>>> ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS! <<<
Ora bem, a análise ao episódio 8 de Made in Abyss não saiu a semana passada porque achei que o episódio em questão não teve assim tantos acontecimentos que me levassem a escrever uma análise. Desse modo, decidi juntar o 8 e o 9!
Primeiro de tudo, vocês já viram que o último episódio deste anime será um especial de 1 hora?! Eles não querem fazer um final pobre apesar do escasso número de episódios. Ainda bem, fiquei bastante contente com essa notícia! Aliás, vejam vocês mesmo no link abaixo:
>> Made in Abyss – Último Episódio será Especial de 1 Hora
Made in Abyss – Opinião Episódio 8 e 9 | Episódio 8
O episódio 8 teve como base o treino de Reg e Riko, apesar de o mesmo não ter durado uns meros 15 minutos. Mas o sentimento que eles queriam transmitir ficou: os dois protagonistas precisavam de entender as suas limitações antes de se lançarem para as camadas posteriores.
Como foi visto, os dois parecem estar bem preparados para as dificuldades. Pelo menos, aqueles 10 dias foram quase “canja” (não fosse a Riko meter-se sempre em alhadas apesar de depois também contribuir nas soluções).
Mas apesar do treino ser fundamental, o capítulo 8 foi também basicamente um marco de transição entre o que havia acontecido na 2ª camada para se iniciar a 3ª. No entanto, e como o director (nem o mangaká) iam permitir que isto se tornasse um daqueles episódios de praia ou onde não se passa absolutamente nada, foi escolhida esta altura para apresentar o passado da Lyza, a afeição de Ozen por ela e o rosto de Lyza também – que eu pensei que fosse ser mantido em segredo!
Para além disso, e nas palavras de Ozen, a quinta camada será algo a dar que falar pela presença de outros apitos brancos, portanto a quarta camada deverá ser passada em rapidez tal como a terceira o foi no episódio 9.
Made in Abyss – Opinião Episódio 8 e 9 | Episódio 9
Algo que se traduz agora nos episódios – a OST. A sério! E a música que deu quando eles se estavam todos a despedir (no final do 8º e no início do 9º)? Completamente apaixonada, música lindíssima, dá vontade de chorar.
O episódio 9 em específico fez-me muito lembrar a 1ª camada do abismo, ou seja, o 4º episódio. Passou-se a 3ª camada toda num único episódio, já que no final deste já se conseguia ver a 4ª lá em baixo.
Tivemos de novo aquele ar de aventura, da descoberta da 3ª camada enquanto acompanhávamos os dois protagonistas.
Eu não sei porquê, mas Made in Abyss parece que comprou o livro “Como fazer um bom anime?” e está a segui-lo à risca. Eles sabem que têm de começar de forma lenta, depois adicionam um pouco de ação, depois revelam mais informações, criam mistérios, resolvem outros. Agora sabiam que já estava a ser muita informação ao mesmo tempo e voltaram a colocar um episódio de luta e a tal aventura.
É isto que me dá a entender, que o diretor sabe quais os elementos que se deve utilizar e está a colocá-los uns atrás dos outros. Se bem que assim quase não dá o fator surpresa de como será o próximo episódio, porque todos nós temos uma vaga ideia. Mas a história está aí para compensar.
Por exemplo, voltamos de novo a ter uma visão do mundo “cá em cima” e eles foram usados (como eu já havia dito) para darem informações sobre o Abismo.
Para além disso, para quem havia colocado sempre em causa a Riko morrer se tivesse sozinha (tipo eu…), o episódio 9 disse-nos “Pensas que a Riko sozinha acabaria por morrer passados 10 minutos? Então toma lá esta!”. E sim, eu levei uma bofetada na cara. Como o Reg decidiu usar o seu incinerator a Riko viu-se sozinha durante 2 horas!
E safou-se! A Riko portou-se melhor do que aquilo que estava à espera. Para além de ter demonstrado alguma força física, ao carregar o Reg e ao tentar fugir do Amakagane:
Também mostrou a força que mentalmente tem. É preciso ter estofo para passar por aquilo tudo sozinha e eu já havia dito noutras análises que a Riko é bastante mais forte mentalmente que o Reg e isto viu-se de novo neste episódio!
O final foi apenas para constatar algo que já todos havíamos percebido. A Riko e o Reg precisam um do outro para continuarem esta viagem. E que continuem, fazem uma excelente dupla!
Vejo-vos na 4ª camada. Até lá!
Pensamentos finais:
- Decidi então começar a escrever Reg em vez de Regu. Obrigada ao nosso leitor Yui pela informação detalhada!;
- Fico aqui a pensar se ainda iremos ver as decapitações, perda de membros e gore que o pessoal tanto falava e me fez ver o anime?;
- Tenho a certeza que a coelha vai FINALMENTE aparecer no próximo episódio (ok, máximo no 11). Ao ver o ending pela 9ª vez é que me apercebi que a chegada dela estava quase aí. Vejam na imagem abaixo:
Outras Análises:
Made in Abyss – Opinião Episódio 7
Made in Abyss – Opinião Episódio 6
Made in Abyss – Opinião Episódio 5
Made in Abyss – Opinião Episódio 4
Made in Abyss – Opinião Episódios 1 a 3