Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

por João Simões
Mahouka Koukou no Rettousei | Análise
Já alguém ouviu falar sobre Mahouka Koukou no Rettousei? Se não conhecem, não estranhem. Surgiu um pouco escondido e desconhecido pelos lados mais ocidentais do globo, como adaptação de um Light Novel de sucesso nos mercados orientais. A adaptação foi realizada pela Madhouse, produtora cujo reportório se reflete em obras de imensa qualidade.…

Mahouka Koukou no Rettousei

Enredo - 7
Personagens - 6.8
Produção Visual - 7.7
Banda Sonora - 6

6.9

Bom

Mahouka Koukou no Rettousei entrega-nos conceitos narrativos interessantes que aliam a magia à ciência.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
7

Já alguém ouviu falar sobre Mahouka Koukou no Rettousei? Se não conhecem, não estranhem.

Surgiu um pouco escondido e desconhecido pelos lados mais ocidentais do globo, como adaptação de um Light Novel de sucesso nos mercados orientais. A adaptação foi realizada pela Madhouse, produtora cujo reportório se reflete em obras de imensa qualidade. É também conhecida por resgatar obras de sucesso, que por norma são apenas conhecidas em determinados nichos, ou com sucessos lucrativos em mercados muito localizados. Grandes exemplos do que acabei de dizer são: Monster, Beck, Black Lagoon, Trigun, entre muitos outros, que agora são intitulados como obras de culto e/ou clássicos no universo do anime.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

Mahouka Koukou no Rettousei | A História

Até certo ponto da história da humanidade, a magia era conhecida como algo que apenas existia em fantasia ou no cerne do folclore. Após 100 anos, esta ideologia transforma-se em realidade e materializa-se com recurso à tecnologia. Uma vez que este conceito foi implementado e aceite dentro da humanidade, foram criadas várias escolhas para albergar os mais talentosos e ensinar a arte (e ciência) da magia.

A narrativa segue um casal de irmãos que acaba de iniciar a sua jornada como alunos de magia. O irmão mais velho (Tatsuya) foi considerado como mais fraco tendo sido colocado na turma dos Weeds, e a irmã mais nova (Miyuki) foi considerada de alto nível e foi colocada na turma respetiva para os alunos superiores – Bloom.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Enredo

Uma coisa muito importante e que, sem dúvida, define a narrativa desta obra é o provérbio: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Vão estranhar alguns designs moe, a insistência em dar relevo à forte paixão platónica visível entre os irmãos, vão estranhar o desenvolvimento lento que os primeiros episódios levam, algumas insinuações que nos levam de vez em quando ao harem e todos os clichés provenientes de teor mais ecchie (muito leviano). Em contrapartida, se conseguirem deixar isto de lado, vão estar aptos para sugar todas as maravilhas que este argumento nos tem para oferecer.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

Obter uma boa ideia para uma premissa, é meio caminho andado para o sucesso de uma obra. No entanto, a estratégia que se aplica na construção desta, vai dar o veredito final ao argumento. Mahouka consegue criar um equilíbrio perfeito entre os dois, dando origem a uma gestão narrativa magnífica e de fazer inveja à maior parte das obras contemporâneas. A história vai-se introduzindo lentamente, apresenta-nos as personagens, alguns conceitos, como funciona tudo naquele mundo. E desta forma, vai-se tecendo um universo completamente novo aos nossos olhos, tornando-o coeso, complexo e ao mesmo tempo familiar com o decurso dos episódios.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

As peças que nos vão sendo entregues, vão sendo colocadas no local certo no momento certo, e uma vez que o puzzle estiver terminado, irão sentir uma sensação de satisfação enorme assim que terminarem a obra (o que é cada vez mais raro).

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Ambiente

A obra foi produzida pela Madhouse, uma casa que nos mostra sempre um excelente valor técnico e que preza pela sua consistência como um todo. A animação no geral, leva uma qualidade mediana, elevando a fasquia em grandes níveis nas cenas com mais ação, principalmente nas lutas. As coreografias dos combates estão excelentes, combinando de forma muito inteligente a luta entre duas forças opostas com a magia científica. Possui uma grande coesão nestes momentos, tanto na sua composição como também em todos os seus aspetos técnicos.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

Mahouka peca no abuso do uso de tecnologia 3D o que corta, por sua vez, a linha agradável que o ambiente leva na sua maioria, deixando todo o visual menos atrativo e mais distrativo.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

Infelizmente, a banda sonora mostra-se incapaz de andar de mãos dadas com a forte narrativa. As músicas que acompanham as épicas batalhas e cenas de maior relevo encontram-se originais e diferentes (tendo em conta o seu estilo mais contemporâneo). No entanto, nos momentos com teor humorístico, ou até em grande parte das cenas mais emocionais, a banda sonora falha em se aliar à história, o estilo escolhido simplesmente não encaixa com os momentos mais emotivos.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Análise

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Juízo Final

Na sua maioria, isto é certo, ou vão adorar ou odiar, dificilmente encontrarão um lugar no meio termo. A premissa, bem como toda a construção do enredo, estão bem concretizados em toda a sua extensão. As qualidades técnicas acompanham bem a narrativa, excluindo então, como referi em cima, a banda sonora e o recurso excessivo da animação criada através de tecnologia 3D.

Apesar de ter sido uma obra que passou ao lado a grande parte da audiência, as razões pelas quais deverão visualizar esta obra são extensas. Primeiramente, porque é mais uma criação de qualidade produzida pela grande Madhouse, este deverá ser um motivo para um fã de anime começar a ver esta obra. Se isto não for motivo suficiente para vos captar a atenção numa primeira instância, então foquem-se na premissa. Para todos os amantes de ficção científica e magia, esta é uma história que não podem deixar escapar do vosso reportório. A forma como aliaram ciência com fantasia, num formato tão credível, torna todo o universo construído algo muito interessante de ver, porque leva-nos mesmo a questionar: como seria viver num mundo onde este tipo de magia fosse possível? Quais seriam as suas implicações? Como iriam reagir as grandes nações a nível político? Quais as consequências no sistema sócio-económico das grandes potências?

Ainda não estão convencidos? Então acho que não posso fazer mais nada, se tudo o que disse sobre a obra até este ponto, não é suficiente para vos levar a ver o primeiro episódio, então dificilmente serão persuadidos a assistir a esta obra.

 

Mahouka Koukou no Rettousei | Trailer

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”U-gkwdGooDU”]

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.