Manga Attack on Titan Volume 18 | Análise

por Renato Sousa
Manga Attack on Titan Volume 18 Cover
Manga Attack on Titan Volume 18 – “Ave Maria”   A Manga Attack on Titan Volume 18 assinala o início de uma nova saga nesta obra de Hajime Isayama. Nos últimos capítulos, o foco tinha recaído sobre os conflitos de interesses entre Humanos, nomeadamente no que diz respeito aos poderes…

Manga Attack on Titan Volume 18

Capa - 6.5
Enredo - 8.6
Ambiente - 8.2
Consistência Geral - 8.4

7.9

Bom

Um volume que assinala o início de uma nova saga em Attack on Titan. Destaque para a subida dos níveis de intensidade e suspense com o passar dos capítulos, ficando as expectativas criadas em relação ao próximo volume num patamar bastante elevado.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
8

Manga Attack on Titan Volume 18 – “Ave Maria”

 

A Manga Attack on Titan Volume 18 assinala o início de uma nova saga nesta obra de Hajime Isayama. Nos últimos capítulos, o foco tinha recaído sobre os conflitos de interesses entre Humanos, nomeadamente no que diz respeito aos poderes Titãs que vinham a circular de pessoa para pessoa, dentro das Muralhas.

Agora, com tudo resolvido no interior, é tempo dos Survey Corps voltarem ao exterior e ao confronto com os Titãs, a fim de se descobrir tudo sobre eles. Uma das maiores esperanças reside em Shiganshina, mais concretamente na cave da casa de Eren, onde o seu pai supostamente deixou muita informação valiosa.

 

Manga Attack on Titan Volume 18

 

Manga Attack on Titan Volume 18 | O Passado de Keith Shadis

Na verdade, esse foi mesmo o ponto de partida do volume. Antes do início de mais uma expedição, os Survey Corps decidiram seguir a pista da visão de Eren e interrogar Keith Shadis, com vista a obterem a maior informação possível sobre Grisha Yeager.

Uma viagem ao passado de leitura fácil, que voltou a referenciar Grisha como o principal responsável pelos poderes Titãs que Eren detém. Nada de novo até aqui. O que não sabíamos era que Keith conhecera Grisha quando este vagueava, sem memória, por uma floresta fora das Muralhas. O porquê dele estar nesse estado e tudo o que se passou antes continua escondido. Ou seja, mantém-se o véu sobre algo que pode ser preciosos para a história.

Ainda neste primeiro capítulo ficou bem patente a luta de Keith contra o destino, marcado pelos vários acontecimentos do passado. Ele que chegou a ser o líder dos Survey Corps, antes de entregar o lugar a Erwin. Caso para usar a velha expressão: “o que tem que ser tem muita força!”. Afinal de contas, quem diria que tinha sido ele a sabotar o equipamento de Eren quando este estava na recruta, sob a qual prevaleceu a vontade do filho de Grisha em seguir em frente. Destemido desde pequenino o rapaz!

 

Manga Attack on Titan Volume 18 | Análise

 

Manga Attack on Titan Volume 18 | Antes da Partida

Posto isto, ultimaram-se as preparações para a deslocação dos Survey Corps a Shiganshina. O objetivo principal passa pela recuperação da Muralha Maria, por parte da Humanidade. Um momento em que o leitor se sente dividido, como passo a explicar já de seguida.

Em primeiro plano, temos o diálogo sério entre Erwin e Levi, em que o Ackerman quer o líder dos Survey Corps fora da expedição, destacando a sua importância para a formulação das próximas estratégias de combate aos Titãs. Erwin rejeita desde logo, e nem mesmo as ameaças físicas de Levi o demovem. Fica claro, mais uma vez, o “estofo” deste grande homem. Em segundo plano, a cena pós-banquete que envolve vários soldados conhecidos dos Survey Corps, que nos remete para vários flashbacks. Com foco em Eren, Mikasa e Armin, este indicador sugere a aproximação de um momento chave da obra, ao qual se junta o apoio incondicional da população, liderada por Flegel Reeves, na partida da expedição.

 

Manga Attack on Titan Volume 18 | Análise

 

Manga Attack on Titan Volume 18 | Operação Muralha Maria

Com os Survey Corps já em marcha, os dois capítulos finais assinalam a primeira fase desta nova expedição. Estas páginas da obra, sem dúvida alguma, conseguiram criar suspense no leitor. Nem mesmo o conhecimento de que Reiner e Bertolt estavam por perto impediram essa sensação. Até porque os dois não interviram quando previsto.

Após a chegada dos Survey Corps ao local, e de Eren ter selado com sucesso o buraco na Muralha Maria, ficamos todos (leitores e humanos da obra) a olhar uns para os outros. A reação dos Titãs continuava a ser nula. Mas, e volto a referir, era claro como a água que eles estavam por ali. Aliás, Armin já tinha alertado Erwin para essa situação.

Com o tempo a passar, valeu a capacidade do jovem Arlert em quebrar as fronteiras do pensamento humano e a consequente descoberta de Reiner no interior da Muralha. Ficou dado o mote para aquele que pode vir a ser o maior confronto de todos os tempos entre Humanos e Titãs.

 

Manga Attack on Titan Volume 18 | Levi vs Reiner

 

Manga Attack on Titan Volume 18 | Conclusão

Assim sendo, o próximo volume desta manga promete e de que maneira! Como Erwin salienta no final, e após intervenção do Beast Titan, não há por onde fugir! Os Humanos estão cercados e a única hipótese que têm é enfrentar os Titãs, “olhos nos olhos”, que a história apresentou como os mais perigosos, até à data.

Certamente que Eren é uma “arma” poderosa a favor dos humanos. Tal como os talentosos, mas mais normais, Armin, Hange Zoe, Mikasa e Erwin. No entanto, que poderão estes fazer contra Bertolt, Reiner, o Beast Titan e a sua armada? Se as coisas antes nunca correram bem, como poderão correr agora?

Fica no ar o suspense, a dúvida, e uma vontade quase incontrolável em saber o que se vai passar a seguir, após a leitura deste volume 18 que foi subindo de tom e intensidade com o passar dos capítulos.

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.