Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen – Primeiras Impressões

por João Simões
Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen - Primeiras Impressões

AVISO: Antes de continuares neste texto, aconselho a leitura do guia de visualização:

Mahouka Koukou no Rettousei – Guia de Visualização

 

Sê lá sincero… já lá vão seis aninhos desde a estreia da primeira temporada de Mahouka Koukou no Rettousei e com a chegada da segunda temporada percebeste que:

  1. não te lembras de quase nada da primeira temporada (a não ser do arco do torneio inter-escolas porque foi muito porreiro) e dos últimos episódios, porque são os mais recentes;
  2. não te lembras da maior parte das personagens.

Pois é, a história e as personagens são tão genéricas que a memória pouco retém. Não te preocupes, vou recapitular muito rapidamente tudo o que já aconteceu.

 

Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen – Primeiras Impressões

Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen - Primeiras Impressões

Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen – Primeiras Impressões

 

A magia era conhecida como fantasia, algo apenas existente no folclore. O incrível desenvolvimento científico permitiu transformar a fantasia em realidade, materializando-a com recurso à tecnologia. Com tempo, o conceito foi sendo integrado na sociedade, através da criação de várias escolas para instruir os mais talentosos na arte (e ciência) da magia.

A narrativa segue um casal de irmãos que acaba de iniciar a sua jornada como alunos de magia. O irmão mais velho (Tatsuya) foi considerado como mais fraco tendo sido colocado na turma dos Weeds e a irmã mais nova (Miyuki) foi considerada de alto nível e foi colocada na turma respectiva para os alunos superiores – Bloom.

Depois desta introdução, na primeira temporada foram adaptados três arcs:

  • Enrollment: a primeira parte conta a história das dificuldades iniciais que os irmãos encontraram na escola, bem como o estabelecimento das primeiras relações de amizade e de rivalidade. A segunda parte é sobre um grupo de terroristas que tenta atacar a escola.
  • Nine Schools Competition: é sobre o torneio inter-escolas que se realiza anualmente. O torneio tem um grande interesse para os envolvidos, pois estão a ser vistos por uma grande audiência, que é composta não só por público como por oficiais do governo, investidores, companhias estrangeiras, olheiros, etc. Foi o meu arc favorito, porque acho que é o que melhor aproveitou todo o potencial do sistema de poderes.
  • Yokohama Disturbance: depois da incrível prestação no torneio, Tatsuya é convidado a participar noutro evento muito importante, o Magic Thesis Competition. Neste evento os participantes têm de elaborar e apresentar uma tese. A história evolui para uma de intriga e luta pela informação presente na tese.

 

Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen - Primeiras Impressões

 

A história da segunda temporada começa uns dias depois dos eventos finais do arc Yokohama Disturbance, com o elenco a regressar à escola. No entanto, a normalidade não dura muito tempo. Uma nova estudante vinda dos Estados Unidos da América junta-se à turma por meio de intercâmbio cultural e, em simultâneo, começa a acontecer uma série de ataques especificamente contra mágicos, aos quais lhes é sugada toda a energia. Os ataques estão a ser realizados por misteriosos e poderosos mágicos designados por “vampiros”.

Como é visível pelos acontecimentos dos dois primeiros episódios, a história permanece bastante genérica, sem qualquer tipo de surpresa. O ponto forte continuará a ser as cenas de acção que os templates narrativos permitem e que proporcionam grandes momentos de entretenimento.

 

Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen - Primeiras Impressões

 

E por falar nesses momentos, que na primeira temporada foram muito beneficiados pelo bom tratamento dado pela Madhouse, vamos lá falar sobre o que realmente queres saber. A animação e produção visual continuam no mesmo nível?

Para minha grande surpresa, sim! Tenho que dar aqui grande reconhecimento, e espero não estar a falar cedo demais (ainda pode acontecer grandes deslizes ao longo da temporada), a 8bit está-se a safar muito bem tendo em conta o fardo de manter o nível deixado pela Madhouse. É certo que a primeira temporada não é propriamente o anime de alta gama da Madhouse, mas já sabes que a média gama do estúdio tem uma qualidade bem acima da média e normalmente muito consistente.

Mesmo assim, a 8bit merece este primeiro aplauso. Já me tinha surpreendido no filme, que foi a primeira longa-metragem em que o estúdio esteve com as mãos ao volante e mesmo assim no que ao ambiente diz respeito estiverem muito bem. Essa qualidade foi transportada para a segunda temporada, assim como a consistência visual. Se me mostrassem, e eu não soubesse que tinha mudado de estúdio, acho que não notaria.

 

Resumindo e concluindo, se gostaste da primeira temporada pelo seu grande valor de entretenimento, independentemente da narrativa genérica, do copy/paste de personagens e da, por vezes, chatinha nuance de incesto, não vejo razão para não começares a acompanhar a continuação.

 

Mahouka Koukou no Rettousei: Raihousha-hen – Primeiras Impressões | Trailer

 

 


Podes acompanhar aqui a nossa cobertura da temporada do Outono 2020:

Outono 2020 – Primeiras Impressões


 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.