Bleach – Capítulo 627 – ” The Creation “
Um dos primeiros pontos a serem ressaltados é encontrado no início do capítulo. Kubo mostrou uma sobriedade narrativa interessante no que diz respeito à escala de poderes atual. Talvez num Shonen mais comum, teríamos personagens fracas como fardo, numa batalha completamente desigual, levando-as à inevitável morte. Claro que isto numa obra como Dragon Ball nunca foi problema, os desejos concedidos pelo dragão sempre foram um ponto narrativo inteligente, para trazer de volta à narrativa as personagens do elenco principal. Yukio, um dos fullbringers, diz que não vai participar na guerra diretamente, o contributo dele começa e acaba com a construção e funcionamento do meio de transporte. Ichigo aproveita para dialogar com Riruka sobre o assunto, o qual esta aceita bastante bem, o que para mim foi uma surpresa agradável.
Isto conduz a narrativa a mais interações e reações cativantemente nostálgicas, que mostram não só a forma como cada personagem cresceu (uns mais que outros), mas principalmente mostra como a química de grupo e equipa cresceu. Os pequenos olhares, gestos e palavras falam por si.
De qualquer das formas, e agora falando da narrativa principal – ou seja, assunto mais sérios. A absorção de Yhwach está completa, com isto a remodelação dos mundo toma início. Isto tem consequências por todo lado. Convenientemente (e finalmente), o portão forjado pelos Shinigamis com auxílio dos Sternritters que ficaram na Soul Society. O grupo do Ichigo chegou ao novo reino da divisão zero, atual reino dos Quincy. O grupo da Soul Society também deverá chegar no próximo capítulo. E esta foi basicamente a mínima progressão que este capítulo nos forneceu.
É impressão minha ou existe mais Shinigamis do que Quincys? Como será equilibrada a luta final? Aizen e Ichigo contra Yhwach? Qual o papel do Ishida? Será o mesmo do Gin na saga do Aizen? Tanta questão…
A arte mantém-se fantástica, mas esta não consegue subsistir sozinha, se o conteúdo não existir numa quantidade mínima que seja. Deste modo as dúvidas continuam a serem alimentadas, com esperança de resolução das mesmas a ser diminuída.