela estava quase aí. Vejam na imagem abaixo:

 

made in abyss - opinião episódio 8 e 9 ending

Temos a 2ª camada com a Ozen na 1ª imagem, depois o episódio de hoje na 2ª imagem e logo a seguir a um bicho que parece um porco todo espinhoso (que não coloquei aqui) temos a minha companheira Usagi-Chan!!

 

Outras Análises:


Made in Abyss – Opinião Episódio 7

Made in Abyss – Opinião Episódio 6

Made in Abyss – Opinião Episódio 5

Made in Abyss – Opinião Episódio 4

Made in Abyss – Opinião Episódios 1 a 3


 

4 comentários


Loading...

Também deverás gostar de

4 comentários

Yui 5 Setembro, 2017 - 2:49

Obrigado mais uma vez pelas reviews; gosto muito delas, principalmente por se tratar de uma das minhas obras favoritas ♡

A maior parte do episódio 9 acabou sendo conteúdo original do anime (tão conhecido como filler), contudo, o diretor soube trabalhar tão bem o episódio que em diversos momentos pensei comigo que estava a assistir um conteúdo criado pelo autor. Fiquei encantado.

“Fico aqui a pensar se ainda iremos ver as decapitações, perda de membros e gore que o pessoal tanto falava e me fez ver o anime?;”
O gore e essas bizarrices se tornam mais frequentes à partir do arco da Nanachi (coelha), então no próximo episódio já teremos uma grande amostra desse tipo de conteúdo (dependendo da censura presente no anime, é claro).

Responder
Usagi Wright 5 Setembro, 2017 - 22:22

Muito, muito obrigada Yui! Nem sabes como fico contente por ler isso 😀

A sério que o episódio 9 é filler? Qual parte mais especificamente?! Aliás, porque precisam eles de colocar fillers no anime, quando este tem tão poucos episódios e ainda tanto manga pela frente? Não tinha mesmo ideia.

Uhhhh, boa! Fico à espera do sangue! E do teu comentário claro, espero por ti na próxima análise :p

Responder
Yui 6 Setembro, 2017 - 15:16

Se não me falha a memória a transição da 3ª para a 4ª camada dura praticamente meio capítulo (é o capítulo 18 caso queiras conferir), onde se resume basicamente com a Riko e Reg descendo através dos buracos criados pelos Neritantan e no fim enfrentando a Scarlet maw (monstro serpente). O incinerator do Reg e o tempo em que a Riko ficou cuidando do mesmo foram as cenas filler.

“porque precisam eles de colocar fillers no anime”

Posso estar falando besteira (caso esteja, por favor alguém me corrija) mas ouvi dizer que o volume 2 do mangá (arco da Ozen até o flashback com a Lyza) não vendeu muito bem, e por isso o autor acelerou um pouco o ritmo da obra e destinou o volume 3 inteiramente à Nanachi (coelha). Isso explicaria o motivo da 3ª camada não ter tido o desenvolvimento que merecia.
Acho que a direção do anime percebeu o quão corrido foi essa parte do mangá e decidiram desenvolvê-la um pouco mais.

Responder
Usagi Wright 7 Setembro, 2017 - 10:43

Obrigada pelas informações Yui.

Se assim for, agora entendo melhor o porquê e realmente fico feliz que o director do anime tenha tomado a decisão de explorar melhor a 3ª camada e da forma que o fez. Porque parecendo que não, o mostrar que a Riko não serve para nada a não ser cozinhar e dar informações dos monstros não é o que melhor caracteriza a personagem e sinceramente fiquei feliz que tenham dado destaque a isso, a ela conseguir sobreviver sozinha naquele mundo (ainda que não por muito tempo, mas 2h já é bastante).

Quanto ao mangá, é normal que situações dessas aconteçam na indústria. Apesar de tudo, o mundo gira em torno das vendas. Fico apenas triste que isso comprometa a arte e ideia original do mangaká. Ponto para o anime neste aspecto! Mas ainda vou ler o mangá quando o anime terminar, não vai dar para esperar.

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.