Makoto Shinkai e o Futuro da Indústria Anime

por João Simões
top filmes mais lucrativos 2016 kimi no na wa wallpaper

 

Temos a responsabilidade de ensinar e ajudar ao crescimento das novas gerações. Caso contrário a indústria anime não terá futuro.

 

Estas foram as palavras de Kazuki Sunami, o diretor da CoMix Wave Films.

Sunami esteve envolvido na produção de muitos dos filmes de Makoto Shinaki, incluindo Your Name, que foi o campeão de bilheteiras de 2016. Na entrevista que se segue foi abordada a evolução de Shinkai como criador de filmes, entre outros pontos de interesse.

 


Makoto Shinkai – A Importância da Coreia na Indústria Anime

Makoto Shinkai – Kimi no Na wa e o Sucesso Indesejado


 

Makoto Shinkai e o Futuro da Indústria Anime

 

Crunchyroll News: Quais eram as suas expectativas em relação a Your Name antes de ele ter sido lançado no Japão?

Kazuki Sunami: Ninguém conseguiu prever que o filme teria este tipo de sucesso, até o produtor. O filme anterior do Shinkai, The Garden of Words (2013), teve uma distribuição limitada, talvez em apenas 25 cinemas japoneses. Sabíamos que com Your Name teríamos uma distribuição maior, até porque foi distribuído pela Toho, então sabíamos que ia haver um público maior, mas nada comparado ao que aconteceu.

 

CN: Como é que um sucesso destes beneficia os estúdios da CoMix Wave Films?

KS: A boa coisa de obter algo tão popular quanto este filme, é a de nos dar a oportunidade de criar algo que nunca tenha sido feito, como exposições e merchandising. Até este título nunca fomos muito agressivos no que diz respeito a criar merchandising dos trabalhos anteriores do Shinkai, mas com Your Name também estamos a fazer isso.

No que diz respeito a responsabilidades futuras, depois deste sucesso, conseguimos recrutar 10 membros novos para a equipa: 5 artistas de background e 5 animadores de in-betweens, e estamos a ensiná-los desde o início. Temos a responsabilidade de ensinar e ajudar no crescimento das novas gerações, caso contrário a indústria não terá um futuro.

 

 

CN: A CoMix Wave Films cria mais coisas além de filmes do Shinkai, não é?

KS: Existem muitos estúdios de animação no Japão que se focam especialmente em produção de séries anime televisivas, e isso é algo que nós não conseguimos fazer. Não temos esse tipo de capacidade. Então o nosso objetivo principal tem sido produzir filmes do Shinkai. Às vezes fazemos vídeos publicitários para a televisão ou curtas de animação, mas o nosso foco está nos trabalhos do Shinkai.

 

CN: Tem alguma observação a fazer no que diz respeito à forma como a indústria anime tem mudado ao longo dos anos?

KS: Isso pode ser falado de muitos ângulos, mas pela minha perspectiva… A CoMic Wave é um estúdio de produção, mas também criamos e vendemos os DVDs e Blu-rays. Temos consciência que este é um mercado que se encontra a encolher. E ao mesmo tempo companhias de streaming como a Netflix e a Crunchyroll estão em expansão. Companhias americanas e chinesas cada vez têm mais influência na indústria, então considero que tudo isto é uma mudança enorme. Your Name foi distribuído inteiramente pela Toho, em vez de ter sido tratado pela CoMix Wave Films, mas todos os DVDs dos outros filmes do Shinkai foram criados e distribuídos por nós, então temos conhecimento de todas as partes que constituem o negócio.

Eu não estou envolvido na criação de séries anime com transmissão televisiva, mas existem demasiadas séries a serem produzidas e isso está a criar dificuldades. Porque, apesar de existirem cada vez mais títulos, não estão a existir mais animadores, então manter a qualidade torna-se algo muito complicado.

 

Kimi no Na wa - Filme vai receber Adaptação Hollywood Live-Action

 

CN: Que mudanças gostaria de ver no futuro?

KS: Os orçamentos para as produções de anime deveriam ser maiores do que são atualmente. Até uma série como os Simpsons, e até outras séries americanas de animação, têm orçamentos muito maiores quando comparado com as produções japonesas. Isso deveria mudar.

 

CN: Considera que novas tecnologias como smartphones e realidade virtual irão levar anime noutras direções?

KS: Na CoMix Wave Films, o nosso objetivo é criar filmes. Ainda que exista gente interessada em criar conteúdo para smartphones e realidade virtual, continuam a existir Cinemas. Não acho que eles vão desaparecer, não pelo menos nos próximos 50 anos. Nós queremos ver arte de backgrounds no grande ecrã. O Shinkai gosta de dar grande destaque aos cenários nos seus trabalhos de modo a expressar os sentimentos e emoções dos personagens. Numa sala de cinema tu dás a tua atenção total ao filme, num smartphone isso não acontece. No ano passado, quando Your Name foi lançado, muitos jovens foram aos cinemas, e isso foi uma experiência total para eles: sair com os amigos, ver o filme, falar sobre o filme no final.

 

CN: Com as conversas emergentes sobre uma adaptação live-action de Your Name, o que acha que o formato de anime ainda tem por oferecer?

KS: Existe uma grande diferença na forma como nos expressamos em anime quando comparado com live-action. Por exemplo, no início de Your Name, o Taki acorda no corpo da Mitsuha. É uma cena muita rápida. Mas em live-action teria mais tempo. Em animação tens a possibilidade de criar um bom ritmo.

 

Makoto Shinkai desenha storyboards para novo filme

 

CN: O que nos pode adiantar sobre o novo projeto de Makoto Shinkai?

KS: O Shinkai já menciou publicamente que já começou a trabalhar no próximo projeto, mas não posso falar nada sobre o assunto. Aliás, eu estou a evitar deliberadamente saber mais sobre o assunto. Assim posso ver e sentir o que o público sente. Portanto não tenho nada para acrescentar. [risos]

 


Agradecimentos especiais a Patrick Macias do site Crunchyroll por ter conduzido e disponibilizado esta entrevista.


 

Fonte: Crunchyroll

 


Gostaram? Vejam mais artigos semelhantes:

Entrevistas


 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.